DOMINGO (16/08):

No último domingo, mostramos aqui no site o trecho de uma entrevista que o falecido presidente da Nintendo, Satoru Iwata deu ao site Toyo Keizai Online. O site havia publicado parte da entrevista na época, mas não divulgou o trecho abaixo. Nessa parte da entrevista, Iwata foi perguntado sobre o jogo que ele mais gosta. Confira o que Iwata disse:
Essa é uma pergunta difícil. Eu sou um desenvolvedor de jogos, então tenho um carinho especial por todos os jogos nos quais eu me envolvo como programador ou produtor, seja Kirby Super Star, Earthbound ou Super Smash Bros. Portanto, é muito difícil citar apenas um.
Eu vejo todos esses jogos que eu produzi de uma forma muito próxima, como se fossem meus filhos, por assim dizer.
Não é fácil dizer qual jogo eu gosto mais. Como um criador, é algo habitual para mim pensar em como um determinado produto se tornou um enorme sucesso, ou porque um jogo que eu pensei que era divertido não ganhou muita atenção. Eu não vejo os jogos da mesma forma que os clientes que compram esses produtos, porque eu os aprecio como parte do meu trabalho. 

Na entrevista, Iwata também falou um pouco sobre como é a sua visão das coisas:
Vamos dizer que eu vá para a Disneylândia. Eu não sou o visitante que simplesmente fica animado ao ir em uma atração. Em vez disso, eu me coloco na pele de quem a criou. Isso se tornou um hábito para mim. Mesmo quando eu estou assistindo a um filme, eu tento entrar na mente do cineastra em uma determinada cena. Minha cabeça começa a funcionar desse jeito, mesmo que eu não seja um especialista em cinema. 

Satoru Iwata faleceu no dia 11 de Julho, com 55 anos de idade devido a um tumor em seu ducto biliar. 

SEGUNDA-FEIRA (17/08):
Na segunda, mostramos que o hacker Smealum, criador do homebrew ninjhax para o Nintendo 3DS, conseguiu uma nova alternativa gratuita para os jogadores fazerem uso do seu homebrew no portátil da Nintendo, tudo isso através do aplicativo do YouTube. A notícia foi revelada pelo próprio hacker através de sua conta no Twitter, que também divulgou um vídeo mostrando o exploit em ação:


O mais interessante nisso é que quando o Cubic Ninja era usado para que os jogadores fizessem uso do homebrew, havia um público menor, pois o jogo estava sendo vendido a preços altíssimos, agora ele irá abranger um público bem maior, o que pode ser um problema para a Nintendo.

Recentemente, Smealum lançou um homebrew que poderia ser utilizado no portátil através do jogo IronFall, que é gratuito, e por isso a Nintendo o retirou de sua loja online, o que levou o hacker até a se desculpar com os desenvolvedores. Como se trata de um aplicativo de algo grande como o YouTube, a Nintendo deverá lançar uma nova atualização para ele que inutilizará o exploit.

Vale lembrar que com o uso desse homebrew, os jogadores não podem ter acesso a ROMs de outros jogos de 3DS, apenas a emuladores e remoção do bloqueio regional do portátil.

Nesse dia nós ficamos sabendo também sobre o andamento das vendas do Wii U no Estados Unidos durante o mês de Julho. Segundo dados vazados do NPD Group, o console da Nintendo vendeu cerca de apenas 46 mil unidades nos Estados Unidos durante o mês de Julho, tendo uma boa queda em suas vendas, pois o console vendeu 70 mil unidades em Junho. 

E ainda dá tempo de você participar! A Nintendo está realizando neste final de semana o Splatoon Global Testfire, um evento onde uma demo do jogo que é disponibilizada durante um determinado período para os jogadores. O evento começou no dia 21 de Agosto e termina hoje, dia 23. Entre às 19:00 e às 21:00, você poderá testar o jogo.

TERÇA-FEIRA (18/08):
Na terça, o game ZombiU, antes exclusivo do Wii U, chegou nas plataformas PS4, Xbox One e PC com o nome de Zombi. Por isso, começaram a sair vídeos comparando essas versões com a do Wii U, que foi lançada em 2012. No vídeo abaixo, você verá uma comparação entre a versão para Wii U e PS4.


Existem algumas diferenças entre as duas versões, mas nada que seja absurdamente diferente em um nível gráfico, as diferenças podem ser encontradas nos detalhes. 

