Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon, chegaram no 3DS neste dia 17 de novembro, representando as tão aguardadas – e tradicionais – versões especiais que sempre existiram na série, desde os tempos de Green, Red e Blue.
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Artwork Oficial da série Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon |
Ao contrário de suas versões anteriores, onde fomos apresentados não somente a um continente novo (Alola), como também às mais diversas alola forms, dessa vez, Pokémon Ultra nos surpreende logo de cara com uma surpresa: National Dex. Sim, todos os Pokémon das versões anteriores dão as caras aleatoriamente nessa nova jornada. Até mesmo a inteligência artificial do jogo recebeu um sutil aumento, portanto não esperem por desafios meia-boca com treinadores inexperientes, pois o jogo exigirá até mesmo dos mais experientes treinadores. O treinadorzão da porra aqui, se achando o mestre, já começou perdendo algumas partidas antes mesmo do primeiro trial…
O game, que pede 3.8GB do seu 3DS, traz os jogadores ao mesmo mapa de antes…mas não exatamente com os mesmos personagens e Pokémon vistos em nossa última visita. Desta vez, a aventura seguirá por um rumo ligeiramente diferente, mas que ainda assim prenderá os jogadores por pouco mais de 40 horas (terminei o game nesse timming) de diversão.
O main game é quase o mesmo de antes: os treinadores passarão pelos trials, e quem já passeou por Sun e Moon notará algumas mudanças, tanto nos diálogos quanto nos acontecimentos acerca desta nova versão. Aliás, sobre essas adições própriamente ditas, houveram sim algumas e que deram um boost considerável no jogo. Uma delas é a possibilidade de jogarmos com os Pokémon Totem, que em Sun e Moon eram Pokémon apenas enfrentáveis. E para que os jogadores possam batalhar com eles, será necessário reunir todos os 100 stickers espalhados por Alola. A cada 20, você deverá falar com o primo do Professor Oak, que estará na praia lhe aguardando para trocar seus adesivos. Essa é a listagem de quantos são necessários para a troca, e os exclusivos de cada versão:
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Temos que pegar todos…como sempre |
20 Stickers – Gumshoos (Ultra Sun)/Raticate (Ultra Moon)
40 Stickers – Marowak (Ultra Sun)/Araquanid (Ultra Moon)
50 Stickers – Lurantis (Ultra Sun)/Salazzle (Ultra Moon)
70 Stickers – Vikavolt (Ultra Sun)/Togedamaru (Ultra Moon)
80 Stickers – Mimikyu
100 Stickers – Ribombee (Ultra Sun)/Komo-oo (Ultra Moon)
E por falar em Pokémon exclusivos de cada versão, é válido ressaltar que eles permanecem exatamente os mesmos de suas versões anteriores. Inclusive já falamos sobre isso, e quais são os de cada versão.
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Folheto informativo sobre os Pokés exclusivos de suas respectivas versões |
Outro add-on bem legal presente em USM é o Alola Photoclub. Aqui é o lugar pra fazermos aquela pose bacana e mandar uma selfie ao lado dos nossos monstrinhos favoritos – e nas mais variadas poses possíveis -. Existe também a possibilidade de incrementar suas fotos com adesivos assaz chamativos, esses os quais os jogadores encontrarão ao longo de sua jornada (e quanto mais fotos forem tirando)
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Porque se não for pra fazer selfie assim, a gente nem faz |
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Passear de Mantine é mais do que legal: é necessário |
Mesmo o plot de USM sendo basicamente o mesmo de seus predecessores, e com alterações de enredo singelas, Alola continua nos surpreendendo. Dessa vez, os jogadores retornarão ao continente para resolver um grande problema que o Ultra Beast Necrozma causou: Ele roubou toda a luz da cidade de Ultra Megalopolis, que fica a algumas centenas de milhares de anos-luz no tempo, e que só pode ser acessada através dos Ultra WormHoles. Para isso, ele precisou se fundir aos Pokémon lendários, Solgaleo/Lunala.
Quem joga a versão Ultra Moon, no início passeia pelas fendas temporais em um Solgaleo; quem joga o Ultra Sun, o fará em uma Lunala. É claro que com o tempo você poderá alternar entre um e outro. USM também traz aos jogadores quatro novas Ultra Beasts: Polipole (e sua evolução, Naganadel), Stakataka e Blacephalon. E 1 pokémon lendário misterioso, que é o Zeraora. Alguns destes já foram oficialmente revelados, mas outros a Nintendo por enquanto não se manifestou (e não seremos nós a estragarmos essa grata surpresa).
