Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon, chegaram no 3DS neste dia 17 de novembro, representando as tão aguardadas - e tradicionais - versões especiais que sempre existiram na série, desde os tempos de Green, Red e Blue.

Artwork Oficial da série Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon
Ao contrário de suas versões anteriores, onde fomos apresentados não somente a um continente novo (Alola), como também às mais diversas alola forms, dessa vez, Pokémon Ultra nos surpreende logo de cara com uma surpresa: National Dex. Sim, todos os Pokémon das versões anteriores dão as caras aleatoriamente nessa nova jornada. Até mesmo a inteligência artificial do  jogo recebeu um sutil aumento, portanto não esperem por desafios meia-boca com treinadores inexperientes, pois o jogo exigirá até mesmo dos mais experientes treinadores. O treinadorzão da porra aqui, se achando o mestre, já começou perdendo algumas partidas antes mesmo do primeiro trial...

O game, que pede 3.8GB do seu 3DS, traz os jogadores ao mesmo mapa de antes...mas não exatamente com os mesmos personagens e Pokémon vistos em nossa última visita. Desta vez, a aventura seguirá por um rumo ligeiramente diferente, mas que ainda assim prenderá os jogadores por pouco mais de 40 horas (terminei o game nesse timming) de diversão.
 O main game é quase o mesmo de antes: os treinadores passarão pelos trials, e quem já passeou por Sun e Moon notará algumas mudanças, tanto nos diálogos quanto nos acontecimentos acerca desta nova versão. Aliás, sobre essas adições própriamente ditas, houveram sim algumas e que deram um boost considerável no jogo. Uma delas é a possibilidade de jogarmos com os Pokémon Totem, que em Sun e Moon eram Pokémon apenas enfrentáveis. E para que os jogadores possam batalhar com eles, será necessário reunir todos os 100 stickers espalhados por Alola. A cada 20, você deverá falar com o primo do Professor Oak, que estará na praia lhe aguardando para trocar seus adesivos. Essa é a listagem de quantos são necessários para a troca, e os exclusivos de cada versão:
Temos que pegar todos...como sempre

20 Stickers - Gumshoos (Ultra Sun)/Raticate (Ultra Moon)

40 Stickers - Marowak (Ultra Sun)/Araquanid (Ultra Moon)

50 Stickers - Lurantis (Ultra Sun)/Salazzle (Ultra Moon)

70 Stickers - Vikavolt (Ultra Sun)/Togedamaru (Ultra Moon)

80 Stickers - Mimikyu

100 Stickers - Ribombee (Ultra Sun)/Komo-oo (Ultra Moon)


E por falar em Pokémon exclusivos de cada versão, é válido ressaltar que eles permanecem exatamente os mesmos de suas versões anteriores. Inclusive já falamos sobre isso, e quais são os de cada versão.

Folheto informativo sobre os Pokés exclusivos de suas respectivas versões

Outro add-on bem legal presente em USM é o Alola Photoclub. Aqui é o lugar pra fazermos aquela pose bacana e mandar uma selfie ao lado dos nossos monstrinhos favoritos - e nas mais variadas poses possíveis -. Existe também a possibilidade de incrementar suas fotos com adesivos assaz chamativos, esses os quais os jogadores encontrarão ao longo de sua jornada (e quanto mais fotos forem tirando)

Porque se não for pra fazer selfie assim, a gente nem faz

Outra novidade interessante de USM é o Mantine Surf. Com ele, além de os treinador migrar de uma ilha pra outra, é possível executar movimentos que geram pontos, e ao final do trajeto esses pontos são convertidos em BPs. Com eles, os treinadores poderão comprar TMs, HMs ou Power Ups importantes como PP Up, Rare Candy, Mega Stones, entre diversos outros. É divertido brincar de fazer manobras, desviar dos Tentacools que aparecem para atrapalhar o progresso. Portanto, preparem-se para passar bons momentos juntando esses pontos de BP viu...

