Cyberpunk 2077 acabou sofrendo muitos problemas em 2020, primeiro pelas datas prometidas que foram descumpridas, depois pelos escândalos envolvendo a prática de crunch, e agora, mesmo lançado, o jogo é palco de polêmicas por sua performance abaixo do esperado, principalmente no Playstation 4 e Xbox One, os “console base” da Sony e Microsoft, respectivamente.
Essa performance abaixo do desejado somado a bugs e outros problemas fizeram muitos consumidores infelizes, o que gerou inclusive um comunicado via tweet da própria CD Projekt Red (ou CDPR para abreviar) incentivando o reembolso, pedindo desculpas por não divulgar gameplays nos consoles base e prometendo grandes patches de correção separados em pacotes que sairão em janeiro e fevereiro. Confira:
O grande problema foi que a Sony/PSN barrou esses pedidos, instruindo os jogadores para que esperem patches entre janeiro e fevereiro, conforme a própria CDPR prometeu no tweet acima.
Mais tarde foi entendido que a desenvolvedora nunca entrou em contato com a Sony ou a Microsoft a respeito desse comunicado do reembolso, o que vira mais um episódio de não conexão com os jogadores ou quem os apoia.
Os jogadores que receberam uma negativa da Playstation porém, receberam um outro contato da CDPR, que prometeu instruir jogadores com reembolso, até o dia 21 de dezembro. O e-mail recebido tem essa cara:

“Esta é a confirmação de que recebemos sua solicitação de assistência para refudar uma cópia do console do Cyberpunk 2077. Como esse e-mail é eenviado automaticamente, peedimos para não responder. VOltaremos a falar com vocêe o mais rápido possível, não antes do fim de 2020, com informações contendo os próximos passos.
Se você possui uma cópia digital no Xbox, visite o suporte deles para detalhes. Se você possui uma cópia digital no PlayStation, por favor, espere que entremos em contato com você.”
O e-mail mostra que o problema parece estar centralizado principalmente no lado de compras feitas para a versão de PlayStation, o que também coincide com a maioria dos jogadores que recorrem às redes sociais para divulgar reclamações sobre todo esse processo.
A promessa de reembolso foi prematura, e parece que a própria CDPR irá correr atrás do prejuízo! Você enxerga isso funcionando bem?