No domingo passado, ficamos sabendo que a Nintendo faria uma de torneios de Super Smash Bros. para Wii U no Japão, em várias lojas de brinquedos espalhadas pelo país. E o diferencial desse torneio, é que ao invés dos jogadores se enfrentarem, são seus amiibos que irão se enfrentar. Os torneios já estão acontecendo no país e o prêmio para o vencedor será um amiibo de graça.
SEGUNDA-FEIRA (09/03):
Na segunda, nós tivemos a certeza de que o aguardado Zelda U será o maior jogo da franquia Zelda já lançado até hoje. O produtor da franquia, Eiji Aonuma, em uma nova entrevista revelou que no jogo, você poderá explorar muita coisa. Ele disse que no jogo, os jogadores vão imaginar: “O que vai acontecer se eu for para o outro lado dessa montanha?” e poderão ir ver o que do outro lado dela. Ele diz que os jogadores vão poder passar por vales e montanhas ao longo do jogo.
E vocês com toda certeza já ouviram falar em Dino Crisis, um game de muito sucesso que foi lançado para Playstation em meados de 99, e foi desenvolvido pela mesma equipe de Resident Evil. O jogo teve algumas sequências e uma delas poderia ter saído para o Gameboy Color. Segundo o site especializado em projetos cancelados, Unseen64, o game estava sendo desenvolvido pelo estúdio M4 LTD. no início de 2000, mas não havia previsão de terminá-lo antes do último trimestre desse mesmo ano, isso também foi noticiado pela IGN na época. O game seria exclusivo para o portátil colorido da Nintendo e teria uma perspectiva top-down bem característica dos jogos de GBC. No entanto os estúdio Virgin Interactive em negociação com a Capcom assumiram o desenvolvimento do game, e nunca mais tivemos notícias sobre seu lançamento. Apesar disso, em 2001 foi lançado Resident Evil Gaiden para o portátil, com assinatura da M4 LTD., sendo assim fica a dúvida se talvez essa fosse uma remodelação do abandonado Dino Crisis.
E Dan Pratezina, que trabalhou por dez anos em filmes e televisão, agora é desenvolvedor na Next Level Games, e está ajudando a empresa em pré-visualizações animadas e na renderização de cenas de corte em tempo real. Ele também é responsável por trabalhar com as equipes de animação e de jogabilidade do estúdio. Recentemente, ele publicou uma declaração em seu site dizendo que é muito divertido estar cercado de propriedades intelectuais da Nintendo o tempo inteiro e que isso está o fazendo querer comprar um Wii U, porém, ele removeu essa parte da declaração do seu site. Como essa remoção é bem suspeita, estão acreditando que Next Level Games pode estar trabalhando em um jogo para o console. O que apimenta ainda mais as coisas é que em seu perfil no LinkedIn, Dan diz que está trabalhando nas cinemáticas para a engine de uma propriedade intelectual da Nintendo.
TERÇA-FEIRA (10/03):
Dynasty Warriors é uma franquia de tradição no Japão, com um estilo de jogo amado pelos caras de olhinhos puxados, mas de uns tempos pra cá, a série da Koei Tecmo tem enfrentado certa queda de popularidade. Porém, na terça, Akiro Suzuki, produtor da Koei Tecmo, revelou que a colaboração da série com Zelda, resultando em Hyrule Warriors, deu um novo gás a franquia, permitindo que novos fãs se unam aos antigos. Suzuki afirma que a missão da empresa, agora, é manter os novos jogadores felizes, levando até eles o mesmo brilho e frescor que a série conseguiu traduzir através dos spin-offs.
Alguns dias atrás, foi revelado aqui no site e em outros resumo semanal que uma loja sul-africana anunciou em seus site três amiibos do jogo Splatoon. Os amiibos listados eram Boy, Girl e Squid, esse último ainda viria com o jogo em um bundle. Ainda não há nada confirmado pela Nintendo, mas aconteceu algo que surpreendeu muita gente. Na página do jogo no eShop, uma das tags que são encontradas é amiibo, essa tag é encontrada somente em jogos que terão compatibilidade com os bonequinhos.
