Ei Gamer! Há 18 anos foi lançado pela empresa coreana Gravity um dos MMORPG mais famoso da última década, o Ragnarok Online. O game foi um dos primeiros games do país a chegar no Brasil, sendo inclusive traduzido para português e distribuído pela empresa Level Up Games. O game foi inspirado principalmente na mitologia nórdica, segundo a mitologia Ragnarok é uma espécie de apocalipse.
Gameplay

O sistema do jogo conta com dois tipos de níveis, o nível base e o nível de classe. Os pontos de nível de base são distribuídos entre: Força, Agilidade, Vitalidade, Destreza, Inteligência e Sorte.
Existem diversas builds para cada classe escolhida, por exemplo, caso o jogador opte por jogar de cavaleiro, é possível ser um cavaleiro de agilidade (que joga com espadas) ou cavaleiros de vitalidade (lança).
Os níveis de classe desbloqueiam as habilidades de cada classe.
Classes Originais

No início do game, o jogador começa com a classe Aprendiz, após atingir o nível de classe nove, é possível escolher uma das classes iniciais: Espadachim, Mago, Arqueiro, Mercador, Gatuno ou Noviço.
A partir do nível de classe 40, cada uma dessas classes se subdivide em duas classes:
Espadachim -> Cavaleiro ou Templário;
Mago -> Bruxo ou Sábio;
Arqueiro -> Caçador ou Bargo/Odalisca (caso seu personagem seja do sexo feminino);
Mercador -> Ferreiro ou Alquimista;
Gatuno -> Mercenário ou Arruaceiro;
Noviço -> Sacerdote ou Monge;
Renascimento (Transclasses)
Quando o jogador chega ao nível base 99 o personagem renasce e volta a ser aprendiz, após isso ele volta a ser a sua primeira classe e novamente a partir do nível de classe 40, é possível se transformar em Transclasse:
Cavaleiro se torna Lorde
Templário se torna Paladino
Bruxo se torna Arquimago
Sábio se torna Professor
Caçador se torna Atirador de Elite
Bardo/Odalisca se tornam Menestrel/Cigana
Ferreiro se torna Mestre-Ferreiro
Alquimista se torna Criador
Mercenário se torna Algoz
Arruaceiro se torna Desordeiro
Sacerdote se torna Sumo-Sacerdote
Monge se torna Mestre
O Ápice de Cada Classe
Após uma longa jornada, o jogador pode finalmente alcançar todo o potencial de cada classe, apesar de ser possível atingi-la após renascer, normalmente esta classe é mudada logo após alcançar a transclasse. E finalmente, vamos lá:
Lord/Espadachim se torna Cavaleiro Rúnico
Paladino/Espadachim se torna Guardião Real
Bruxo/Mago se torna Arcano
Professor/Mago se torna Feiticeiro
Atirador de Elite/Arqueiro se torna Sentinela
Menestrel/Arqueiro se torna Trovador
Cigana/Arqueira se torna Musa
Mestre-Ferreiro/Mercador se torna Mecânico
Criador/Mercador se torna Bioquímico
Algoz/Gatuno se torna Sicário
Desordeiro/Gatuno se torna Renegado
Mestre/Sacerdote se torna Shura
Ao longo de quase duas décadas, algumas classes especiais como o Ninja e o Justiceiro foram lançadas, porém as mencionadas até aqui são as mais nostálgicas.
WoE
Um dos pontos altos do Ragnarok é a Guerra pelo Emperium (WoE), a guerra é uma batalha dos clãs do game pelos castelos espalhados pelo mapa. Ela acontece em determinados dias e horários, os clãs vencedores ficam com os castelos e precisam defendê-los na próxima guerra.
Inspirações
Ragnarok inspirou diversas outras mídias, não só games como Ragnarok Online DS e Ragnarok Eternal Love Mobile, mas também um cardgame chamado Ragnarok TCG e até um anime chamado Ragnarok Animation.
Mesmo depois de duas décadas, Ragnarok ainda é um game com milhares de combinações para gameplay e horas de divertimento garantido. A cada novo personagem criado, é possível trilhar uma nova jornada completamente diferente.