Ed Fries, um dos responsáveis pelo projeto do Xbox original, confirmou que a Microsoft esteve em negociações com a Nintendo para estabelecer uma colaboração entre as duas empresas, visando o desenvolvimento de um console. Fries esclareceu também que os rumores que indicavam que a Microsoft tenha tentado comprar a Nintendo são completamente falsos.

Em entrevista com o IGN, Ed Fries, explicou e confirmou que houve conversas entre a Microsoft e Satoru Iwata:
"Quando começamos o planejamento do Xbox, nos reunimos com a Nintendo Sentá-mo-nos com Iwata e outros e dissemos 'Isto é o que queremos fazer. Podemos fazê-lo juntos como parceiros? Podemos trabalhar juntos?'. E basicamente disseram-nos que não". A proposta da Microsoft passava por criar o software enquanto que a Nintendo ficaria responsável pelo hardware.
É difícil de dizer o momento exato destas negociações, Satoru Iwata assumiu a presidência da Nintendo em 2002, como sucessor de Hiroshi Yamauchi, o Xbox foi lançado em Novembro de 2001. Fries assinalou que a Microsoft apenas tinha começado a pensar em um console. Por isso é de supor que estas negociações decorreram nos anos do Nintendo 64, com Yamauchi ainda como presidente, e que Iwata estivera nessa reunião talvez apenas como um dos membros representantes da companhia nipônica.

De qualquer forma, a Nintendo recusou a oferta da Microsoft e, segundo revelou Fries, a companhia manteve também algumas conversas com a Sony, onde também não obtiveram uma resposta positiva.

Facebook
0
Google
 
Top