Toads e Toadettes do toda a nossa casa! Como vocês sabem, eu fiquei mais de um mês sem internet e não pude publicar nada, mas claro que eu não gastei esse tempo atoa, entre varias coisas eu comecei e terminei os novos jogos da quinta geração e por isso vou contar o que há de novo e etc.
Para constar, eu usei a versão White 2 para avaliação
Na história do jogo, o novo protagonista é chamado pela professora Juniper para completar a pokédex, dessa vez o argumento é de que, em dois anos, a população de pokemon em Unova mudou, espécies, áreas, raridade, tudo isso mudou. Além disso o rival do protagonista, sai em busca de algo. Em contra partida desses eventos temos uma nova equipe plasma, depois dos eventos em black/white ela se separou em dois grupos, um que busca encontrar N e que segue o que N havia pregado no primeiro jogo, e outro que considera N um traidor e segue as ambições de Ghetsis de conquistar Unova, para isso eles pretendem usar um poder antigo para congelar toda a Unova.
A maior impressão que eu tive no jogo é que a segunda versão veio para adicionar algumas coisas que ficou de fora da original mas que claramente podia ter sido colocada no anterior ou melhorar as que já existiam, a campanha principal não é tão agradável nem tem um desenvolvimento tão épico como os dois jogos anteriores, mas o jogo não perde o brilho, os protagonistas e o rival não são tão legais.
Mas que mecânicas são essas?
A primeira mecânica adicionada e talvez a mais útil é a pokedex poder listar os pokemon por habitat, isso torna realmente mais fácil capturar todos os pokemons disponíveis no jogo, mostrando cara rota ou cidade e todos os pokemons encontrados nas graminhas, na água ou pescando, quando se encontra todos os disponíveis uma pokebola cinza aparece, e quando todos eles são capturados essa pokebola fica vemelha, além disso, aparentemente o sistema de critical capture é mais comum de acontecer, já que existem mais monstrinhos disponíveis.
Agora os pokemons com habilidades diferentes não se limitam aos capturados pelo Dream World. Em várias rotas é possível encontrar entradas secretas em que se podem encontrar itens e pokémons com habilidades raras e até pokemons que só são disponíveis na versão oposta, porém nem tudo é um mar de rosas, sempre que você pega o item ou derrota ou captura o pokemon, ela tem possibilidade de 0,5% de se regenerar a cada 255 passos, podendo ter um novo item/pokemon/ ou nada, ou seja é bem difícil e para piorar a situação, a coisa mais difícil de aparecer é justamente os pokémons, o que mais aparece são os adubos de sinnoh, o problema é que nesse jogo eles são inúteis, mas você pode vender para um maniaco por um preço bem baixo, fora isso só poções e antídotos.
As graminhas que se mechem tem uma variação muito maior de pokemons, não se limitam somente à Aldinos e Emolgas, normalmente são evoluções finais dos pokémons disponiveis nas gramas normais.
Na bolsa existe um bolso vago, os itens dos outros bolsos podem ser transferidos para lá, isso ajuda muito na hora de localizar um item que se usa com frequência, e além disso os itens podem ser arrumados de muitas maneiras.
O Pokéstar Studios é uma nova facilidade que permite obviamente fazer pequenos filmes, é uma opção de minigame ao péssimo pokémon musical, no começo é divertido, mas na terceira vez que se tenta se torna repetitivo e chato, mas vale a pena poder rever a Sabrina.
Outra facilidade nova é o Pokémon World Tournament que permite lutar contra vários treinadores, inclusive os lideres de ginásio dos jogos anteriores e eles são muito difíceis.
A Join Avenue permite adicionar vários shops úteis e ir evoluindo conforme os NPC visitam ela a cada nível mais itens e serviços são disponibilizados, você pode receber mais clientes fazendo qualquer interação com outro jogo da quinta geração, quase como uma black city / white forest.
A Black City e White Forest agora não oferecem nada do que era oferecido nos primeiros jogos, mas em compensação agora eles tem uma instalação onde se lutam com vários treinadores de diferentes níveis, talvez essa seja a melhor solução para treinamento, já que o novo sistema de experiencia da quinta geração é bem mercenário e torná bem difícil treinar pokemons de níveis altos, o treinador mais forte dessa instalação está com os pokemons em nível 70, e não há nada como só lutar uma vez ao dia, pode-se desafiar o quanto quiser.
Graficamente o jogo não mudou nada da primeira versão, mas todas as cidades sofreram alguma alteração, os ginásios são todos diferentes e ter mais pokemons disponíveis e novas cidades, mesmo que pequenas foi o trunfo para deixar Unova com ar de diferente, existe muito o que fazer mesmo depois de terminar a campanha secundária do jogo. Mas uma coisa que me aborreceu muito mesmo na primeira versão é que Unova não tem áreas de exploração, as rotas são todas lineares, diferente da segunda e da terceira geração em que ter acesso a um TM te dá acesso a uma caverna ou uma parte escondida de uma rota, eu esperava realmente que mudassem isso nas áreas adicionadas, mas isso não aconteceu.
Visual: 8/10
Som: 9/10
Jogabilidade: 8/10*
Diversão: 9/10
Nota final: 8
*A jogabilidade perdeu pontos porque não tem nada à la Batalha da fronteira o que deixa tudo bem repetitivo
Pelo o que há de bom, ruim e não muito bem trabalhado eu recomendo a todos