Na segunda, Microsoft e Facebook anunciaram parceria para transicionar usuários do Mixer para o Facebook Gaming. O Mixer será reduzido, alocando sua tecnologia ao Microsoft Teams, ferramenta para comunicação de equipes, até que, no dia 22 de julho, os sites e aplicativos do Mixer farão redirecionamento para as plataformas do Facebook. O Project xCloud, serviço de gaming na nuvem, começará a aparecer no Facebook, como contrapartida.
Mixer alcançou picos de exposição quando fechou parceria com Tyler “Ninja” Blevins, que passaria a transmitir exclusivamente pela plataforma, abandonando o Twitch, onde já tinha sucesso, mas vinha em declínio.
Em conversa com a Polygon Monday, Phill Spencer disse:
“Nos tomamos a decisão no início do ano de mudar a abordagem. Não iríamos continuar com o Mixer como era e queríamos encontrar um parceiro com visão similar de como os jogos podem evoluir e o impacto que podem ter e que tivesse recursos únicos para abraçar a comunidade do Mixer e fazê-la crescer a um nível de tamanho e impacto que eu acho que ela merece e precisa. Streamers olham para as capacidades de stream como seu sustento. É assim que eles ganham sua renda. Alcançar mais e mais clientes é importante para o ecossistema, e achar um parceiro como Facebook, que pode realmente dar o alcance que a comunidade precisa é, na minha opinião, crítico para o sucesso em longo prazo.”
Vivek Sharma, chefe de produtos gaming no Facebook, acrescenta:
“Criadores parceiros do Mixer terão a opção de se juntar ao Facebook e manter seu status. Faremos o nosso melhor para igualar suas obrigações atuais sob novos contratos de nossa parte.”
Criadores que ainda não são parceiros poderão aderir ao Level-Up Program, que dará acesso imediato a monetização “similar a dos criadores parceiros”.
Um dos pontos fortes do Mixer eram as ferramentas de moderação e sua inclinação a cultivar comunidades não-tóxicas, assunto sobre o qual Sharma comenta:
“Esperamos manter a comunidade saudável do Mixer e alinhá-la aos valores do Facebook Gaming para manter o espírito do que o Mixer se tratava. Essa é uma das maiores prioridades dos nossos programas.”
Phil Spencer, por sua vez, enfatiza a importância da integração do Project xCloud no Facebook, prevendo experiências de jogo a um clique na rede social futuramente, se fortalecendo contra aquelas que ele considera as grandes rivais no âmbito de jogos na nuvem, a Amazon e o Google. Sharma completa:
“Achamos que uma das várias coisas animadoras no futuro é como jogos na nuvem mudarão completamente a forma de acesso a conteúdo e jogos, então estamos esperando um mundo em que, trabalhando junto com o time do Xbox e o time do Phil, nós possamos construir novas experiências onde alguém pode navegar pela Facebook e encontrar jogabilidade profunda e imersiva e, então, continuar no Xbox ou no PC.”
A transição também dá a oportunidade do time da Xbox focar em jogos e no lançamento do Xbox Series X, de acordo com Spencer:
“Nós temos um lançamento de console este ano, temos o lançamento do Project X este ano, e temos vários ótimos jogos a caminho. Então, para nós, quando penso nas áreas que estamos investindo, quando penso no nosso aumento contínuo em consoles e fora deles, quando penso sobre investimentos em nossos estúdios e no incrível crescimento que temos visto neles e nosso foco no xCloud, e no futuro que vemos na possibilidade de jogar e fazer stream de jogos dos data centers Azure, é uma decisão que temos que tomar para focar na organização.”
Sharma acrescenta que usuários do Mixer não serão forçados a transicionar para o Facebook. A decisão de onde levar seu conteúdo e comunidade será do próprio usuário:
“Suas crenças são suas crenças e eles são muito bem-vindos a se juntar ao Facebook Gaming. Nós sabemos o que é preciso para cultivar e fazer a curadoria de comunidades seguras para as pessoas. O Facebook é certamente uma das plataformas mais analisadas do mundo e, por causa disso, que temos tantas ferramentas e tanto disponível para garantir que as pessoas tomem conta de suas comunidades.”