Criado por Shigeru Miyamoto, mesmo criador de Zelda e Mario, Pikmin é um jogo de estratégia, lançado inicialmente para o Game Cube, em 2001. Em 2013, recebemos o terceiro jogo inédito da franquia, Pikmin 3.
Quem não conhece a franquia, realmente deveria dar uma chance ao seus jogos. Pikmin 3 é um jogo muito bom, que envolve gráficos lindos, estratégia, muita exploração e muitos pikmins!
Resumo:
O planeta Koppai está escasso de alimentos, e então os três personagens principais partem para o planeta PNF-404 em busca de frutas para levá-las de volta ao seu planeta de origem. No início dessa aventura, eles sofrem um acidente e chegam separados ao novo planeta, com sua nave quebrada, e lá, sem nenhuma expectativa, conhecem os pikmins, seres que logo resolvem ajudar nosso protagonista.

O que é ruim para eles, é ótimo para o jogador. O fato de cair separado, com pedaços da nave espalhados, torna a aventura muito melhor, com mais conteúdo e exploração não-linear. Não se trata apenas de coletar frutas, e sim de salvar seus amigos e montar também sua nave.
Posso afirmar que o jogo está brilhante, com mapas bastante criativos, vários tipos de pikmin, chefes alucinantes e um gráfico que faz toda a diferença. Acompanho a franquia desde o seu lançamento, e posso afirmar que Pikmin 3 foi o meu preferido.
O jogo:
O principal ponto do jogo são os pikmins! E neste título temos cinco tipos, cada um com uma função. Os vermelhos podem atravessar o fogo, sendo os primeiros a serem encontrados, e provavelmente será o tipo em maior número; então é bom usá-los também em batalhas. Amarelo para eletricidade e lançamentos maiores, os “pedras” para quebrar vidros, azuis para entrar na água e roxos que voam, mas não são tão bons para luta.

Para quem não está familiarizado com a franquia, logo no início você conhece os pikmins. Após um breve tutorial, você irá comandar alguns do vermelho. É bem simples, eles te seguem para qualquer lugar. Você pode lançar eles, dar ordem de ataque, comanda-los para pegar frutas ou peças. Para tal, basta mirar no inimigo, objeto ou fruta a ser capturado e lançar o pikmin desejado. Não são seres inteligentes, precisam ser comandados.
Algumas moedas são achadas no mapa, e os pikmins podem carrega-las para a base e assim criar mais pikmins. Moedas vermelhas criam mais pikmins vermelhos, e assim por diante. O mesmo esquema funciona para corpos dos inimigos mortos. Quanto maior o inimigo, maior o número de pikmins, que sairão da base feito sementes, e após segundos, suas “antenas” sairão do chão, e já estão prontos para ingressar no seu time.
Ao todo, você pode usar 100 pikmins ao mesmo tempo. Se algum pikmin for produzido nesse meio tempo, será enviado direto para a base, sem a opção de “colher da terra”.
Quanto aos controles, uma atualização posterior ao lançamento melhorou muito a jogabildade. É possível jogar com o wii mote + nunchuk e com o Wii U Pro Controller, mas a jogabilidade com o gamepad é satisfatória, e lembra muito o portátil DS. Você controla a mira para lançar os pikmins pela tela touch, com auxilio da stylus. Em determinados momentos (poucos), não funciona tão bem quando deveria, mas nada que prejudique o jogo. Apresentei o jogo para alguns amigos e eles não tiveram dificuldades com a jogabilidade.
Além disso, o gamepad possui outras funções, como enviar personagens pelo mapa, visualizar o mapa, procurar pikmins perdidos, conhecer mais sobre inimigos, entre outros.

Você controla, além de cinco tipos de pikmins, três personagens, que podem se separar pelo local. Funciona muito bem, pois você pode escolher um local no mapa, e enviar um personagem para lá, enquanto dedica atenção a outro. Quando se tem os três personagens disponíveis, aumenta o número de opções em estratégia.
Outra informação relevante, é que Pikmin 3 possui vários mapas, e ao escolher um, você tem um determinado tempo para explorar a fase, contado na parte de cima da tela. Terminando o tempo, haverá uma contagem regressiva começando no 10, e ao ser terminada, você deixará o mapa automáticamente. Lembre-se sempre de guardar todos os pikmins, de deixa-los perto da base ou juntos com você, caso contrário ficarão no mapa e serão comidos pelos bichos locais que aparecem a noite. Ao todo, cada dia tem 12 minutos.
Quando se colheta frutas, elas viram sucos no final de cada fase, e nos protagonistas precisam de um por dia para sobreviver. Colhete frutas e desbloqueie mais dias disponíveis. É possível jogar 99 dias, mas a campanha principal facilmente é fechada em cerca de 40.

Ao longo do jogo, temos diversos boss que irão dar uma dor de cabeça e liquidar muitos pikmins. Embora não sejam muito difíceis, exigem habilidade e conhecimento da função da cada pikmin.
Os gráficos estão lindos! Desde o lançamento, pikmin apresenta uma arte bem bonita, mas este título supera todos os outros, de longe. Você irá passar por locais de neve, atravessar rios, cavernas, lagos, floresta, tudo em ambientes muito bem trabalhados. A trilha sonora também é ótima, com músicas bem agradáveis.
O jogo não é imenso, mas possui bastante conteúdo. O que aumenta o seu tempo é a exploração. Em determinado momento, um local não parece ter mais nada para fazer. Mas quanto mais se joga, mais aprende sobre os pikmins e libera novos tipos, e quando isso acontece, novas possibilidades aparecem.
Além da campanha principal, e das DLC’s disponíveis na eShop, o jogo possui mais dois modos multiplayer local. O primeiro é semelhante a campanha, mas baseado em missões, onde dois jogadores, cooperando, devem cumprir os objetivos (matar inimigos, coletar coisas, entre outros) com o limite de tempo. O outro modo, Batalha Bingo, propõe uma competição entre dois jogadores em que cada um possui um cartão com objetos que devem ser capturados numa mesma área. O primeiro que capturar objetos de uma linha, ganha. Este modo permite confronto direto entre pikmins e algumas outras particularidades.
Os dois modos são bem legais, e aumentam a vida útil do jogo. Infelizmente não possui nenhum modo online.
Veredito:
Pikmin 3 consegue o que muitos tentam sem êxito: ser original. Este é título da franquia mais equilibrado e bonito, e embora pareça infantil, não é. Viciante, inteligente e criativo, são algumas das características do jogo.
A possibilidade de comandar 3 personagens ao mesmo tempo, com cinco tipos de pikmins, várias fases, frutas, inimigos, tempo limitado e exploração tornam Pikmin um dos melhores títulos do Wii U. Caso não conheça o jogo ainda, dê uma chance!
Visual: 10/10
Jogabilidade: 9/10
Som: 10/10
História: 9.5/10
Carisma: 10/10
Nota final: 9.7
Críticas: mais conteúdo seria bem vindo. Mais dificuldade também e tipos de inimigos diferentes também! Os controles poderiam ser um pouco melhores.