Enquanto estava na faculdade, o pesquisador Christofer Karltorp ouvia música clássica enquanto estudava. Como elas não tem letra, essas músicas não o distraiam e o estimulavam a continuar os estudos. Mas assim que se formou e foi para o mercado do trabalho, ele começou a achar Bach e Mozart muito calmos. Como ele trabalha com tecnologia e precisa usar muitos códigos, ele precisava de algo que tivesse uma batida contínua.

Com isso em mente, ele tentou música eletrônica, mas o efeito ficou longe do esperado. Mas, eventualmente, ele encontrou algo que funcionava: trilhas sonoras de games. "Mesmo que você escute mais de uma vez, elas nunca ficam chatas e continuam a pulsar", ele explicou. Suas primeiras trilhas foram as de StarCraft. Depois dela vieram Street Fighter e Final Fantasy.

Ele percebeu que as músicas dos videogames são especialmente criadas para estimular a persistência. Seu objetivo original, afinal, é deixar os jogadores estimulados e ajudá-los a passar para os próximos níveis. "E a música fica lá, ao fundo. Ela não é muito intrusiva e não enjoa", disse Karltorp.

De acordo com uma pesquisa publicada no Journal of Consumer Research, sons ambientes aumentam a criatividade - e as músicas de games funcionam perfeitamente como um som ambiente mais estimulador.

Se você ficou curioso para descobrir se isso é verdade, fica aí a dica de alguns serviços onde você pode encontrar várias trilhas sonoras de games e ouvir sem se preocupar: 

Rainwave, uma rádio online, que transmite trilhas sonoras de videogames por streaming o tempo todo, mas não permite que você escolha as músicas que quer ouvir.
OC Remix, possui arranjos de trilhas feitas por fãs. Não é apenas um serviço de áudio, também funciona como uma comunidade por apaixonados por músicas de videogames.
8tracks, você pode utilizar a busca por termos, onde pode combinar as opções "games" e "work" ou "study" e gerar algumas playlists já feitas por outros usuários só com esse intuito.

Facebook
0
Google
 
Top