A história da Nintendo remonta há mais de 125 anos. A empresa sediada em Kyoto começou com a fabricação de cartões do jogo Hanafuda e mudou-se para outras formas de entretenimento - incluindo brinquedos e jogos, eventualmente, videogames.

No entanto, a Nintendo não poderia ter atingido uma idade tão avançada, se não fosse os esforços do Secretário de Guerra Henry Stimson, norte-americano que, em 1945, convencido por uma comissão de generais militares americanos, oficiais do exército e cientistas. Chegaram a conclusão que Kyoto deveria ser desconsiderada como um alvo militar para a nova bomba atômica.

A bomba em si foi vista por alguns como a única maneira de trazer fim a Segunda Guerra Mundial; com o desenrolar da guerra no leste, tornou-se cada vez mais claro que os japoneses não iriam desistir facilmente, e que muitas vidas americanas seriam desperdiçadas ao tentar garantir uma rendição. A bomba atômica foi opção como um meio de acabar com o conflito rapidamente, mostrando aos japoneses que luta era simplesmente impossível. Semanas antes de a bomba batizada de "Little Boy" ser lançada sobre Hiroshima, Kyoto estava no topo da lista de alvos. Nagasaki que seria bombardeada pouco depois de Hiroshima - não foi sequer mencionada.

A razão de considerar Kyoto como um alvo potencial, era o seu status como antiga capital do Japão e centro intelectual. Acreditava-se que as pessoas da cidade seriam mais receptivas ao que a bomba significaria do que os habitantes de outras cidades.

No entanto, em junho de 1945, Stimson lutou para que Kyoto fosse removida da lista de alvos, argumentando que era um lugar de "importância cultural" e não um alvo militar viável. Os militares no entanto, não concordam com o parecer até julho, quando Stimson finalmente conseguiu uma petição do presidente Truman. Stimson e o presidente pareciam concordar sobre o assunto; o secretário de guerra escreveu em seu diário:

"Ele foi particularmente enfático em concordar com a minha sugestão de que se a eliminação fosse feita, a amargura que seria causada por um ato tão devastoso poderia tornar impossível durante o longo período do pós-guerra, uma conciliação dos japoneses e nós nessa área em vez de os russos."

Claro que, em poupando Kyoto Stimson condenou os moradores de outras cidades japonesas para uma morte terrível. Não pode se dizer que Hiroshima e Nagasaki não tinham importância cultural. Alguns historiadores afirmam que a decisão de Stimson foi alimentada não apenas por um desejo de evitar que japonês se aliassem com comunistas contra os EUA, mas também por uma afeição pessoal profunda com a cidade de Kyoto; ele é conhecido por ter visitado a área várias vezes na década de 1920, quando era o governador das Filipinas, e alguns acreditam que ele e sua esposa passaram sua lua de mel lá.

Seja qual for a razão para a decisão de Stimson em salvar Kyoto da destruição completa, uma coisa é clara - se a cidade fosse de fato bombardeada, a passagem da história dos videogames para era moderna seria quase irreconhecível. Não só a bomba teria destruído a sede original da Nintendo, como teria consequências potencialmente incalculáveis ​​sobre a vida de muitos na cidade, incluindo os pais e antepassados ​​das principais figuras da Nintendo, como Shigeru Miyamoto.

Ao salvar Kyoto, Stimson, sem saber, salvou a Nintendo, Donkey Kong, Zelda, Super Mario e todos os outros bens, que empresa criou ao longo das últimas décadas - e por sua vez essas ações ajudaram a salvar a indústria dos videogames. A Nintendo é creditada por restaurar a confiança pública em "jogos de TV" depois da crise de 1983, e sem a empresa no setor, certamente teria levado mais tempo para a indústria se recuperar, e talvez poderia ter se desenvolvido em uma direção totalmente diferente se os Famicom / NES não chegasse no mercado.

É claro que cada escolha histórica tem consequências que se propagam através dos tempos - quem sabe quantos artistas, cientistas e escritores foram mortos em Hiroshima e Nagasaki, os quais poderiam ter dado tanto para a humanidade se tivessem sobrevivido. Não há dúvida de que as ações de Stimson asseguraram que a Nintendo prospera-se até 125 anos de história. Por essa razão, ele involuntariamente fez-se uma figura-chave na história da famosa empresa de Kyoto.

Facebook
3
Google
 
Top