O ano de 2015 está acabando e a Nintendo teve momentos muito atípicos ao longo desses 365 dias. A Big N está fechando o balanço do ano com novidades positivas e negativas. A expectativa é de que em 2016 a empresa comece com mudanças e seja bem melhor do que foi este ano.

Janeiro

O ano da Nintendo começou bem movimentado. Logo no início do mês, ela colocou no ar uma das clássicas Nintendo Direct, desenvolvidas pelo presidente Satoru Iwata. Desta vez, o anúncio ficou por conta de diversos jogos, como o remake de Majora's Mask para o Nintendo 3DS e o lançamento de Code Name S.T.E.A.M, que mostra uma nova maneira de jogar RPG no portátil.

Para o Brasil, a notícia ruim foi de que de a Nintendo iria interromper a venda oficial de seus produtos no país. De acordo com a empresa japonesa, a Gaming do Brasil, que nos últimos quatro anos foi o canal de vendas de games e consoles da Nintendo no país, não iria mais importar os produtos da Nintendo. A empresa culpou os altos impostos e a dificuldade de se estabelecer no país e gerar lucros.

No console Wii U, a Nintendo mostrou novos jogos exclusivos, apostando mais uma vez nessa fórmula para se dar bem nas vendas. Kirby and the Rainbow Curse, Mario Party 10, Captain Toad: Treasure Tracker e Xenoblade Chronicles X estiveram na lista dos principais games do console com lançamento para 2015. A empresa também revelou que disponibilizaria jogos de Wii para o Virtual Console. O grande momento foram as revelações de Splatoon, o jogo que iniciou com certa desconfiança, mas que superou todas as expectativas e hoje é um grande sucesso da Nintendo.

Fevereiro

O mês de Fevereiro foi marcado pela greve dos portuários nos Estados Unidos, o que acabou prejudicando as vendas dos produtos da Nintendo no Ocidente. Apesar disso, a empresa considerou um momento positivo, principalmente com o lançamento de Zelda: Majora's Mask 3D.

Também foi um momento de bastante rumores, como o desenvolvimento de um filme em live-action, baseado em The Legend of Zelda, e que seria produzido em parceria com a Netflix. Também estava rolando um mistério sobre a GameStop da Itália, que teria confirmado uma data de lançamento para Zelda de Wii U, algo que ninguém sabia até o momento.

O presidente Iwata também falou sobre o uso de smartphones pela empresa, acreditando que a Nintendo deveria encontrar uma maneira de utilizar os dispositivos, mas sem migrar totalmente para este ramo.

Março

O mês começou com algumas atualizações em seus jogos, principalmente pela DLC de Mario Kart 8, que liberava Link como personagem jogável e também a fase dele, no reino de Hyrule. Também tiveram mais anúncios do polêmico programa de afiliados da Nintendo para o YouTube. A divisão de receitas entre a empresa e o dono do canal foi um dos principais pontos que geraram reclamações.

A Nintendo também revelou que iria atrasar o lançamento de Zelda U, que não seria mais lançado em 2015 e nem seria mostrado durante a E3 desse.

Iwata também revelou que não fez corte de preço do console Wii U, pois a empresa estava passando por dificuldades financeiras e com a diferença do valor das moedas, era a chance deles de conseguir lucro internacional.

O grande anúncio do mês de Março e possivelmente do ano, veio também do presidente Iwata, que afirmou que a empresa estava trabalhando em um novo sistema de jogos, que recebeu um nome provisório de NX e que esse hardware será algo totalmente novo. Junto com o novo hardware, foi anunciado que a empresa estava trabalhando no substituto do Club Nintendo. Outro ponto positivo foi a confirmação de que a empresa entraria no mundo dos smartphones, lançando jogos e outras funcionalidades para os dispositivos. Esse avanço foi muito bom, principalmente depois de negar tanto esse ramo mercadológico.

Abril

O mês de Abril começou com novidades incríveis e nada de mentiras. Além do anúncio da data de lançamento de Splatoon, tivemos a informação de que a Nintendo fez mágica, fazendo o jogo rodar a 60fps com apenas 1.8GB. O já amado Mario Kart 8 recebeu uma atualização incrível: a velocidade de 200cc.

Super Smash Bros. convocou novos lutadores para participar de suas batalhas estupendas: Mewtwo e Lucas. O jogo de terror Fatal Frame V também apareceu nos planos da Nintendo, dessa vez o anúncio foi de uma versão para o Ocidente, após tantos pedidos. A Nintendo também planejou outra atualização para Super Smash Bros, convidando os jogadores a votarem em qualquer personagem para participar das lutas do jogo.

Também pudemos conhecer os personagens do sucessor espiritual de Banjo-Kazooie. O jogo se chama Yooka-Laylee e traz Yooka, um camaleão e Laylee, um morcego. Os personagens foram criados por Steve Mayles, o mesmo artista que projetou Banjo e Kazooie, e toda a família Kong quando trabalhava na Rare.