Também na terça, a XSEED Games e a Marvelous anunciaram que o jogo Senran Kagura 2: Deep Crimson finalmente está vindo para o Ocidente. O jogo chegará na América do Norte e na Europa durante o verão nos Estados Unidos, quando é inverno aqui no Brasil. Eles pretendem lançar o jogo fisicamente e digitalmente, diferente do primeiro jogo que foi lançado apenas no eShop. Eles ainda vão lançar uma versão limitada do jogo, chamada Double D que virá com a trilha sonora do jogo em dois CDs. Abaixo, você confere o trailer de anúncio do jogo:
QUARTA-FEIRA (11/03):
Na quarta, surgiu um rumor apontando para um novo Nintendo Direct. Um usuário do Twitter disse que falou com alguns funcionários da Nintendo no último final de semana durante o evento PAX East, e esses funcionários deram a entender que um novo Nintendo Direct deverá acontecer em breve. Considerando que já faz algum tempo desde o último Nintendo Direct a nível mundial, pode ser que o usuário não esteja mentindo sobre a informação. Vamos aguardar para ver quando a Nintendo anunciará uma nova apresentação.
Você sabem que com o Netflix, você pode assistir a seus filmes e séries favoritos em qualquer lugar, no seu computador, seu celular, seu videogame… Por isso, alguns engenheiros da empresa conseguiram fazer o serviço rodar no NES. A ideia surgiu em um evento realizado pela própria Netflix, o Netflix Hack Day, onde engenheiros da companhia devem desenvolver algumas ideias divertidas para a galera. A ideia de rodar o serviço no NES foi dos engenheiros Guy Cirino, Alex Wolfe e Carenina Motion, que adaptaram o serviço para rodar em um cartucho do console. Veja um pouco do que eles fizeram e se surpreenda ao ver como a série House of Cards fica em 8-bits.
Na quarta também foi revelado que o Nintendo Creators Program, o programa de afiliados da Nintendo para o YouTube, está agora disponibilizando suporte para mais sete países. Os usuários do Canadá, Brasil, México, Panamá, Chile, Peru e Argentina agora podem se beneficiar do serviço, que dará a eles parte da receita gerada por seus vídeos sobre a Nintendo no YouTube. O Nintendo Creators Program foi lançado no início desse ano, onde a empresa compartilhará com canais seus lucros. Os canais cadastrados que forem exclusivos sobre a Nintendo, vão ganhar 70% da receita gerada com seus vídeos, e vídeos de canais aleatórios cadastrados no programa, vão ganhar 60% da receita.
E as coisas não andam muito boas na produção de Project Cars, que teve seu lançamento novamente adiado. O jogo teve seu lançamento adiado para o início de Abril, mas agora foi novamente adiado para meados de Maio. Ian Bell, diretor da Slightly Mad Studios, empresa que está desenvolvendo o jogo, disse que Project CARS é o maior e mais detalhado jogo já desenvolvido por eles e apesar de estar 99,9% completo, os 0,1% que faltam são erros e pequenos problemas que tem sido muito difíceis de serem concertados.
QUINTA-FEIRA (12/03):
Na quinta, aconteceu algo incrível! Um fã conseguiu rodar F-Zero no Mega Drive. O jogo de SNES foi um grande marco na época em que foi lançado pois usava uma opção gráfica do SNES chamada Mode 7 que permitia que os desenvolvedores usassem algumas camadas do plano de fundo para criar um efeito quase 3D, e isso foi usado em jogo como F-Zero e Super Mario Kart. Esses gráficos não podiam ser reproduzidos no Mega Drive. Agora, mais de vinte anos depois, um fã descobriu que na verdade, o Mega Drive pode sim ter seu Mode 7 e conseguiu criar um Mode 7 para o Mega Drive usando as limitações do hardware do console e aproveitando o melhor que o hardware do console tem a oferecer, a aí, ele conseguiu o menos simular o efeito do Mode 7 e rodar F-Zero no Mega Drive.