Nesse dia também conhecemos o amiiqo. Um produto que está sendo vendido por aí com a proposta de fazer backup dos dados de seus amiibos, já que os bonecos só gravam dados de apenas um jogo, mas que também funciona como uma espécie de emulador de amiibos, permitindo que você baixe dados de qualquer amiibo através da internet, fazendo com que o dispositivo funcione como qualquer amiibo que você quiser. Algo que pode ser perigoso para a Nintendo. O dispositivo não é tão barato quanto um amiibo, e custa 77,53 dólares e ele também precisa de um smartphone com Android para funcionar. Vamos aguardar para ver o que a Nintendo irá fazer a respeito desse novo dispositivo.

Na terça, a Nintendo e a Hasbro anunciaram uma parceria que levará os Transformers para Splatoon. Na madrugada do dia 28 para 29 de Agosto, teremos um novo Splatfest onde Autobots enfrentarão Decepticons na América. O evento começa às 01:00 e termina 24 hora depois, onde veremos quem será o time vencedor.

Autobots

Decepticons

E no ano passado, nós tivemos o primeiro The Game Awards, um evento que aconteceu em Las Vegas e foi organizado por Geoff Keighley, apresentador das extintas premiações de jogos VGA e VGX. No evento não temos apenas uma premiação, temos também trailers, estúdios anunciando jogos e até apresentações musicais incríveis, como a apresentação de Koji Kondo com a banda Imagine Dragons. Agora, uma nova edição do evento foi confirmada e acontecerá em Dezembro. A data exata ainda não foi divulgada.

QUARTA-FEIRA (19/08):
Na quarta, um novo vídeo foi feito pela galera do Gamexplain mostrando a tela inicial Super Mario Maker, que tem vários Easter Eggs! A maioria deles podem ser vistos ao tocar nas letras do nome do jogo através do GamePad, e então, várias coisas diferentes podem acontecer!

O resultado você verá no vídeo abaixo:



Se você é fã de jogos de terror, já deve saber que existem remasterizações de Dementium I e II para o Nintendo 3DS. Os jogos de survivor horror da Renegade Kid ficaram muito conhecidos no Nintendo DS. Agora, a desenvolvedora fala sobre desenvolver Dementium III, para dar continuidade com a franquia. Segundo a desenvolvedora, eles quiseram desenvolver Dementium III por muitos anos, mas como esse jogo irá  exigir um enorme investimento e tempo, ele só será desenvolvido se as remasterizações de seus antecessores foram bem recebidas no 3DS.

Enquanto isso, a franquia Yo-Kai Watch, que já tem milhões de unidades vendidas no Japão, irá chegar ao Ocidente. Foi confirmado na quarta que o game será lançado na América do Norte no dia 06 de Novembro.Na Europa, o jogo chega só em 2016.

QUINTA-FEIRA (20/08):
Na quinta, publicamos trechos de uma matéria do Fortune, que teve recentemente a oportunidade de falar com alguns analistas para descobrir o que eles pensam que aconteceu com a plataforma de Qualidade de Vida da Nintendo. A Nintendo não tem falado muito sobre a plataforma recentemente, e por isso, algumas pessoas acreditam que eles possam ter abandonado essa plataforma para se concentrar nos seus jogos para smartphones e no Nintendo NX.

Lewis Ward, diretor de pesquisa da área de jogos da IDC, disse que acredita que a Nintendo adiou o projeto temporariamente. Ele também disse que acha que a Nintendo sempre teve interesse nessa área da saúde, e viram essa plataforma como uma oportunidade.

Michael Pachter, da Wedbush Securities, disse que provavelmente essa plataforma está morta como o Wii Vitality Sensor. Ele também diz que o objetivo dessa plataforma será ajudar com a qualidade e estilo de vida das pessoas, porém a empresa está trabalhando em muitos dispositivos, então ele acredita que a empresa está se focando em seu trabalho com dispositivos móveis, que é muito mais importante que essa plataforma.

Recentemente, a empresa divulgou algumas patentes dessa nova plataforma, um sinal de que ela ainda pode ser lançada.

Nesse dia também ficamos sabendo mais detalhes sobre o Splatoon Koshien, um torneio de Splatoon anunciado para o Japão. Serão 40 eventos em oito cidades japonesas, começando em Setembro e terminando em Janeiro de 2016. A final acontecerá nos dias 30 e 31 de Janeiro.
O torneios também dará cerca US$1 milhão em dinheiro para os ganhadores! A competição está sendo organizada pela empresa japonesa Kadokawa Dwango, e também contará com torneios de Puzzle and Dragons.

E a Nintendo já lançou algumas DLCs temáticas para Mario Kart 8, com personagens de Animal Crossing e também com o Link. Agora, fãs criaram um abaixo assinado pedindo para a Nintendo criar uma DLC que coloque o Sonic dentro do mundo de Mario Kart 8. O autor da petição alega que isso não é pedir muito, pois SEGA e a Nintendo tem um crossover entre Mario e Sonic, e o personagem também está em Super Smash Bros. e Super Mario Maker. Ele também diz que o relacionamento entre a Nintendo e a SEGA tem melhorado bastante nos últimos anos e com o aniversário de 25 anos do Sonic chegando, essa seria uma boa forma de promover essa data. 
Você gostaria de ver Sonic em Mario Kart 8? Se estiver interessado, pode assinar a petição através deste link.