Maio

Dias após o anúncio dos personagens do jogo Yooka-Laylee, os criadores abriram uma campanha pelo Kickstarter e apenas horas depois da abertura a campanha já havia arrecadado todo o dinheiro necessário. O mês foi de muitas revelações de Iwata para os investidores da empresa e também de preparação para a E3 2015. Entre os planos do evento estava a volta do Nintendo World Championships, que voltara ao calendário da Nintendo após 25 anos de hiato.

O presidente também afirmou que a Nintendo trabalharia em um console para mercados emergentes e que o uso de smartphones ajudaria a melhorar as economias da Nintendo, pois mais pessoas conheceriam os jogos da empresa. E falando sobre o NX, Satoru Iwata disse que estava trabalhando em medidas que poderiam acabar com a trava de região nesse hardware.

Paródia de Mad Max: Fury Road com Mario Kart

E para inovar o contato com os fãs, a Big N também divulgou que havia criado uma conta no Snapchat.

Junho

O mês trouxe um anúncio de Miyamoto. O mito revelou em uma entrevista que não estava mais envolvido no desenvolvimento de hardwares da Nintendo. O pai das franquias Mario e Zelda disse que agora está se focando totalmente no desenvolvimento de softwares, sem participar ativamente e nem tomar decisões importantes no que diz respeito ao negócio de hardware.

Foi confirmado também que o sucesso do jogo grátis, Pokémon Shuffle de Nintendo 3DS, avançou tanto que ele seria disponibilizado para os sistemas iOS e Android. O jogo teve mais de 4 milhões de downloads para o portátil e é uma grande abertura para o mundo dos smartphones.

E é claro, esse foi o mês da E3 2015. O evento que traz muitas novidades também foi um momento de decepção e crítica por conta dos fãs da Nintendo. A empresa anunciou Star Fox Zero, com o trailer de gameplay mostrando a jogabilidade do título. Os anúncios de The Legend of Zelda: TriForce Heroes, Mario & Luigi – Paper Jam, Mario Tennis Ultra Smash, Hyrule Warrios Legends, Super Mario Maker, Metroid Prime: Federation Force também movimentaram o evento, mas não deram aquele impacto que todos esperavam. A empresa utilizou o tradicional método de apresentação digital, mas o espetáculo teve um diferencial muito divertido e interessante, já que foi feito com teatro de bonecos.

Julho

Após a conferência da Nintendo na E3 e o grande número de críticas, Miyamoto e Reggie saíram em defesa da empresa, assim como o presidente Satoru Iwata. A Nintendo revelou que pretende expandir suas franquias para criar filmes e até programas de TV. O presidente disse que essa será uma forma de melhorar a estrutura global da Nintendo, que está disposta a assumir riscos que acreditam valer a pena.

A Nintendo revelou também que estava trabalhando com a DeNA para criar jogos para smartphones e tablets. As empresas falaram que até 2017 planejam lançar pelo menos cinco jogos. Para os fãs de Pokémon, veio a grande notícia de que o site oficial disponibilizou a primeira temporada completa, dublada em português e totalmente gratuita. Nesse período foi anunciado que o console Wii U chegou a marca de 10 milhões de unidades vendidas, o que demorou bastante para acontecer.

"No meu cartão de visitas eu sou um presidente corporativo. Em minha mente, eu sou um desenvolvedor. Mas em meu coração eu sou um jogador"

Esse mês também ficou marcado de forma triste pela morte do então presidente da Nintendo, Satoru Iwata. Ele foi o quarto presidente a estar no comando da empresa e o primeiro que não pertencia a família que criou a Big N, os Yamauchi. Foi também um grande responsável por momentos de sucesso da Nintendo, tendo participado indiretamente da criação do portátil Nintendo DS e diretamente do grandioso Nintendo Wii.

Agosto

Com a aproximação do lançamento de Super Mario Maker, o mês de Agosto trouxe muitas informações novas sobre o jogo, para deixar aquele gostinho nos fãs. Além de um trailer novo, a mostra do funcionamento da compatibilidade com os amiibos foi algo que gerou bastante alegria.

Foi um momento com bastante especulações, pois a revelação de várias patentes que a Nintendo estava registrando começaram a aparecer e isso mexeu com a curiosidade de todos, para saber se era algo relacionado ao NX ou a plataforma de Qualidade de Vida, que foi praticamente esquecida.

A boa notícia foi que o jogo Pokkén Tournament que até então havia saído apenas para os arcades no Japão, seria lançado para o Wii U. Além disso, tivemos o lançamento do amiibo de Shovel Knight, o primeiro amiibo de uma personagem indie.

Algo chocante e surreal também aconteceu no mês de Agosto. A policia de Boston prendeu dois homens que estavam fortemente armados e que estavam planejando um ataque no Campeonado Mundial de Pokémon, evento que ocorria na cidade. Os dois estavam registrados no campeonato de TCG na categoria Masters e não tinham permissão para porte de armas.

Setembro

Setembro começou enlouquecendo os fãs de Pokémon com o anuncio da criação de Pokémon GO. O jogo será lançado para smartphones e vai ter a mesma característica dos outros jogos da franquia, mas com a diferença do uso do GPS do celular, fazendo com que a interação aumente.

