Bem-vindos a nossa nova coluna aqui no A Casa do Cogumelo! No Baú Big N, iremos mostrar alguns detalhes e informações das grandes franquias da Nintendo, com várias informações, curiosidades e os fatores que levaram tais franquias a terem grande destaque no hall de jogos da empresa. Se você sentir falta de alguma informação, você está certo, e estamos preparando algo maior para breve.
Vamos por partes. Neste primeiro Baú Big N, começaremos com o meu xodó, e curiosamente uma das franquias que tem menos informações por aqui no Brasil. Ao menos em tudo o que procurei.
Em 21 de Novembro de 1990, a Nintendo lançou no Japão uma das primeiras provas do que o seu Super Famicom era capaz. Com gráficos estonteantes para época, jogabilidade única, e uma dificuldade impressionante, F-Zero garantiu o seu marco na história dos games não pelos seus diferenciais, mas pelas particularidades que carregariam por muito tempo.
O Começo de Tudo
A Mode 7 permitiu inovações para vários gêneros, como na série Pilotwings, por exemplo. |
F-Zero também foi o primeiro trabalho oficial do Nintendo EAD (Entertainment, Analysis and Development), estúdio formado pela junção de diversas equipes dentro da Big N, chefiadas por Shigeru Miyamoto, que idealizou o projeto. Entre outras produções de destaque pelo grupo no Super Nintendo, estão também The Legend of Zelda: A Link to The Past, Super Mario Kart e o primeiro Star Fox.
F-Zero tem um easter egg interessante com o estúdio EAD… Veremos em breve |
A Nintendo apostou alto em sua primeira empreitada com Super Nintendo. Já sabemos que sua outra investida, Super Mario World, foi um sucesso lembrado até hoje como um dos melhores games da história.
A Recepção Surpreendente
Chutando a porta na geração 16-Bit |
Embora não víssemos os personagens dentro do game, Pico, Dr.Stewart, Samurai Goroh e Captain Falcon ganharam seu destaque nos quadrinhos que vinham em conjunto com o manual de instruções do jogo. Na verdade, só veríamos Captain Falcon em ação de verdade apenas em Super Smash Bros. Comentaremos mais adiante sobre estes personagens.
Além dos detalhes das naves e a quantidade de pistas, todas muitos variadas em design e ambientações (ambientes urbanos, aquáticos, vulcânicos, florestais, desérticos….), F-Zero ainda apresentou outros fatores que seriam marca registrada na série. A cada volta realizada na pista, um booster era concedido ao jogador para atingir velocidades ainda maiores, porém deve ser usado com cautela para evitar colisões com os limites da pista, que causavam dano. Por falar em dano, uma barra na tela diminuía à medida que as colisões aconteciam, e caso zerada, o jogador perdia uma vida, reiniciando a corrida.
Estes e outros fatores chamaram atenção para o principal aspecto de F-Zero: a dificuldade. Se a IA das naves já não fosse complicada o bastante, e as pistas chegassem a dificuldades insanas nos campeonatos mais avançados, a cada volta é obrigatório estar acima de uma colocação determinada na pista, forçando o jogador a chegar em terceiro para cima na última volta.
Todos estes fatores já poderiam ter dado nota máxima da crítica na época. Mas tantas inovações impediram a inclusão de um modo multiplayer, algo que mesmo o outro game de lançamento do Super Nintendo, Super Mario World, tinha suporte para dois jogadores de uma maneira até bem interessante.
Ainda assim, este fator não tira o brilhantismo do jogo, que vendeu mais de 1.1 milhão de cópias em menos de 2 meses no Japão. E mesmo nas listas atuais, o primeiro game continua figurando como um dos melhores e mais importantes da história.
Apesar da continuação oficial de F-Zero ter saído em 1997, com F-Zero X, game que estabeleceu todos os padrões atuais da série, o Super Famicom ainda receberia outras duas continuações de maneira única no Japão.
As Versões Japonesas Perdidas
… E duas continuações para F-Zero. F-Zero BS Grand Prix trazia novas naves (redesigns dos quatro modelos apresentados no game original), pistas e copas, enquanto F-Zero BS Grand Prix 2 trouxe apenas mais um nível de dificuldade.
As Continuações Competentes
É o que veremos na segunda Parte do Baú Big N. Espero que tenha gostado, pois daqui a 15 dias teremos mais. Não perca!