Vamos tentar falar de um jogo da qual
ainda não temos tantas informações assim, mas que está para ser
lançado para o 3DS. Ele é a segunda sequência de um jogo do SNES
que tornou protagonista um personagem que nasceu no mundo dos jogos
como um adorável coadjuvante, ajudando Mario em sua jornada no Super
Mario World.
ainda não temos tantas informações assim, mas que está para ser
lançado para o 3DS. Ele é a segunda sequência de um jogo do SNES
que tornou protagonista um personagem que nasceu no mundo dos jogos
como um adorável coadjuvante, ajudando Mario em sua jornada no Super
Mario World.
Com lançamento marcado para 14 de
Março, Yoshi’s New Island foi desenvolvido pela Arzest, tem
sua produção assinada por Takashi Tezuka e conservará o estilo
plataforma dos jogos anteriores, mas fazendo uso daquilo que o 3DS é
capaz de fazer. Vamos começar falando daquilo que deve ser
conservado dos jogos anteriores.
Março, Yoshi’s New Island foi desenvolvido pela Arzest, tem
sua produção assinada por Takashi Tezuka e conservará o estilo
plataforma dos jogos anteriores, mas fazendo uso daquilo que o 3DS é
capaz de fazer. Vamos começar falando daquilo que deve ser
conservado dos jogos anteriores.
Em primeiro lugar, enredo. Vai
permanecer semelhante aos jogos anteriores. Se você ainda não jogou
nenhum Yoshi’s Island, saiba que em ambos os jogos se passam antes
das aventuras de Mario, quando ele, Luigi e os outros personagens
eram bebês. Então os jogos contam como Baby Mario, Baby Luigi, Baby
Bowser e por aí vai. Os enredos sempre envolvem o Magikoopa Kamek
tentando sequestrar os bebês que ele sabe que dariam problemas no
futuro para o seu mestre Bowser, e novamente em Yoshi’s New Island
Kamek leva Baby Luigi e sobra para os Yoshis e Baby Mario resolverem
a situação. Diferente do antecessor Yoshi’s Island DS, não
há até agora nada que indique a participação de algum outro baby
(como DK, Peach e Wario).
permanecer semelhante aos jogos anteriores. Se você ainda não jogou
nenhum Yoshi’s Island, saiba que em ambos os jogos se passam antes
das aventuras de Mario, quando ele, Luigi e os outros personagens
eram bebês. Então os jogos contam como Baby Mario, Baby Luigi, Baby
Bowser e por aí vai. Os enredos sempre envolvem o Magikoopa Kamek
tentando sequestrar os bebês que ele sabe que dariam problemas no
futuro para o seu mestre Bowser, e novamente em Yoshi’s New Island
Kamek leva Baby Luigi e sobra para os Yoshis e Baby Mario resolverem
a situação. Diferente do antecessor Yoshi’s Island DS, não
há até agora nada que indique a participação de algum outro baby
(como DK, Peach e Wario).
Como é possível perceber na estática
do jogo pelo material que foi liberado até agora, dá para se
perceber uma atmosfera típica dessa franquia que alguns jogadores
desprezariam por ser infantil. Isso sempre esteve lá para casar com
a temática, já que o jogo lida com versão bebê dos personagens
(tirando Yoshi, os koopas e etc). O jogo tem um ar de cenário
desenhado e colorido à mão, mais ou menos como em Gunman Clive,
mas colorido como se tivessem usado lápis de cor e canetinha.
do jogo pelo material que foi liberado até agora, dá para se
perceber uma atmosfera típica dessa franquia que alguns jogadores
desprezariam por ser infantil. Isso sempre esteve lá para casar com
a temática, já que o jogo lida com versão bebê dos personagens
(tirando Yoshi, os koopas e etc). O jogo tem um ar de cenário
desenhado e colorido à mão, mais ou menos como em Gunman Clive,
mas colorido como se tivessem usado lápis de cor e canetinha.
A trilha sonora, pelo que foi revelado
até agora, passa uma sensação de leveza que contrapõe a ideia de
ação/aventura que se espera de um jogo plataforma. Não há como
afirmar antes de jogarmos o jogo completo, mas acredito que pode
haver uma falha aí se não houver uma variação e a trilha
permanecer sempre no mesmo nível durante todo o jogo, sem falar que
até agora não apareceu nada potencialmente marcante nesse quesito.
Claro que a promessa é que a ambientação varie de acordo com o
mundo, ou seja, embora esteja tudo sempre “bonitinho”, “fofo”
e “colorido”, já foi divulgado que pelo menos em termos de
design e ambiente visual as variações estarão lá.
até agora, passa uma sensação de leveza que contrapõe a ideia de
ação/aventura que se espera de um jogo plataforma. Não há como
afirmar antes de jogarmos o jogo completo, mas acredito que pode
haver uma falha aí se não houver uma variação e a trilha
permanecer sempre no mesmo nível durante todo o jogo, sem falar que
até agora não apareceu nada potencialmente marcante nesse quesito.
Claro que a promessa é que a ambientação varie de acordo com o
mundo, ou seja, embora esteja tudo sempre “bonitinho”, “fofo”
e “colorido”, já foi divulgado que pelo menos em termos de
design e ambiente visual as variações estarão lá.