Miyamoto também fez um vídeo revelando diversos segredos e curiosidades sobre Mario que todos estavam se questionando há muito tempo:



Também foi o mês em que conhecemos o novo presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima. Ele já foi Diretor Representativo da Pokémon Company e também foi CEO da Nintendo of America, antecedendo Reggie Fils-Aime. Atualmente, além de Presidente, ele exerce os cargos de Diretor Administrativo, Gerente Geral das divisões de Análise e Administração Empresarial e também é o encarregado da divisão de Recursos Humanos da Nintendo. Kimishima também trabalhou por 27 anos no Sanwa Bank, que agora se chama The Bank of Tokyo-Mitsubishi e é um dos maiores bancos do Japão.

E um dos grandes anúncios do ano foi o lançamento do jogo Super Mario Maker. A data marcou os 30 anos da franquia Super Mario Bros. e o jogo foi uma forma de comemorar algo tão especial. Super Mario Maker possibita que os jogadores criem suas próprias fases de acordo com os seus gostos, utilizando diversos itens dos jogos e podendo escolher a customização entre Super Mario Bros., Super Mario Bros. 3, Super Mario World e New Super Mario Bros. U.

Outubro

No mês de Outubro, tivemos mais informações sobre o NX. Segundo um relatório do Wall Street Journal, um dos jornais mais respeitados dos Estados Unidos, a Nintendo já estaria distribuindo os kits de desenvolvimento de software do NX para terceiros. O jornal ainda disse que haviam suspeitas de que a Nintendo pudesse o levar ao mercado no próximo ano. O Wall Street Journal também disse de forma superficial o que pode ser o NX, afirmando que a Nintendo provavelmente incluirá um console e uma unidade móvel, que pode ser usada em conjunto com o console ou separada.

Ocorreu também a revelação da parceria da Nintendo com outras empresas para a produção de Pokémon GO, entre elas a Google. A Niantic, desenvolvedora de Pokémon GO, revelou que a Pokémon Company, a Google e a Nintendo estão investindo juntas US$30 milhões em sua empresa para o desenvolvimento de Pokémon GO, e para suporte de construção de uma plataforma de jogos do mundo real.

Também aconteceu a reunião da Nintendo com os acionistas da empresa. O presidente da Nintendo, Tatsumi Kimishima, informou coisas importantes, entre elas está a marca de vendas de Super Mario Maker, que alcançou um milhão de unidades vendidas em apenas três semanas. Ele também revelou que 70% dos fãs de Animal Crossing no Japão são mulheres, e que durante o Natal, a Nintendo estaria investindo em mais jogos para conquistar o público feminino. Além disso, Kimishima apresentou o My Nintendo e o Nintendo Account, serviços de conexão da empresa com o jogador que virão para substituir o Club Nintendo.


Novembro

O mês chegou fervendo, com um novo Nintendo Direct, o primeiro depois do falecimento de Iwata. Durante a conferência digital, a empresa anunciou o lançamento de Twilight Princess HD e o amiibo do Wolf Link para comemorar o aniversário da franquia. Também foi mostrado um curto trecho de Zelda U, que reafirmou o lançamento do jogo para o ano que vem.

Star Fox Zero também teve seu momento especial, mostrando todas as funcionalidades do jogo e o visual de como o novo game da franquia está ficando. Também foi anunciado para o Hyrule Warriors Legends uma nova personagem, a Linkle, versão feminina de Link. E outro anuncio muito interessante foi o lançamento dos jogos originais de Pokémon, Red, Blue e Yellow, para o Virtual Console. Fechando a conferência, a empresa apresentou o FAST Racing Neo em sua forma final e pronto para ser lançado.

Dezembro

O final do ano chegou com o trabalho da Nintendo Account funcionando a pleno vapor no Japão. Os jogadores podem se registrar nele usando sua Nintendo Network ID e a vinculando com suas contas do Facebook e Twitter. Esse serviço vai permitir que os jogadores possam unificar suas contas, então todos os jogos que eles comprarem digitalmente no eShop estarão disponíveis no serviço.

O mês de Dezembro também teve o lançamento de Xenoblade Chronicles X para o Wii U nos consoles do Ocidente. Também foram lançados os jogos Devil’s Third, que traz uma temática de terror e é bastante violento. Outra surpresa foi o anúncio do lançamento de uma versão de Minecraft para o Wii U, jogo que pertence a Microsoft. O ano se encerrou para a Nintendo com a notícia de que o Nintendo 3DS vendeu mais de 20 milhões de unidades apenas no Japão. 

O ano de 2015 foi de altos e baixos para a Big N. Muita coisa aconteceu e muita coisa ainda está por vir. Com os anúncios de novidades, talvez novas coisas estejam a caminho da empresa e ela possa voltar a ser aquela gigante que dominava o mercado dos video-games. Vamos todos torcer e jogar muito. Até 2016 e não esqueçam das suas toalhas.

Facebook
0
Google
 
Top