O que eu aprendi com o Kickstarter e Steam Early Access, é que se você fazer isso antes de ter algo definido e jogável, é que esse é um empreendimento extremamente arriscado, que pode ser muito prejudicial para a qualidade final do jogo.
Se eu pudesse voltar no tempo, eu não teria lançado uma campanha no Kickstarter logo no início do desenvolvimento do jogo, e sim quando estivesse quase o terminando. Não estou dizendo que eu nunca faria uma campanha no Kickstarter novamente, mas se eu fosse fazer isso, gostaria de lançar um demo quando estivéssemos na metade do jogo, para o jogador ver e saber se vale ou não a pena investir na campanha.
O que não funciona na minha cabeça, é colocar uma ideia no Kickstarter e dizer: “Essa é a nossa ideia, nos dê dinheiro para que possamos a transformá-la em um jogo”. Eu não acho que isso funciona. Porque eu acho que acaba acontecendo o que houve com Godus, as pessoas tinham uma visão do que o jogo seria e a minha visão do resultado final foi diferente.
E então, você concorda com Molyneux? Também acha que campanhas para financiamentos de jogos são um negócio arriscado? Comente!


