Enredo:
Tudo se passa em Chicago, mas é claro que no universo de Watch_Dogs foram estabelecidas algumas diferenças em relação à nossa vida real (ou pelo menos à história oficial das coisas). Por exemplo, no jogo um hacker chamado Raymond Kenney foi o responsável pelo apagão que ocorreu nos EUA e no Canadá em 2003. Também existe um sistema único responsável por toda a ligação em rede chamado ctOS, em português “Sistema de Operação Central”, que focou em eficiência do tráfego, controle de criminalidade, eco-desenvolvimento e telecomunicações por toda Chicago, ou seja, tudo (ou quase) que se pode imaginar na cidade é operado por essa rede. É claro que isso inclui dados de todos os moradores da cidade…
O protagonista é Aiden Pearce, um hacker que com certeza foge daquele estereótipo de nerd de TI. Ele é um anti-herói descrito como “um homem moldado pela violência e obcecado pela tecnologia” e sabe fazer uso da porrada tão bem quanto de seu smartphone, já que no passado ele fora um criminoso. Infelizmente para Aiden, esse seu estilo de vida acabou por resultar em uma tragédia familiar violenta, dando a ele uma motivação pessoal de vingança para ir atrás dos responsáveis pelo que aconteceu e ao mesmo tempo enfrentar um sistema corrupto, o famoso “fazer justiça com as próprias mãos”. Pearce tem 39 anos e apesar de ter crescido em Chicago, nasceu em Belfast, Irlanda do Norte.
Até o momento foram revelados alguns personagens aliados de Aiden: Clara Lille, uma hacker que também tem seu passado sujo e é do tipo sedutora e perigosa; Jordi Chin, alguém que “dá um jeito” nas coisas em troca de dinheiro (se livrar de alguém por exemplo) e que tem uma relação complicada com Pearce, são do tipo que se detestam, mas que confiam um no outro; e T-Bone Grady, basicamente um cara que já era um hacker de porão muito antes de se cogitar que a internet fosse o que é hoje, e que encara como um desafio para a sua mente ter acesso a coisas que lhe são restritas, e portanto ele simplesmente vai lá e faz.
Jogabilidade:
Como qualquer jogo de Ação/Aventura que se preze, Aiden pode atirar, bater com o bastão, escalar, explorar os prédios da cidade (que é um mundo aberto) e etc. O site oficial afirma ter mais de 30 armas tradicionais. Além disso, a equipe produtora da franquia Driver ficou responsável por fornecer um conjunto de veículos para o jogo, permitindo que você tenha a possibilidade de dirigir mais de 65 carros. Também é possível um certo nível de furtividade pois há elementos de stealth, no entanto é uma forma opcional de jogar… Muita gente prefere o velho estilo “Rambo”. No geral, o jogo promete um nível de realismo muito bom sem comprometer o Gameplay.
Até aí não há nada de inovador, tirando talvez a qualidade dos elementos já citados. Na verdade, entrar em detalhes sobre a maioria desses elementos só faria você que está lendo pensar “ah tá, mas nada de mais”. A inteligência artificial dos inimigos aparenta ser no mínimo boa e pode se revelar um ponto muito positivo quando colocarmos as mãos no jogo, e o mesmo valendo talvez para a física do jogo. Vocês podem dar uma olhada na jogabilidade livre (ou seja, sem estar cumprindo missão) no vídeo abaixo e começar a notar o diferencial de Watch_Dogs:
Sim, essa coisa toda de hackear dá uma outra dimensão ao jogo. Pra começar, você usa vários elementos da cidade ao seu favor. Pode parar um trem para embarcar nele e fugir enquanto está sendo perseguido, controlar os semáforos para provocar um engarrafamento e tantas outras coisas. Ainda não sabemos exatamente quais são os limites disso e se os elementos serão tão diversos assim, mas a Ubisoft está nos fazendo acreditar que as possibilidades são inúmeras. O raciocínio é simples: tudo na cidade está conectado através do ctOS, Aiden pode usar seu smartphone para hackear o ctOS, logo…
Esse mesmo vídeo ainda dá entender pela fala do narrador que outras pessoas também farão uso da ctOS para seus próprios interesses, então é válido pressupor que você também pode inesperadamente ter contra si as mesmas armas que usa contra seus inimigos. Se isso for confirmado, com certeza dá uma adrenalina a mais, torna o jogo mais desafiador e proporciona uma gama maior de experiências. Também é possível acessar o perfil de todos os que estão na cidade. Ou seja, qualquer mero pedestre que estiver passando tem suas informações disponíveis na ctOS que você pode verificar e descobrir se há algum tipo de segredo ou até mesmo acessar a conta bancária do sujeito…
Nem todos os detalhes da história foram revelados, e consequentemente pouco se sabe sobre como se dará o progresso nela de acordo com a jogabilidade. Tudo aparenta ser através do velho esquema de se ter as missões principais que fazem parte da história principal, com direito a cutscenes e todo o resto do mundo aberto como várias coisas opcionais para se fazer. Também é possível notar que a forma como se lida com os problemas afeta sua experiência de jogo, então dependendo de que tipo de ação você tomar, a população (e talvez a própria cidade) serão consequentemente afetadas. Ainda não sabemos exatamente que tipo de efeito isso pode ter na história principal.
Conforme progride no jogo, será possível um upgrade em skills e de equipamento, pois há uma skill tree e uma tech tree onde o próprio jogador escolhe como gastar seus pontos para melhorar o personagem. Haverá também o multiplayer do jogo, sendo que até agora foram mostrados 2 modos. O primeiro é um modo onde um jogador precisa hackear o outro para expandir a sua rede, mas não há muitas informações sobre o que e pra que seria isso… Um jogador basicamente se infiltra no jogo de outro, sendo que o infiltrado simplesmente não tem ciência disso e está jogando seu jogo como se nada tivesse acontecendo até seu smartphone ser hackeado, enquanto o jogador que invadiu precisa roubar esses dados. O segundo modo é cooperativo sobre o qual não foi revelado muita coisa. Mais modos diferentes provavelmente estarão disponíveis.
Informações Adicionais:
Infelizmente não foram divulgadas muitas informações a respeito de como será a jogabilidade em Watch_Dogs no Wii U aproveitando as funcionalidades que o Gamepad pode oferecer. Também não se sabe se a Ubisoft pode fazer alguma diferença entre o multiplayer do Wii U e o das outras plataformas. Uma das poucas confirmações em relação à versão do console é a de que seus gráficos estão entre a geração atual e a próxima, o que era esperado, e portanto não diz muita coisa.
As expectativas na comunidade gamer em geral são muito altas para Watch_Dogs. O conceito do jogo provavelmente vai levar muitas pessoas que nunca pararam pra pensar no assunto sobre a relação da sociedade com a tecnologia e a informação, e os que simplesmente não se interessam têm uma promessa de um enredo muito bom. A Ubisoft também está prometendo uma ambientação muito boa e uma imersão muito empolgante. Pessoalmente, eu aposto que ela vai cumprir a grande maioria de suas promessas nesse jogo.