Como um dos idealizadores da estratégia de sucesso que levou a Nintendo ao mundo mobile, a ideia de que Satoru Iwata, participou ativamente de Pokémon GO pode ser até óbvia. Entretanto, o que surpreende é o fato de que, mesmo doente, o executivo continuava envolvido na produção do título, chegando a trabalhar nele até poucas semanas antes de sua morte.

O game de realidade aumentada foi desenvolvido pela Niantic em parceria com a Nintendo. Entretanto, Iwata esteve envolvido desde sua concepção, participando do planejamento do game e também de seus momentos iniciais. Mais tarde, já no hospital, ele ainda trocava e-mails com Tsunekazu Ishihara, presidente da Pokémon Company, braço da “Big N” que cuida exclusivamente da franquia. 

Iwata faleceu em julho do ano passado, vítima de um câncer no duto biliar que já o havia deixado de fora de grandes eventos e anúncios relacionados da empresa. Entretanto, mesmo afastado por motivos de saúde, ele continuava envolvido com o dia a dia da Nintendo, participando ativamente de decisões de negócios e desenvolvimento de jogos.

Foi sob o comando de Iwata que a “Big N” deu os primeiros passos em direção ao mercado mobile. os extremamente bem-sucedidos bonecos da linha amiibo, também foram marcas de seus últimos anos na liderança da companhia. Após seu falecimento, Iwata foi substituído na diretoria por Tatsumi Kimishima. Enquanto isso, seu legado é sentido até hoje, com Pokémon GO liderando as listas de aplicativos mais baixados tanto no iOS quanto no Android.

Facebook
0
Google
 
Top