A Microsoft já sugeriu em uma reunião com a Nintendo o tema “interesse de comprar a empresa para ter os jogos first party em um Xbox”. A Nintendo não conseguiu responder mais do que risadas, de acordo com antigos funcionários da Microsoft.
“O Steve [Steve Ballmer, ex-CEO da Microsoft] fez com que nos reuníssemos com a Nintendo para ver se eles considerariam ser adquiridos”, disse o ex-diretor de relações com terceiros da Microsoft para o Xbox, Kevin Bachus.
“[Na ocasião] Eles apenas riram demais. Tipo, imagine uma hora de alguém rindo de você. Foi assim que essa reunião foi.”
Esse período foi muito agressivo para a Microsoft em questão de aquisições, já que eles mandaram propostas também para Electronic Arts, Midway Games e a Square Enix. A EA havia rejeitado e a Square dito que a proposta era muito baixa.
Bob McBreen, o responsável por desenvolvimentos de negócios para o Xbox na época, contou sobre qual investida a Microsoft deu na Nintendo, sugerindo que seu hardware poderia melhorar muito:
“Nós recebemos a Nintendo em 2000 para falar sobre uma sociedade e demos a eles todas as especificações do Xbox.
O pitch era falar que o hardware deles era péssimo, e se comparar ao Playstation realmente era. Então a ideia era chegar tipo ‘escuta, vocês são ótimos em games com Mario e afins. Por que não nos deixam cuidar do hardware?’ Mas isso não funcionou.”
Na época o Nintendo 64 estava no mercado competindo com o Playstation e a Nintendo estava prestes a lançar o GameCube. Nós sabemos o que aconteceu depois disso, mas o que você acha que aconteceria se a Microsoft tivesse concluído sua aquisição?