E aí, comprou o Wii U e está perdido? Diferente dos antigos consoles, os atuais não exigem somente instalação, e então está pronto para jogar. Você precisa atualizar, configurar, criar uma conta, e talvez depois disso está pronto. Por isso criamos esse guia! Colocaremos as principais dúvidas dos novos usuários que observamos pela internet ao longo do ano de 2014.
Dúvidas básicas:
O console possui retrocompatibilidade (é o único console de mesa dessa geração com essa função). Ou seja, todos os jogos do Nintendo Wii funcionam no seu sucessor – mas, claro, os jogos do Wii U não funcionam no Wii – inclusive os controles também são aproveitados.
O console possui trava de região, dividida, resumindo, entre América, Europa e Ásia. Desta forma, somente os jogos comprados na região da América (EUA, Canadá, Brasil, etc) funcionam no console americano. Já os controles e acessórios são universais.
Na cor preta, o console possui um HD de 32GB e um acessório para apoiar o Gamepad (o controle), enquanto que na cor branca ele possui um HD de 8GB e não vem com este acessório. Fora isso, os dois são iguais. Carregadores, cabo hd, barra sensor igual à do Wii, console e o Gamepad, que é o controle do videogame, similar à um tablet (foto).
O console possui diversos bundles, que são os kits do console com algum jogo, ou até mesmo com um controle extra. Atualmente, é possível encontrar vários, inclusive no Brasil. Temos o bundle com The Legend Of Zelda: Wind Waker, com o New Super Mario Bros., Mario Kart 8, entre outros. Fica a critério do consumidor.
Para jogar os jogos do Nintendo Wii, é necessário os controles destes, ou seja, o Wii Remote e o nunchuk.
Sim, é possível jogar online, comprar jogos virtuais, assistir Netflix, Youtube e tirar prints direto do jogo e postar em redes sociais! Quanto ao HD, o Wii U tem suporte para HD’s externos e USB 3.0 de até 2TB. No site da Nintendo (aqui) é possível ver uma lista com alguns modelos indicados.
Após comprar o console:
Após comprar o console, e instalar na TV, você terá que conectar na internet e atualizar o sistema. Talvez demore um pouco, mas é essencial. O sistema melhorou muito desde que foi lançado, e essas atualizações são obrigatórias.
Depois, crie seu usuário. Só fique esperto, pois a eShop, loja virtual da Nintendo, não funciona no Brasil, então você terá que colocar como país, EUA ou Canadá. Quanto aos EUA, não dá para comprar direto com o cartão; são necessários cartões pré pagos vendidos até 50 dólares. Já na conta canadense, você consegue comprar direto do cartão de crédito internacional. Não apague nunca o seu perfil, pois com ele, todos os jogos são excluídos.
Na eShop você consegue comprar jogos digitais, DLCs, baixar demos, entre outros. A maior parte dos jogos físicos estão disponíveis para vendas virtuais, além dos inúmeros jogos indies e dos clássicos de NES, SNES e de alguns jogos de portáteis(GBA) e até de Wii! A eShop é muito interessante, pois muitas vezes alguns jogos demoram para chegar aqui, ou até mesmo não chegam nas grandes lojas. O jogo Captain Toad: Treasure Tracker por exemplo, foi lançado dia 05/12/2014 e está difícil de achar em mídia física. Algumas promoções também exigem a eShop, como quando Mario Kart 8 foi lançado, era possível escolher um jogo extra dentre quatro para ser baixado de graça até o final de julho/2014.
Crie também uma conta no Club Nintendo (embora esteja sendo descontinuado, ainda é possível usufruir do programa de recompensar, veja a notícia aqui), e assine a newsletter no site oficial da Nintendo. Eles sempre mandam promoções, lançamentos e dentre outros. Já no Club, você cadastra seus jogos comprados e ganha pontos, que podem ser trocados por prêmios mensais. Costumam ser downloads de jogos de SNES e acessórios (que não são entregues no Brasil). Na eShop, lá no final, ensina como conectar sua conta no Club com o Wii U.
Após tudo isto, você está livre para jogar. Alguns jogos necessitam de atualização na primeira vez que entram no console. Sugiro ativar a atualização automática!
Acessórios:
O Wii U possui diversos acessórios. O controle principal é o Gamepad (caso quebre, é possível encontrar para comprar em sites de vendas), que é similar à um tablet, possui uma tela touchscreen, sensor de movimento, NFC (para os amiibos, que melhoram a experiência do jogo salvando características de seus personagens para você jogar com ele em outros consoles) e é possível jogar direto na tela do Gamepad, sem precisar da TV. Os acessórios estão aqui, e os principais são, o Wii Remote Plus (o famoso palito, com o mote embutido, acessório essencial para alguns jogos), o nunchuk, que é encaixado ao Wii Remote, e o Wii U Pro Controller.
Dentre esses, eu sugiro o Wii Remote Plus + Nunchuk. Serve tanto para jogos de Wii, quanto para jogos de Wii U (alguns podem ser usados até no lugar do Gamepad, mas a maioria somente para multiplayer). Existem jogos, como o Wii U Party, que vem o controle junto com o jogo (sem o nunchuk, que é bem mais barato).
Na eShop e na caixa dos jogos e possível saber quais controles são suportados.
Dúvidas em geral :
Outros problemas podem ser resolvidos pelo suporte da Nintendo. Tanto pelo site de Portugal, quando pelo Americano, eles são bem solícitos. Outra saída também seria a internet, que possui bastante informação.
É possível comprar jogos e acessórios em sites internacionais, lembrando sempre de se atentar a sua região. Tome cuidado com os acessórios, pois existem muitos paralelos sendo vendidos! Opte sempre que possível por sites de confiança.
Principais jogos de Wii:
Da geração passada, o Wii foi o console mais vendido. Além de inovador, possui muitos jogos baratos, que podem ser encontrados na internet com facilidade, tantos novos como usados. Irei citar alguns exclusivos que são eternos, mesmo na nova geração:
Principais jogos de Wii U:
O Wii U já conta com diversos títulos de peso, para agradar a todos. Seguem alguns dos mais indicados:
E abaixo temos alguns títulos anunciados para 2015, e outros não anunciados, mas que todos queremos ver no console!
Dentre os anunciados temos: Star Fox, Xenoblade Chronicles X, Splatoon, Mario Party 10, Zelda U, Yoshi’s Woolly World, Devil’s Third, dentre outros. Os não anunciados, mas desejados por todos são o Mario Galaxy 3, Metroid U e Mario Sunshine 2.
E aqui nesse link podemos ver o que esperar do Wii U em 2015. Boa sorte com o console e boa diversão a todos!