Também na quinta, ficamos sabendo que a Nintendo está se preparando para mais uma manutenção em suas lojas digitais. Amanhã, dia 16 de Março, eShops do Wii U e 3DS, Wii Shopping Channel e DSi Shop não estarão funcionando entre 17:00 e 21:00 do horário de Brasília.
E chegou a hora de muitas novidades sobre Xenoblade Chronicles X!
No distrito de compras do jogo, você vai se deparar com a Arms Company, onde são vendidos e desenvolvidos equipamentos para os personagens do jogo e para os Dolls. Existem empresas responsáveis pelas vendas dessas produtos, como Sakuraba Heavy Industry, Granada GG e Meledes & Co. Os jogadores tem suporte de determinadas empresas, que os ajudam a criar novos e melhores equipamentos.
Você pode oferecer às lojas minerais conhecidos como Miranium, ou adquirir pontos comerciais ao derrotar seus inimigos. Você também pode solicitar upgrades em seus equipamentos com o recurso Affix Enhancement. Isso é feito através da oferta de diversos materiais que são encontrados em Mira.
Seus equipamentos também tem alguns espaços que você pode usar para colocar os Devices, como power-ups e efeitos. Você também pode encontrar materiais em Mira e os transformar em Devices.
Na ordem: Nopon, MaNon e Vaias.
Os seres humanos não são os únicos que vivem em Mira, na verdade existem algumas raças que têm vivido no planeta desde muito antes. As raças mais comuns de serem encontradas no Planeta Mira são Nopon, MaNon e Vaias. Os Nopon são indígenas do Planeta Mira e são conhecidos por viajar pelo planeta com uma caravana para vender sua mercadoria. Os MaNon são extraterrestres pacíficos que possuem tecnologia altamente avançada. Os Vaias ao contrário dos MaNon, são hostis em relação aos seres humanos e são um dos grupos mais agressivos de extraterrestres no Planeta Mira.
SEXTA-FEIRA (13/03):
Vocês sabem que a Nintendo anunciou recentemente que iria descontinuar o Club Nintendo e depois disso, muitas pessoas tem juntado vários jogos para conseguir moedas suficientes para conseguirem alguns joguinhos. Porém, algumas pessoas tentaram encontrar uma forma não muito honesta de conseguir várias moedas, quando um usuário do 4Chan compartilhou algumas informações sobre como conseguir moedas de uma forma fácil, trocando apenas alguns números e letras do código do Wii Mini, e a façanha era tão fácil que tinha até gente vendendo esses códigos no eBay. Na sexta, ficamos sabendo que depois de tudo isso, vários usuários do Reddit que usaram essas artimanhas, estão relatando que tiveram suas contas desativadas. Se você fez uso de alguns desses códigos, é melhor tomar cuidado com a sua conta. A Nintendo ainda não falou sobre o assunto.
Também na sexta, a NPD Group, uma empresa que fornece dados de vendas de jogos e consoles nos Estados Unidos, divulgou como andam as vendas dos jogos e consoles da Nintendo durante o mês de Fevereiro. Foi divulgado por eles que a linha 3DS vendeu 395 mil unidades durante Fevereiro, e a maioria dessas vendas vem do New 3DS XL.
Majora’s Mask 3D foi o jogo mais vendido durante o mês, foram 515 mil unidades vendidas, fisicamente e digitalmente. Monster Hunter 4 Ultimate vendeu 290 mil unidades, e é o Monster Hunter mais vendido em todo a história do jogo nos Estados Unidos.
Eles revelaram que as vendas do 3DS aumentaram em mais de 90% quando comparadas com as vendas nesse mesmo período de 2014. As vendas do Wii U também melhoraram, elas subiram mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
As vendas de Super Smash Bros. para Wii U chegaram na casa dos 1,5 milhões de unidades, e os amiibos estão fazendo o maior sucesso com 3,5 milhões de unidades vendidas. O jogo Kirby and the Rainbow Curse vendeu 52 mil cópias.