Passear de Mantine é mais do que legal: é necessário

 Mesmo o plot de USM sendo basicamente o mesmo de seus predecessores, e com alterações de enredo singelas, Alola continua nos surpreendendo. Dessa vez, os jogadores retornarão ao continente para resolver um grande problema que o Ultra Beast Necrozma causou: Ele roubou toda a luz da cidade de Ultra Megalopolis, que fica a algumas centenas de milhares de anos-luz no tempo, e que só pode ser acessada através dos Ultra WormHoles. Para isso, ele precisou se fundir aos Pokémon lendários, Solgaleo/Lunala.

 Quem joga a versão Ultra Moon, no início passeia pelas fendas temporais em um Solgaleo; quem joga o Ultra Sun, o fará em uma Lunala. É claro que com o tempo você poderá alternar entre um e outro. USM também traz aos jogadores quatro novas Ultra Beasts: Polipole (e sua evolução, Naganadel), Stakataka e Blacephalon. E 1 pokémon lendário misterioso, que é o Zeraora. Alguns destes já foram oficialmente revelados, mas outros a Nintendo por enquanto não se manifestou (e não seremos nós a estragarmos essa grata surpresa).

Zeraora é um Pokémon lendário 100% Elétrico

Polipole e sua evolução, Naganadel: absolutamente competitivo

 Isso mesmo caríssimos leitores, é claro que Pokémon Go! não poderia ficar de fora dessa festa. Na semana de lançamento dos novos games, a Nintendo disponibilizou uma atualização que coloca os jogadores enfim em contato com o novo continente. Isso tudo faz parte de uma mecânica que ainda será introduzida nos consoles. Exatamente, Pokémon Go! (mobile), conversará SIM - em um futuro ainda não revelado - com os consoles domésticos. Nele, há certos Pokémon, como os Pikachus de evento, que serão portados para os consoles, aumentando assim seu rate de raridade e colecionabilidade. Agora, sobre os avatares disponíveis...confesso que, com aquelas roupas infantis, eles ficaram no mínimo...excêntricos.

Nossa equipe até tentou fazer um cosplay idêntico...mas foram proibidos de entrarem em suas casas

SHINY HAPPY POKÉ


Sim leitores, é exatamente isso o que vocês acabaram de ver: em Ultra Pokémon, tudo é shiny. É claro, desde a série Pokémon X & Pokémon Y, o shiny rate continua sendo de 1 em 4096 (bem melhor do que antes, que era o dobro mais difícil: de 1 em 8192), e é claro, sempre valendo o Masuda Method para aqueles Pokémon breedáveis - que não é o caso de lendários -. O legal nisso tudo, é que enfim poderemos capturar certos Pokémon shiny que antes, ou não estavam disponíveis, ou só foram distribuídos por evento. Infelizmente, os Tapus ainda não estão liberados, como nossos colegas do grupo Liga Pokémon de Campinas nos apontaram.

Mas agora sim é possível termos Ultra Beasts Shiny. Porém, na spritedex do game, os Tapus Shiny estão liberados (ao contrário de Solgaleo, Lunala, Marshadow...), ou seja, é possível que haja um evento exclusivo para isso. Outra coisa que pudemos perceber sobre os Pokémon oriundos dos Ultra Wormholes é que eles podem ser apenas shiny. Em relação às suas hidden abilities, já são outros quinhentos: não tem! O Moltres que capturamos, por exemplo, tem a hidden ability Flame Body, mas ela está bloqueada para encontros selvagem, ou seja, só poderemos ter um desses com HA por evento mesmo. Isso atrapalha um pouco àqueles que jogam no modo competitivo, mas não significa nada para quem gosta de fazer apenas a tradicional shiny hunt.

