Olá, hoje vamos para o quarto capítulo da nossa coluna Pokedex, finalmente saímos dos iniciais e entramos em uma linha evolucionária muito famosa, em especial pela sua participação, apesar de curta, fantástica na primeira temporada do anime.

010 - Caterpie - Bug

Caterpie é um dos pokémons do tipo inseto mais famosos, e essa fama se deve praticamente 100% a sua participação no anime, a qual será detalhada um pouco abaixo. Por outro lado ele tem seus méritos próprios, pra começar seu visual é muito singular, ao mesmo tempo que ele parece bastante cartunesco, ele possui uma semelhança ridiculamente alta a lagarta cobra, apesar de que na vida real o que nós vemos como olhos são apenas um disfarce, mas certamente o conceito foi muito bem aproveitado no jogo. Aparências a parte, a linha evolucionária da Caterpie, é a base de um arquétipo dos jogos de pokémon que ficaria conhecido mais tarde como "early bug", ou seja, um inseto que aparece cedo no jogo, evolui rapidamente se tornando útil em um primeiro momento mas perde seu valor de
Caterpie da vida real!!
combate mais pro fim do jogo, quando os adversários são muito mais fortes.

Esse tipo de linha evolucionária se mostrava muito importante na época, pois ensinava os básicos da evolução para jogadores novatos, e isso na época era fundamental, afinal não havia internet para quase ninguém  e o jogo ainda não havia se tornado uma febre, então muitos jogadores não estavam familiarizados com criaturas que evoluíam subitamente no jogo.
Muito provavelmente, se você jogou Red e Blue, já no Mt. Moon você tinha uma Butterfree pronta para lhe auxiliar na caçada aos Zubats! O conceito de early bug é meio inútil hoje em dia, apesar de ser utilizado em todas as gerações.

Caterpie teve uma participação muito especial no anime, ela foi o primeiro Pokémon o qual Ash capturou e como foi logo no início a série passou a impressão de que veríamos muitos pokémons capturados por ele (ledo engano), além disso ele teve uma participação muito ativa e apesar de ficar no anime por muito pouco tempo, causou a impressão de que foi por muito mais tempo. Esse Caterpie, em especial, parecia muito mais forte que um ser normal da sua espécie e seu "tiro de estilingue" foi utilizado para arremessar a equipe Rocket longe. Além disso, Caterpie teve uma conversa a luz do luar com o Pikachu depois de perder para o Pidgeotto, falem o que quiser sobre o desenho, nele eram exibidos momentos únicos e muitas vezes pokémon's inexpressivos ganhavam excelentes personalidades.

No mangá Caterpie foi utilizado dezenas de vezes como pano de fundo para realçar o ambiente e mostrar Pokémons integrados a ele. Porém durante a fase Yellow, ele teve um papel de grande destaque, depois que o personagem titular dessa saga o salvou e passou a segui-lo, ele chegou a batalhar com o Lance da Elite dos 4. Uau, um Caterpie contra um dos maiores treinadores de Kanto - coisas incríveis que somente Pokémon Adventures pode propiciar para os fãs. A fase Yellow do mangá foi inspirada, obviamente, na versão Yellow dos jogos que por sua vez é derivada da história do anime, porém, felizmente foi decidido que cada saga teria um novo protagonista, e assim surgiu Yellow, uma garota jovem, tímida, mas determinada, e é incrível como os autores colocaram o Caterpie como um acompanhante perfeito para ela já que ambos são parecidos em personalidade e passam por momentos similares durante todo o arco - por exemplo quando o Caterpie chega no estágio de Butterfree e todos descobrem que Yellow é uma garota, entre outras coisas.

Caterpie é a prova de que qualquer Pokémon, por mais simples que seja, pode se tornar uma estrela, e é impressionante o número de pessoas que ainda lembram com carinho dele. O nome Caterpie é uma distorção de Caterpillar  que significa lagarta em inglês...bem criativo...


011 - Metapod - Bug

 Metapod é o primeiro pokémon casulo, outro arquétipo que ficaria muito comum existindo em todas as gerações. Caso você tenha evoluído seu Caterpie o Metapod saberá usar Tackle e Bug Bite - podendo finamente causar algum dano em Pokémns fantasma - mas caso você o tenha capturado ele não saberá nenhum movimento além de Harden motivo o qual transformou-o em uma piada utilizada até mesmo pelo anime. Visualmente o Metapod possui duas posições que ele é desenhado normalmente, a de lado como vemos na arte do Sugimori ao lado, na qual ele parece um rosto um tanto quanto irritado e completamente estoico, ou uma visão de frente na qual ele parece um escudo, e definitivamente essa segunda deixa ele muito mais legal, é uma pena que ele apareça tão pouco desta forma.

Sprite visto de frente, em forma de escudo.
No anime Metapod teve uma participação em um episódio curioso, o qual os produtores fizeram uma piada com a inutilidade do Metapod em combate e colocaram um contra outro em uma luta nos quais os dois ficaram parados ficando cada vez mais duros ao utilizar o movimento Harden. O nome do episódio é O Desafio do Samurai e honestamente é um episódio bem bacana que coloca as Beedrills como inimigos perigosíssimos, ao fim desse episódio Metapod evoluiu para Buterfree fiando livre da inutilidade de ser um casulo. Honestamente praticamente todos os Pokémons ficam muito mais expressivos no anime, e eu não sei se é uma coisa boa ou não mas o olhar do Metapod era indecifrável, e somente no fim do episódio com muito esforço dos produtores que deu pra ver algum semblante de emoção na cara dele.