E que tal conseguir Meganium, Typhlosion e Feraligatr? Isso é possível se você comprou o aplicativo Pokémon Bank! Você pode conseguir os 3 iniciais e cada um com um Hidden Abillity exclusiva. Esse evento é válido até dia 30 de Novembro e você pode transferir os Pokémon para os jogos Pokémon X, Pokémon Y, Pokémon Omega Ruby e Pokémon Alpha Sapphire.
SÁBADO (14/03): No sábado, o Playtonic Games, um estúdio independente formado com ex-desenvolvedores da grande Rare, compartilhou algumas informações sobre seu novo jogo, o Project Ukelele que é um sucessor espiritual de Banjo Kazooie.
As novidades foram reveladas em uma apresentação no EGX Rezzed.
Eles revelaram que apesar do jogo estar sendo desenvolvido por eles, essa equipe de peso, o game vai precisar da sua ajuda para sair. No inicio do mês de Maio, eles vão estar dando entrada no Kickstarter para um financiamento do jogo. Outra novidade que foi confirmada na apresentação é que Project Ukelele será um jogo de plataforma em 3D e vai agradar os fãs de Banjo Kazooie por causa do seu humor. Ele não terá conteúdo adulto como Conker Bad Fur Day.
O jogo está sendo desenvolvido em Unity, e a galera do estúdio diz que Banjo Kazooie e Banjo Tooie são como protótipos desse novo jogo, que está sendo desenvolvido para PC e chegará em outras plataformas dependendo do sucesso do financiamento no Kickstarter.
O que eles não fizeram durante a apresentação foi mostrar os personagens do jogo, porém, em um tweet eles dão a entender que os personagens estavam escondidos em algum lugar na apresentação que eles fizeram.
Eles também reconfirmaram durante a apresentação que Grant Kirkhope, que foi o compositor nos jogos jogos do Banjo, também está ajudando na composição das músicas de Ukelele.
Toda a apresentação foi transmitida através do Twitch TV, você pode a conferir aqui.
E a Nintendo já é famosa por manter seus novos projetos em segredo até chegarem próximos de uma data de lançamento aproximada, mas também sabe como deixar os fãs loucos com pistas aqui e ali. A cada novo game de Zelda temos essa experiência, foi assim com Majora’s Mask e parece que mais mistérios vêm por ai.
Foi realizado uma espécie de entrevista no Miiverse, onde o persongem Happy Mask Salesman de Majora’s Mask foi entrevista. A entrevista foi rápida e um tanto peculiar, mas um comentário em particular despertou uma atenção maior.
Happy Mask Salesman diz que está aparecendo em todo lugar, e que talvez não seria um exagero esperar que ele apareça em um novo jogo de Zelda. Ele diz que tem algumas novas máscaras se você quiser experimentá-las.
E Nobuo Uematsu, lendário compositor da série Final Fantasy, e que trabalhou em Super Smash Bros. Brawl, disse que gostaria de ter desenvolvido as músicas de Smash Bros. para Wii U e 3DS. Uematsu contou como foi feito o convite para sua participação em Super Smash Bros. Brawl. Segundo o compositor, Sakurai o convidou para trabalhar no projeto enquanto ambos bebiam e jogavam conversa fora, afirmando que o diretor deu carta branca para seu trabalho, possibilitando-o fazer “egoisticamente o que eu quisesse”. Sobre o fato de não ter trabalhado nos recentes lançamentos da série, Uematsu brinca dizendo que a culpa é de Sakurai, que desta vez não o fez o convite. Uematsu deixa claro que é compreensível o não convite, uma vez que os talentos presentes no Japão hoje são tamanhos que não haveria necessidade de sua participação.
Criador do A Casa do Cogumelo, Game Designer e Criador da Madpix Game Studio. Formado em Artes Visuais e Pós-Graduado em Game Design. Quatro vezes melhor do Mundo em Mario Kart 7 e apaixonado pela franquia Mario.