No final de Setembro (21-23) rolou em Porto Alegre a terceira edição do DASH games, um evento diferencial sobre games. Normal que vejamos por ai eventos para o público gamer, o material pronto e brilhando para o público, multidões atrás dos grandes títulos e no hype dos lançamentos. Aqui não. Aqui é o dark side desse ramo, o lado do produtor, criador e desenvolvedor dos jogos, aqueles que estão lutando e correndo atrás para dar vida aos seus sonhos e ideias.
A expectativa para um jornalista da área era algo similar à BGS ou BIG festival, algo bem profissional e impessoal e focado nos negócios e promoção dos títulos. Felizmente, não foi a experiência que esse escritor teve.
No segundo dia do evento esse escritor já estava se sentindo em casa, transitando pelo evento com tranquilidade e segurança, adquiri em pouco tempo aquela zona de conforto para trabalhar, escrever, aprender e ouvir. Acreditem, condições maravilhosas para florescer algo bom.
Tudo devido aos participantes do evento, público que beirou duas centenas, foram eles a alma desse evento. Havia pessoas de todas as áreas envolvidas e de todos os níveis profissionais, desde o estudante voluntário que estava em seu primeiro evento, até o profissional daquela dev mundialmente famosa.

Todos com o mesmo brilho nos olhos, um brilho de sonhador, daqueles que estão correndo atrás dos seus sonhos, olhos emoldurados por olheiras escuras. Não era difícil ver os devs no segundo e terceiro dia exaustos e cansados, mas toda vez que alguém chegava para ver o seu jogo, a canseira passava e as forças e o sorriso voltavam, uma das maiores provas do que esse ramo é feito, determinação.
Não somente com o público esse ambiente se proliferava, a união dessa galera é absurda, não existia distinção entre famosos e novatos, profissionais e estudantes, todos ali falavam e compartilhavam com muito entusiasmo e companheirismo. Eu mesmo, como dev iniciante me senti feliz por ter outros nessa jornada e principalmente outros para te apoiar nesse caminho.

Claro que o evento tem seu viés de negócios, que foi realizado com muito sucesso, o evento contou com 143 reuniões de negócios com empresas de cinco países e diversas devs do território nacional. Uma prova que a AdjogosRS realizou o ambiente perfeito para florescer esse cenário na região. Todos lutando e se apoiando para ver seus sonhos virando realidade, e quebrando o espectro de grande e inalcançável, nas reuniões você podia ver iniciantes negociando com estúdios e publishers gigantes da área, todos com conforto e condições.

E os games? Fazer é legal, mas também teve muita coisa boa para jogar, o evento contou com um espaço para o público externo jogar os títulos das empresas, foram mais de 1800 visitantes nos estandes das nossas desenvolvedoras, muitos impressionados com o potencial dos nossos games.
Em suma, o DASH games foi um evento muito bem sucedido como evento da área, mostrando a força e potencial dos nossos desenvolvedores, e claro, um lugar para saber que quem sonha em criar games não está sozinho, e que tem muitos para apoiar e criar laços de amizade duradouros. Muitas amizades e contatos foram feitos no evento.
Muito obrigado pela experiência e estamos aguardando o próximo.