No último Domingo (28) foi encerrada a 10ª edição da Global Game Jam uma das maiores Jams da atualidades. Contando com mais de 109 países e (Pasmem) mais de 40.000 Jammers e apoiadores, segundo a própria organização do evento.

Mas... WTF é uma Game Jam? Um encontro de desenvolvedores (Devs), designers de jogos, entusiastas e galera que curte criar e elaborar games. Eles se encontram, formam equipes, sorteiam um tema e criam seus jogos em um determinado tempo, entre 24 e 48 horas.

O evento é uma maratona de desenvolvimento e aprendizagem, equipes se formam e ideias maravilhosas surgem. Todos aqueles que querem entrar para a criação de jogos, recomendo conhecer as Jams (cada vez mais famosas no Brasil), é uma experiência maravilhosa.


Um salve pra galera da FATEC de São Caetano do Sul

Claro que a comunidade Gamer, entusiasta e principalmente os Indie Devs Brasileiros estavam presentes, criando e desenvolvendo com seus amigos, conhecidos na própria Jam ou até com Devs do mundo todo desde Austrália até Honolulu.

Tivemos mais de 25 locais participando somente no Brasil, de Rio Grande do Sul até Manaus, tivemos equipes e organizadores empenhados nesses três dias de evento, com ótimos jogos e aprendizado para todos envolvidos. Confesso que eu fiquei admirado com o esforço e dedicação da galera para cumprir o desafio de 48 horas.

Tema

Como em toda edição, o tema para a criação dos jogos só é avisada no momento inicial do evento, e sempre com temas abrangentes que estimulam um grande espectro de criações (um dos temas do passado foi a batida do coração). Nesse ano o tema foi "transmissão".

Diversas obras foram criadas baseadas nesse tema, de ideias práticas como transmissão de ondas até sentimentos, almas e arquivos torrents.

Diversas obras foram produzidas e muito potencial foi demonstrado pelos Devs Brasileiros e do mundo inteiro, mostrando mais uma vez o potencial e determinação dos Indies.

Os jogos criados no evento serão enviados para o site da Global Game Jam, e estarão disponíveis para download gratuito.

Aqui trago para vocês a Obra feito pelo Edwin Jonessozinho em 27 horas de Jam.

Facebook
1
Google
 
Top