Sobre a jogabilidade, a ideia é que se
você jogou os títulos anteriores, você já está acostumado ao
básico do jogo. E, se você não jogou, rapidamente se acostumará,
já que em geral quem teve a oportunidade de experimentar a demo do
jogo concorda em afirmar que os primeiros níveis são fáceis (mas
não podemos pensar que isso signifique que o jogo como um todo
seja). Você joga com Yoshis de diferente cores com Baby Mario
montado, e os controles são configuráveis… é, na demo havia
opções de configuração de controle não apenas para movimentação,
mas também para mudar a forma como se usa os ovos do Yoshi.
você jogou os títulos anteriores, você já está acostumado ao
básico do jogo. E, se você não jogou, rapidamente se acostumará,
já que em geral quem teve a oportunidade de experimentar a demo do
jogo concorda em afirmar que os primeiros níveis são fáceis (mas
não podemos pensar que isso signifique que o jogo como um todo
seja). Você joga com Yoshis de diferente cores com Baby Mario
montado, e os controles são configuráveis… é, na demo havia
opções de configuração de controle não apenas para movimentação,
mas também para mudar a forma como se usa os ovos do Yoshi.
Para quem não tem ideia da mecânica
da coisa, um aviso de uma característica típica desses jogos: se
acontecer do Baby Mario sair flutuando, você vai querer recuperá-lo
rapidamente. E não é porque você corre o risco de perder o jogo,
mas sim porque quando isso acontece, o bebê chora… e é um choro
extremamente CHATO e IRRITANTE. Mas isso não é algo que dá vontade
de xingar o jogo, pelo contrário, o torna mais interessante… e
veremos Baby Mario chorar muito em New Island.
Em relação aos ovos, Yoshi pode coletá-los para jogar nos
inimigos, ou engolir inimigos para transformá-los em ovos, incluindo
Mega Ovos ao engolir inimigos gigantes… é, meio que dá pena do
Yoshi. Mas é melhor não falarmos muito nesse assunto.
da coisa, um aviso de uma característica típica desses jogos: se
acontecer do Baby Mario sair flutuando, você vai querer recuperá-lo
rapidamente. E não é porque você corre o risco de perder o jogo,
mas sim porque quando isso acontece, o bebê chora… e é um choro
extremamente CHATO e IRRITANTE. Mas isso não é algo que dá vontade
de xingar o jogo, pelo contrário, o torna mais interessante… e
veremos Baby Mario chorar muito em New Island.
Em relação aos ovos, Yoshi pode coletá-los para jogar nos
inimigos, ou engolir inimigos para transformá-los em ovos, incluindo
Mega Ovos ao engolir inimigos gigantes… é, meio que dá pena do
Yoshi. Mas é melhor não falarmos muito nesse assunto.
Mother of eggs…
Com os
recursos do 3DS, é possível usar o console para mirar tiros com os
simplesmente virando ele, ou utilizá-lo como binóculo da mesma
forma para bisbilhotar o nível, descobrindo lugares secretos ou
verificando rotas para arremessa um ovo gigante. Um ovo gigante que o
Yoshi botou… er… ok, não falo mais nisso. Ah, é possível usar
essa mesma funcionalidade do 3DS em momento em que o Yoshi se
transforma em um veículo, como um carrinho de mina ou um
helicóptero. Não sei dizer se isso é bom ou ruim, mas certamente
será divertido.
recursos do 3DS, é possível usar o console para mirar tiros com os
simplesmente virando ele, ou utilizá-lo como binóculo da mesma
forma para bisbilhotar o nível, descobrindo lugares secretos ou
verificando rotas para arremessa um ovo gigante. Um ovo gigante que o
Yoshi botou… er… ok, não falo mais nisso. Ah, é possível usar
essa mesma funcionalidade do 3DS em momento em que o Yoshi se
transforma em um veículo, como um carrinho de mina ou um
helicóptero. Não sei dizer se isso é bom ou ruim, mas certamente
será divertido.
Não sei vocês, mas eu adoro fases assim em jogos plataforma o/
Mas,
afinal, o que esperar? O jogo do SNES pra muitos pode não ter o
status de clássico, mas certamente marcou época entre jogos de
plataforma numa geração que no mesmo console havia Super
Mario World, a série Donkey
Kong Country e outros títulos,
sem contar os jogos plataforma da concorrência. Tinha a estética
infantil mas podia se mostrar incrivelmente desafiador em seus
momentos. A sequência para o DS não teve o mesmo sucesso, e é
praticamente um consenso entre jogadores que o jogo falhou em manter
a qualidade do original. O jogo para o 3DS vem para tentar recuperar
o sucesso da franquia, mas pelo que temos até agora, dá a impressão
de que ainda não será dessa vez. Ainda assim, dado ao emprego dos
recursos do 3DS no jogo, ele muito provavelmente se mostrará como um
todo um produto melhor que o jogo do DS e eu arrisco dizer que se
sairá suficientemente bem para garantir um próximo título.
afinal, o que esperar? O jogo do SNES pra muitos pode não ter o
status de clássico, mas certamente marcou época entre jogos de
plataforma numa geração que no mesmo console havia Super
Mario World, a série Donkey
Kong Country e outros títulos,
sem contar os jogos plataforma da concorrência. Tinha a estética
infantil mas podia se mostrar incrivelmente desafiador em seus
momentos. A sequência para o DS não teve o mesmo sucesso, e é
praticamente um consenso entre jogadores que o jogo falhou em manter
a qualidade do original. O jogo para o 3DS vem para tentar recuperar
o sucesso da franquia, mas pelo que temos até agora, dá a impressão
de que ainda não será dessa vez. Ainda assim, dado ao emprego dos
recursos do 3DS no jogo, ele muito provavelmente se mostrará como um
todo um produto melhor que o jogo do DS e eu arrisco dizer que se
sairá suficientemente bem para garantir um próximo título.
Expectativa – 7,5/10