SEXTA-FEIRA (21/08):
E na sexta, o game Pokkén Tournament, que atualmente pode ser encontrado no Japão como um game de arcade, foi confirmado para o Wii U. O jogo foi desenvolvido pela Bandai Namco com os produtores de Tekken, que é um dos jogos de luta de mais sucesso do mundo. Ele tem um ar mais realista que os outros jogos da franquia Pokémon e será lançado mundialmente para o console durante a próxima Primavera norte-americana, quando é Outono aqui no Brasil, entres os meses de Março e Junho de 2016.

Abaixo, você confere o trailer do jogo divulgado hoje:


E em Fevereiro desse ano, a Nintendo registrou uma patente nos Estados Unidos. Essa patente está relacionada com um "aparelho de jogo fixo, aparelho de jogo, sistema de jogo, meio de gravação e método de controle de velocidade". Apesar de ter sido registrado há meses atrás, o registro só veio a público nesse sexta-feira.

Segundo o arquivo da patente, ele é um dispositivo que tem uma unidade de disco rígido interna para armazenar um programa e dados, um transmissor de comunicação e recepção de programas e dados através de uma rede e um processador que executa um programa armazenado em uma unidade de disco rígido.

Além disso, essa patente registrada não terá uma unidade de leitura de dados e programas através de um disco óptico. Na patente, eles também falam sobre um controle com uma tela e um controle de processamento de velocidade. Há mais informações sobre a patente nesse link e algumas imagens abaixo.



Lembrando que nem sempre as patentes registradas por empresas são utilizadas por elas.

SÁBADO (22/08):
No sábado, publicamos o trecho de uma entrevista do Miyamoto onde ele disse que a Nintendo está aberta ao licenciamento de suas franquias para a criação de filmes.

Veja a citação do mestre na integra:
Ao longo dos anos, nós tivemos várias pessoas que vieram até nós e disseram: "Por que não fazemos um filme juntos?" ou "Vamos fazer um filme e um jogo e os lançar ao mesmo tempo?" Jogos e filmes parecem ser meios semelhantes, por isso a expectativa natural das pessoas é de que nós peguemos nossos jogos e os transformem em filmes... Eu sempre senti que vídeo games são um meio interativo, e filmes são um meio passivo, o que quer dizer que os dois são muito diferentes.
Mas ao olharmos de forma mais ampla o papel da Nintendo como uma empresa de entretenimento, nós estamos começando a pensar cada vez mais sobre como filmes podem se encaixar com o que nós temos, e no futuro nós vamos cogitar coisas como filmes.

Essa não é a primeira vez que vemos a Nintendo falando sobre a possibilidade de filmes de seus personagens. Ao longo desse ano, a empresa já deu algumas declarações sobre isso.

Em um Q&A, o falecido presidente Satoru Iwata disse que a Nintendo pode expandir seu mercado também para a área de filmes e conteúdos em vídeo, liberando algumas franquias para a criação de filmes. E em uma reunião com acionistas da empresa, ele diz que a Nintendo tem interesse em licenciar seus personagens não apenas para a criação de mercadorias comuns, mas também para filmes e até mesmo programas de TV.

E as Squid Sisters, personagens de Splatoon são como celebridades no mundo do jogo, sempre nos dando as notícias mais recentes de Inkopolis e tudo mais, porém existe algo sobre quem elas eram antes da fama e que era um segredo para todos até então.

O segredo foi revelado pelo produtor do jogo Hisashi Nogami e o diretor de arte Seita Inoue. Eles revelaram que antes da fama, Callie e Marie eram mensageiras divinas, e elas tem um papel fundamental na hora dos Splatfests.

Os desenvolvedores falaram que o mundo de Splatoon se passa 12 mil anos após nosso tempo atual, e as Squid Sisters recebem mensagens desse tempo, que foram passadas para as meninas por Kami-sama (Deus), quando recebem essas mensagens, elas apresentam os temas dos Splatfests. Além disso, Nogami também disse que kami-sama em kanji (um dos alfabetos japoneses) também significa papel, então é como se as meninas também recebessem os temas dos Splatfests através de uma espécie de fax. Isso significa que Callie e Marie são muito mais do que simples celebridades, e são personagens fundamentais no universo do jogo.

O Resumo Semanal de hoje fica por aqui, até a próxima semana.
Facebook
0
Google
 
Top