DOMINGO (10/05):
No domingo passado, nós falamos aqui no site sobre várias declarações que o presidente da Nintendo, Satoru Iwata, deu para os investidores da empresa.
Iwata falou sobre o console que a Nintendo planeja lançar para mercados emergentes. Iwata disse que a Nintendo adiou essa iniciativa pois planeja se forcar primeiro nos seus negócios para smartphones, e que seus jogos para smartphones podem inclusive aumentar as chances de sucesso da Nintendo na hora de lançar seu console para mercados emergentes, já que mais pessoas conhecerão os jogos da Nintendo e personagens como Mario. Iwata também confirmou que mais detalhes sobre os planos para mercados emergentes serão compartilhadas em uma conferência de estratégia de negócios no final deste ano.
Iwata também falou um pouco mais sobre suas parcerias, e sugeriu que a Nintendo está aberta a mais tipos de negócios, sugerindo que a Nintendo pode expandir seus mercado para a área de filmes e conteúdos em vídeo.
SEGUNDA-FEIRA (11/05):
Na segunda, Iwata revelou que a Nintendo não planeja mostrar seus jogos para smartphones na E3, pois ele é um evento dedicado a jogos e consoles. Ele também disse que a Nintendo não falará nada sobre o Nintendo NX e sua plataforma de Qualidade de Vida no evento.
Iwata também disse que a Nintendo não planeja dar detalhes sobre o Nintendo NX até 2016, porque atualmente, a empresa o chama apenas de um novo conceito hardware, e não pensa no hardware como um simples substituto para 3DS ou Wii U.
E está circulando um rumor no fórum japonês 2chan, onde um usuário do fórum afirma que há um game de Paper Mario sendo desenvolvido para o Wii U pela Intelligent Systems. O usuário disse que participou de uma feira de empregos no Japão, onde havia um estande da Intelligent Systems onde o game aparentemente foi revelado. Caso seja verdade, a Nintendo pode revelar mais informações a respeito desse game na E3 2015, que acontece no próximo mês. Abaixo, você pode conferir imagens dos panfletos da Intelligent Systems que o usuário diz ter recebido no evento.
Você pode contribuir com a campanha do jogo no Kickstarter através desse link.
TERÇA-FEIRA (12/05):
Na terça, descobrimos que em um documento mostrando os futuros lançamentos da Nintendo, é dito que o game Giant Robot (nome temporário) será lançado para o Wii U na primeira metade desse ano, o que sugere que ele será lançado dentro das próximas semanas. A Nintendo ainda não revelou muitos detalhes sobre o game, apenas que ele fará muito uso do GamePad. Com a E3 2015 se aproximando, podemos esperar ver o game no evento.
QUARTA-FEIRA (13/05):
Confira o vídeo fantástico com Reggie anunciando a programação:
E a Nintendo revelou que tem alguns jogos não anunciados para o Wii U que serão lançados para o console em breve. A empresa revelou que alguns desses jogos não anunciados serão lançados para o console antes de Abril de 2016! Foi revelado que entre esses jogos, nós temos alguns que utilizam ativamente o GamePad do Wii U, parte de um projeto do grande Shigeru Miyamoto. Com toda certeza podemos esperar ver esses jogos na E3 2015.
Também na quarta, a Ubisoft divulgou seus resultados financeiros, e eles apresentaram um gráfico mostrando as franquias de videogame que mais venderam nos últimos 10 anos. O gráfico dá destaque aos games da Ubisoft, mas nesse post falaremos de outra empresa, a Nintendo, que aparece no gráfico com a franquia Mario e Wii Fit. A franquia Mario se saiu muito bem, e foi a segunda franquia que mais vendeu nos últimos 10 anos, ficando atrás apenas de Call of Duty. A franquia Wii Fit ficou em sexto lugar no gráfico.
QUINTA-FEIRA (14/05):
Na quinta, depois de muitos rumores sobre o amiibo na cor prateada do Mario, o Mario Silver Edition amiibo foi oficialmente confirmado pela Nintendo. Assim como se suspeitava, o amiibo não será exclusivo para nenhuma loja, diferente o Mario Gold Edition amiibo, um exclusivo das lojas Walmart. A Nintendo confirmou que o amiibo será lançado no dia 29 de Maio e será vendido pelo mesmo preço dos outros amiibos, US$12.99. O amiibo terá a mesma funcionalidade dos atuais amiibos do Mario e também será compatível com os mesmos jogos.
E o diretor executivo de Xenoblade Chronicles X, Tetsuya Takahashi, um dos maiores jogos já lançados para o Nintendo Wii U, deu uma entrevista para a Famitsu dessa semana onde falou sobre algumas dificuldades que tiveram no desenvolvimento do jogo. Takahashi revelou que a equipe originalmente havia usado uma tecnologia muito básica na hora de implementar as funcionalidades online do game, e que por isso, a Nintendo acabou os ajudando e dando apoio na criar um suporte online melhor. Ele também revelou que originalmente, eles decidiram não usar tecnologia de ponta no jogo, e que gráficos em HD e recursos online eram novidades, mas eles conseguiram superar as dificuldades e o resultado foi um jogo ótimo. Takahashi também disse que eles vão usar seu aprendizado nesse jogo para um próximo RPG da Monolith Soft.
E em mais um trecho traduzido da coletiva do presidente da Nintendo com os investidores, Iwata falou novamente a respeito dos negócios da empresa para smartphones. Iwata revelou que o sistema de monetização dos jogos da Nintendo para smartphones ainda não foi definido. A Nintendo está analisando alguns aplicativos e vendo porque eles eles estão vendendo bem para criar algo com uma estrutura semelhante. Por conta da alta concorrência, Iwata também revelou que gerar receita com dispositivos mobile não é tão fácil. Iwata também diz que a Nintendo quer criar um tipo de negócio válido para todo mundo, e não algo que funcione apenas em mercados específicos.
SEXTA-FEIRA (15/05):
E no final do mês passado, surgiu um rumor dizendo que a Konami iria investir no mercado mobile, e teve muita gente por aí achando que se tratava de um rumor falso, mas não é! Agora, a Konami confirmou oficialmente essa nova investida no mercado de smartphones. O Presidente e CEO da empresa, Hideki Hayakawa, disse que eles pretendem investir agressivamente em jogos mobile, pois é nesse tipo de negócio onde o futuro dos games está. A notícia foi revelada pelo próprio presidente ao site japonês Nikkei Trendy Net. A Konami não foi a primeira empresa de games a anunciar que iria se forcar no mercado mobile. No inicio desse ano, a SEGA também revelou que iria investir no mercado mobile. No momento, a Konami também passa por uma grande crise, tendo saído da bolsa de valores de Nova York, cancelado o game Silent Hills e ainda temos a polêmica envolvendo a saída de Hideo Kojima da empresa.
SÁBADO (16/05):
No sábado, a Playtonic, desenvolvedora de Yooka-Laylee, o sucessor espiritual de Banjo-Kazooie, mostrou em uma atualização da campanha do game no Kickstarter uma edição especial que dará aos jogadores uma espécie de Yooka-Laylee para Nintendo 64. Era necessário que os jogadores contribuíssem com £340 ou mais para receber essa edição limitada.