Olá treinadores, como estão? Hoje acabaremos nossa seção de matérias sobre o breeding focando em seu recurso mais explorado: a herança de IVs. Por se tratar de um assunto muito complexo, retomaremos diversos conceitos já citados anteriormente principalmente na edição de Pokémon Stats e na de Equações de Batalha, não recomendamos ler esta matéria sem antes tê-las lido. Então, sem mais delongas, vamos começar!


Como já comentado na edição de stats do Guia, Individual Values (ou IVs) são valores randomicamente atribuídos aos 6 atributos de cada Pokémon (HP, Attack, Special Attack, Defense, Special Defense e Speed) ao encontrá-los pela primeira vez, tornando-os únicos à sua maneira. A probabilidade de encontrar dois Pokémons selvagens com os mesmos valores de IVs é extremamente baixa. Diferentemente dos EVs, os IVs são imutáveis, ou seja, não podem ser alterados de maneira nenhuma.

Os IVs variam de 0 a 31 por atributo e uma aproximação de seus valores só pode ser descoberta através dos stats judges de cada região.

Os stats judges são personagens espalhados pelo mundo okémon que possuem a incrível habilidade de ver o IV de um Pokémon e que através de uma conversa darão uma aproximação de seu valor.

Por exemplo: O stats judge do Pokémon X/Y da foto ao lado é um treinador na cidade de Kiloude encontrado dentro do centro Pokémon. Após vencê-lo em uma rápida batalha, ele lhe dará informações sobre os IVs de algum Pokémon desejado sempre que você conversar com ele. Os stats judges começarão quase sempre dizendo o "potencial total" de um Pokémon, ou seja, a soma de todas suas IVs, podendo variar de "decente" para IVs de 0 a 90 até "impressionante" de 151 a 186. Após falar isso, ele dirá qual ou quais são os seus maiores stats e, em seguida, classificará os restantes.

Nota do Guia: Os desenvolvedores de Pokémon deixam o valor de IV escondido propositalmente. Para eles, isso faz com que cada um deles seja diferente e único com suas próprias fraquezas e fortalezas (fortaleza é o oposto de fraqueza, sério mesmo, eu pesquisei) e, de fato fazem. Apenas em IVs são 887.503.681 combinações diferentes das quais apenas uma possui seus 6 atributos perfeitos, se juntarmos às natures, types, abilities, movesets e todas as outras variáveis de cada Pokémon, podemos ver o porquê do competitivo de Pokémon ser considerado um dos e-sports mais complexos do mundo.


Mas de qualquer forma, por que estamos falando de IVs em uma matéria sobre genética?

Bom, quando um Pokémon é obtido através do breeding, seus IVs não são completamente randômicos. Ao ser chocado sobre circunstâncias normais, 3 de seus IVs terão sido herdados randomicamente de um de seus pais. No entanto, também é possível otimizar essa mecânica através dos held items. Held items são itens que podem ser segurados por Pokémons e utilizados durante a batalha. Além disso, ele também pode causar algumas modificações no filhote, caso um de seus pais o esteja segurando quando foi deixado na daycare.

Por exemplo: Se o item Power Anklet for dado para um Pokémon segurar e este foi deixado na daycare com outro com quem possa se reproduzir, seu filhote com certeza herdará seu IV de Speed. Embora extremamente útil, este método só funciona com um dos pais por vez. Da mesma forma, existem outros itens possuem função parecida como a Power Weight passar seu IV de HP e a Power Bracer seu IV de Attack. Um dos itens mais utilizados é a Destiny Knot que faz o filhote herdar 5 IVs por vez ao invés de somente 3.

A partir desse monopólio da natureza do breeding é possível obter monstrinhos de 6 IVs de maneira relativamente fácil. Suponhamos que você queira obter um Ninjask com 6 IVs perfeitas no Pokémon X/Y.
Primeiro, capture um casal de Nincadas na Rota 6 ou um Nincada fêmea e um Pokémon macho do Egg Group Bug. Segundo, deixe ambos na Daycare encontrada na Rota 7 e passeie pelo mundo. Terceiro, aos poucos, Pokémon Eggs serão encontrados por um dos responsáveis da Daycare que irá lhe entregar. Quarto, após preencher sua party de ovos Pokémon, ande pelo mapa para chocá-los e quando o último filhote tiver saído, voe para Kiloude city. Ao chegar lá, fale com o stats judge da região para identificar o filhote que possui maior IV. Se as IVs dele forem maiores que um de seus pais, substitua esse pai por ele na daycare e de volta ao terceiro passo até que o Pokémon perfeito seja encontrado.

Nota do Guia: Pokémons com a Habilidade Flame Body como Slugma e Magmar fazem com que os ovos Pokémon rachem com a metade dos passos que normalmente necessitariam, por isso que o Talonflame é muito indicado para aqueles que pretendam breedar, pois além de sua habilidade, ele também possui a move Fly que facilita o deslocamento entre cidades.

A obtenção de um Pokémon com seus 6 IVs perfeitos pode levar cerca de horas, senão dias, além dos diversos breeds mal sucedidos que com certeza lotarão diversas boxes do seu PC. No entanto, o resultado é realmente gratificante. A diferença de força entre um Pokémon normal para um possuidor dos 6 IVs perfeitos é descomunal, utilize-a a seu favor.

Até a próxima, jovens treinadores!
Facebook
0
Google
 
Top