Como o mangá é mais corrido, que o anime, então um Pokémon como Metapod não teve vez e ficou relegado a aparições de fundo ou passagens rápidas como foi o caso da Caterpie da Yellow que ficou rapidamente como Metapod para quase que imediatamente sair no estágio seguinte de evolução. A única excepcionalidade desse Metapod foi que ele de fato foi utilizado como um escudo pela Yellow.

O nome Metapod combina Metamorfose com Pod (Casúlo) indicado que essa fase é apenas um casulo transitório.
Metapod "Kitty" sendo usado como escudo


012 - Butterfree - Bug/Flying


 
 Em Red e Blue Butterfree é, provavelmente, o primeiro Pokémon totalmente evoluído que os jogadores terão, e ver aquela lagarta bem fraca se tornar uma borboleta capaz de derrotar vários inimigos fortes é extremamente agradável - todo o conceito de evolução é uma das coisas mais excitantes sobre Pokémon - e a Buttefree serve como aperitivo para os jogadores novatos. Claro que ela não é tão forte assim, mas no início do jogo é um monstro capaz de liquidar praticamente todos os adversários sem dificuldade. 

Visualmente é difícil de compreender  a aparência da Butterfree a coloração roxa e os olhos não possuem uma única semelhança a Caterpie e isso serve de sustentação para um rumor antigo de que a Butterfree era originalmente a evolução do Venonat e o Venomoth seria a evolução da Caterpie mas em algum momento do desenvolvimento do jogo foi trocado. Honestamente os olhos são exatamente iguais e existem diversas outras semelhanças, e de fato esse rumor parece ter alguma substância, dito isso não é possível saber se a troca foi intencional ou não, nem mesmo se ela aconteceu ou se apenas um desenhista "colou" do outro enquanto eles tinham que produzir 150 criaturas e estavam ficando sem ideias. De qualquer forma eu fico muito feliz que a Butterfree tenha ficado como evolução do Caterpie, já que parece ser muito mais amistosa que o Venomoth e combina perfeitamente com o início de jogo.

Outro rumor comum relativo a Butterfree é que ela originalmente seria do tipo Psíquico ao invés de voador, mas como esse tipo era extremamente apelativo decidiram mudar. Esse rumor surgiu pelo fato dela aprender alguns movimentos desse tipo seja por nível ou por TM. Esse rumor eu já acho menos plausível, embora longe de ser impossível, afinal muitos pokémons aprendem movimentos de outros tipos. Essa situação se repete com o Psyduck e no caso dele sim parece que realmente ele teria outro tipo.



No anime Butterfree foi mais do que marcante, afinal ela foi o primeiro Pokémon totalmente evoluído de Ash e ele a trocou por um Raticate, de todos os pokémons ele conseguiu um que é ainda mais fraco que a Butterfree ; felizmente esse troca não durou nem um episódio inteiro, mas  Adeus Butterfree viria alguns episódios mais tarde marcando uma geração inteira. Isso é um testamento a qualidade dos produtores do anime que conseguiram fazer um Pokémon que ficou menos de 20 episódios em uma série que possui mais de 800 se tornar marcante e ser lembrado quase 20 anos depois de sua exibição - sinceramente eu lembro até da música que toca quando ela vai embora. 

Aliás eu me referi a Butterfree de Ash como fêmea o tempo todo mas precisamos lembrar que ela é uma Butterfree macho e que vai copular com uma versão fêmea rosa (lembrando que foi feito no Japão na década de 90 ou seja se é rosa é fêmea). Isso foi antes dos Shiny existiram e a Gamefreak não ter feito a versão Shiny da Butterfree ser rosa é mais do que lamentável.

Esse episódio nos leva ao terceiro rumor da Butterfree - é impressionante como um Pokémon tão simples pode ter tantos rumores - mas é o único que é definitivamente falso, algumas pessoas diziam que na versão japonesa fica entendido que a Butterfree morreria depois de copular e que isso era omitida na versão ocidental, o que mais me impressionou desse rumor é que eu ouvi ele na escola e quando fazia a pesquisa para essa coluna eu descobri que nos Estados Unidos ele também se tornou recorrente, e tudo isso em uma época pré internet!  Obviamente quem já assitiu os originais japoneses sabe que isso é mentira.

Pena que a shiny não seja essa versão adorável!

No mundo competitivo a Butterfree nunca fez nada excepcional, sua combinação de tipo é péssima e os não há nada que ela faça que o Venomoth não faça melhor. Mesmo em Red e Blue, geração que a opção de Pokémons insetos eram muito reduzidas, a única coisa que Butterfree podia fazer era tentar colocar os adversários para dormir e mais nada depois disso. Anos depois ela passou a aprender Quiver Dance, mas os seus status são tão baixos que nem isso a salvou.

O nome Butterfree é a soma de Butterfly (borboleta) com Free (Livre) só não dá pra saber livre do que...talvez seja uma relação com a fase metapod na qual ela estava presa no casúlo, mas isso é apenas especulação.
Facebook
1
Google
 
Top