O produtor de Legend of Zelda Breath of The Wild, Eiji Aonuma, admitiu que ele nem sempre se entende com o criador da franquia Shigeru Miyamoto quando se trata de definir a "essência" da franquia.

Em entrevista a GameKult, Eiji Aonuma explicou que houve muito debate sobre Breath of the Wild, mas os dois "eventualmente" concordaram em um tema para esta nova aventura:
É de fato sempre uma fonte de debate com o Sr. Miyamoto, simplesmente porque nós dois pensamos sobre o que define Zelda e nem sempre estamos na mesma página. Acabamos por concordar este ano, quando fomos para Nova York para um tour de promoção. Enquanto conversávamos, o Sr. Miyamoto encontrou as palavras certas dizendo que a essência de The Legend of Zelda é um ambiente onde Link evolui e ganha poder, que os jogadores irão sentir diretamente através das ações que eles poderão tomar conforme a história continua.
Aonuma continua, explicando que o mecanismo de jogo realístico introduzido em Breath of the Wild alimentará essa sensação do personagem principal se tornando mais capacitado à medida que o jogo avança:
Em Breath of the Wild, o fato do mundo ser apoiado por um motor de física realista tem um efeito importante sobre as ações possíveis. Parece óbvio, mas por exemplo, se você empurrar uma rocha, ele vai rolar de acordo com a inclinação. Queríamos que as pessoas pudessem sentir as coisas de uma forma "realista", quebrar ou mover objetos grandes no jogo e acreditar que poderiam ter o mesmo sentimento na vida real. Esta experiência fisicamente vivida é muito importante.
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