Nosso treinador exibe orgulhoso sua mais recente captura

CAPTURANDO OS LENDÁRIOS

 Os lendários de outras gerações, aparecem em Ultra Sun & Ultra Moon exclusivamente através dos Ultra Worm Holes. Existem 4 níveis de buracos em que os treinadores possam entrar para capturarem um destes (como está na imagem). Para isso existem certas regras, como coletar cada vez mais anéis de poder e passear por algum tempo dentro do portal até que estes buracos especiais surjam. É fácil perceber quando um lendário estiver no território, pois assim que o jogador entra, perceberá algo de diferente...e é aí que vale a pena salvar seu progresso, caso queira fazer uma Shiny Hunt deste lendário.

O RETORNO DAS APPRICORN BALLS




Sim, elas estão de volta. Originais da segunda geração, Johto, as Apricorn Balls retornam para Alola como uma forma divertida e interessante de se colecionar monstrinhos com um pouco mais de trabalho requinte. Essas Pokébolas são incomuns, e atualmente sabe-se que estão restritas ao mesmo número das versões anteriores, ou seja, 2 por jogador. Portanto, façam muito bem sua escolha na hora de usarem uma em batalha, pois elas são definitivamente raras. Minha Celesteela está em uma Heavy Ball, e minha Clefeable em uma Moon Ball. Vejam quais são e suas usabilidades:

Nome Inglês: Fast Ball
Apricorn: Branco(white-WHT)
Utilidade: :Usada para capturar Pokémon rápidos, ou que fogem rápido das Batalhas. Ela possui 4x a mais de eficiência em relação à Poké Ball comum.


Nome Inglês: Lure Ball
Apricorn: Azul(Blue-BLU)
Utilidade: Usada para capturar Pokémon Aquáticos como Wailmer ou Wish Wash. Essa Poké Ball possui 3x de chances a mais de captura em relação à comum.

Nome Inglês: Heavy Ball
Apricorn: Preto(Black-BLK)
utilidade: Usada para capturar a minha Celesteela linda Pokémon Pesados. Quanto maior for o peso, maiores as chances de captura. Eis uma tabela de eficiência de captura:
-20 se o Pokémon pesar até 204,8kg;
+20 se o Pokémon pesar de 204,8 até 307,2kg;
+30 se o Pokémon pesar de 307,2 até 409,6kg;
+40 se pesa mais de 409,6 kg

Nome Inglês: Love Ball
Apricorn: Rosa(Pink-PNK)
Utilidade: Usada para capturar Pokémon de sexo diferente ao seu Pokémon utilizado. Suas chances de captura em relação a uma  Poké Ball comum são de até 8x (lembrando, caso o outro Pokémon seja do sexo oposto).

Nome Inglês: Moon Ball
Apricorn: Amarelo(Yellow-YLW)
Utilidade: Usada para capturar Pokémon que evoluem com a pedra da lua, como Jigglypuff, Clefairy. Sua eficiência de de captura em relação à Poké Ball comum é de 4x (para esses tipos de Pokémon).

Nome Inglês: Level Ball
Apricorn: Vermelho (Red-RED)
Utilidade: Quanto maior for o nível do seu Pokemon em relação ao Adversário ,maiores as chances de captura. O Catch rate dessa Pokébola é esse: 
2x se seu Pokémon tiver menos que o dobro do nível do adversário;
4x se seu Pokémon tiver de 2 a 4 vezes o nível do adversário;
8x se seu Pokémon tiver mais que 4 vezes o nível do adversário.



Nome Inglês: Friend Ball
Apricorn: Verde(Green-GRN)
Utilidade: Tem mesma chance de captura que uma Pokébola comum, mas a felicidade do Pokémon capturado por uma dessas, faz com que o nível de felicidade aumente mais rápido que o normal. É aconselhavel utilizá-la em Pokémon que evoluem por felicidade, como Eevee, Pichu, etc...

Nome Inglês: Sport Ball
Apricorn: Laranja (Orange-ORN)
Utilidade: Sport Ball é excelente para pegar Pokémon do tipo inseto em Concursos do Parque Nacional em Johto. Apesar de tudo, ela tem basicamente a mesma eficácia que uma Great Ball. Originalmente, ela veio para substituir as Park Balls, que tinham a mesma função em gerações passadas.