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Zeraora é um Pokémon lendário 100% Elétrico |
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Polipole e sua evolução, Naganadel: absolutamente competitivo |
Isso mesmo caríssimos leitores, é claro que Pokémon Go! não poderia ficar de fora dessa festa. Na semana de lançamento dos novos games, a Nintendo disponibilizou uma atualização que coloca os jogadores enfim em contato com o novo continente. Isso tudo faz parte de uma mecânica que ainda será introduzida nos consoles. Exatamente, Pokémon Go! (mobile), conversará SIM – em um futuro ainda não revelado – com os consoles domésticos. Nele, há certos Pokémon, como os Pikachus de evento, que serão portados para os consoles, aumentando assim seu rate de raridade e colecionabilidade. Agora, sobre os avatares disponíveis…confesso que, com aquelas roupas infantis, eles ficaram no mínimo…excêntricos.
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Nossa equipe até tentou fazer um cosplay idêntico…mas foram proibidos de entrarem em suas casas |
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Nosso treinador exibe orgulhoso sua mais recente captura |
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Bora passear de Solgaleo/Lunala pelo tempo-espaço |
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No começo é legal, mas nas caçadas a missão torna-se árdua. Porém, dá pra mudar pro Circle Pad. |
Das mecânicas que não gostei, está em fazer caça nos Ultra Wormholes. No começo é até legal brincar de mexer o 3ds, mas, com o tempo, você acaba percebendo que o console não responde muito bem aos movimentos, o que torna essa experiência um bocado penosa. Contudo, é possível alternar para o modo manual/circle pad, bastando ir ao prédio da Game Freak em Heahea City e conversar com um NPC de lá. Isso com certeza fará a diferença durante a sua caçada pelos lendários.
Outro aspecto que causa uma certa frustração, é sobre a interatividade com a Rotom Dex. Apesar de ser interessante pelos boosts que ele dá, ela não é nada prática: sempre que você precisar consultar o mapa, estará lá o Rotom pedindo sua atenção ou falando coisas que…enfim…não agregam muito valor útil à aventura.
É capaz que muitos de vocês tenham ouvido falar “mais do mesmo”. De fato, Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon apresenta praticamente o mesmo plot: se passa na mesma região, com os mesmos personagens até eu estava a pensar assim antes. Só que não, não se trata apenas de mais do mesmo. Tratam-se de adições que os tornam versões definitivamente completas. Para quem ainda não entrou em Alola por SM, este é o game indicado. “Ah mas eu já joguei o SM”. Muito bem. Aconselho então a recomeçar sua aventura pela versão diferente da qual você jogou anteriormente. Além dessa ser a sua oportunidade em conhecer sobre o plus do enredo, há também o fato de que, como os lendários de cada versão são os mesmos, a alternância entre elas lhe trará a chance de capturar os exclusivos da outra.
Além de tudo isso, Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon tem um pós game absurdamente mais legal do que em Sun e Moon. Tem a Battle Tree, tem o novo Battle Agency, onde é possível pegar Pokémon rental e cair nas batalhas sem dó. Temos todos os Pokémon lendários das outras versões dando as caras nos Ultra Wormholes, o que é sensacional, já que antes isso só era possível por meio de eventos ou através de trades das gerações passadas. Há um NPC em Seafolk Village/Poni Island que ensina a técnica Dragon Ascent, se você mostrar um Rayquaza pra ele. Rayquaza com Dragon Ascent, só era possível em outras gerações por meio de um evento realizado pela Toys R US. Finalmente temos também o retorno triunfal de todos os vilões das séries anteriores. Eles aparecem em uma quest muito especial envolvendo a nova Equipe Rainbow Rocket, liderada por um certo vilão já conhecido de outros carnavais…alguém adivinha quem é ele?
E sim treinadores, vocês enfrentarão Pokémon poderosos, como Mewtwo, Kyogre, Groudon, entre outros. Como eu falei no começo, a AI do game está ligeiramente maior, então, aconselho vocês a salvarem sempre antes das batalhas começarem. A inclusão do Move Tutor aumentou em muito o fator competitivo do jogo. Pra quem gosta (como eu), isso é um prato muito cheio.
Pokémon Ultra Sun & Pokémon Ultra Moon é enfim o game definitivo dos monstrinhos de bolso, que se despedem do 3ds de cabeça erguida e com muito estilo. Bye bye Alola, nos vemos agora só no Switch, quem sabe no ano que vem 😉
- Visual 10/10
- História 7/10
- Jogabilidade 8/10
- Trilha Sonora 9/10
- Carisma 10/10