Nome Inglês: Safari Ball
Apricorn: Verde (Green-GRN)
Utilidade: Usada nas Safari Zones,ou no Super Great Marsh de Sinnoh.

Nome Inglês: Dream Ball
Apricorn: Roxo (Purple-PRP)
Utilidade: Lançada na Quinta Geração, é a única que possui as mesmas chances de captura de uma Master Ball. Porém, seu uso é restrito: somente na Entree Florest.

 O QUE NÃO DEU MUITO CERTO

Bora passear de Solgaleo/Lunala pelo tempo-espaço

No começo é legal, mas nas caçadas a missão torna-se árdua. Porém, dá pra mudar pro Circle Pad.

Das mecânicas que não gostei, está em fazer caça nos Ultra Wormholes. No começo é até legal brincar de mexer o 3ds, mas, com o tempo, você acaba percebendo que o console não responde muito bem aos movimentos, o que torna essa experiência um bocado penosa. Contudo, é possível alternar para o modo manual/circle pad, bastando ir ao prédio da Game Freak em Heahea City e conversar com um NPC de lá. Isso com certeza fará a diferença durante a sua caçada pelos lendários.

Outro aspecto que causa uma certa frustração, é sobre a interatividade com a Rotom Dex. Apesar de ser interessante pelos boosts que ele dá, ela não é nada prática: sempre que você precisar consultar o mapa, estará lá o Rotom pedindo sua atenção ou falando coisas que...enfim...não agregam muito valor útil à aventura.
VEREDITTO 

 É capaz que muitos de vocês tenham ouvido falar "mais do mesmo". De fato, Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon apresenta praticamente o mesmo plot: se passa na mesma região, com os mesmos personagens até eu estava a pensar assim antes. Só que não, não se trata apenas de mais do mesmo. Tratam-se de adições que os tornam versões definitivamente completas. Para quem ainda não entrou em Alola por SM, este é o game indicado. "Ah mas eu já joguei o SM". Muito bem. Aconselho então a recomeçar sua aventura pela versão diferente da qual você jogou anteriormente. Além dessa ser a sua oportunidade em conhecer sobre o plus do enredo, há também o fato de que, como os lendários de cada versão são os mesmos, a alternância entre elas lhe trará a chance de capturar os exclusivos da outra.

 Além de tudo isso, Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon tem um pós game absurdamente mais legal do que em Sun e Moon. Tem a Battle Tree, tem o novo Battle Agency, onde é possível pegar Pokémon rental e cair nas batalhas sem dó. Temos todos os Pokémon lendários das outras versões dando as caras nos Ultra Wormholes, o que é sensacional, já que antes isso só era possível por meio de eventos ou através de trades das gerações passadas. Há um NPC em Seafolk Village/Poni Island que ensina a técnica Dragon Ascent, se você mostrar um Rayquaza pra ele. Rayquaza com Dragon Ascent, só era possível em outras gerações por meio de um evento realizado pela Toys R US. Finalmente temos também o retorno triunfal de todos os vilões das séries anteriores. Eles aparecem em uma quest muito especial envolvendo a nova Equipe Rainbow Rocket, liderada por um certo vilão já conhecido de outros carnavais...alguém adivinha quem é ele?

 E sim treinadores, vocês enfrentarão Pokémon poderosos, como Mewtwo, Kyogre, Groudon, entre outros. Como eu falei no começo, a AI do game está ligeiramente maior, então, aconselho vocês a salvarem sempre antes das batalhas começarem. A inclusão do Move Tutor aumentou em muito o fator competitivo do jogo. Pra quem gosta (como eu), isso é um prato muito cheio.

 Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon é enfim o game definitivo dos monstrinhos de bolso, que se despedem do 3ds de cabeça erguida e com muito estilo. Bye bye Alola, nos vemos agora só no Switch, quem sabe no ano que vem ;)


  • Visual 10/10
  • História 7/10
  • Jogabilidade 8/10
  • Trilha Sonora 9/10
  • Carisma 10/10


Facebook
1
Google
 
Top