Faz exatamente uma semana que publicamos que o jogo Pokémon Duel chegou ao ocidente, free-to-play para iOS e Android, o objetivo central é chegar a uma espécie de base do oponente que fica do outro lado do mapa. A mecânica lembra bastante Clash Royale e infelizmente também é necessário uma conexão com a internet para jogar.
Começando
Literalmente começando
Inicialmente (depois do tutorial) você tem que montar um deck com 6 pokémons para duelar com os outros jogadores, e como dito, você terá que chegar a um ponto específico do mapa para ganhar, os pokémons vão te ajudar nessa tarefa, há também cartas de variados tipos que podem te auxiliar nisso. No meu tutorial, por exemplo, tive que usar uma carta que aumentava em 20 o dano causado pelos pokémons tipo Grama.
Quando dois pokémons se encontram (cara-a-cara) acontece uma batalha (mas não necessariamente, você pode optar por não batalhar), devo dizer que é bem simples, cada jogador tem uma roda, ou uma roleta, e para determinar a ação do pokémon é necessário pará-la, o resultado é totalmente aleatório. Então se você está pensando “finalmente uma batalha de verdade”: não, abaixe as expectativas. As características dos pokémons são diferentes e o número de passos que podem ser feitos no mapa, a cada vez que o Pokémon é utilizado, é pré-determinado.
A imagem acima foi retirada da página de download e mostra sua tela inicial, a chamada “League”. Vamos destrinchá-la, começando de baixo para cima. O botão “back” não tem funcionalidade no menu inicial, mas é nele que você clica para voltar em alguma parte que passou. Indo para a direita temos o “decks”, ali você gerencia suas cartas e os pokémons que você carregará para a batalha, basicamente o seu deck (lembrando que é possível fazer até 3 decks diferentes ao mesmo tempo). Ao lado temos o “fusion”, que serve para evoluir os pokémons e torná-los (obviamente) mais fortes, no “shop” você pode comprar (com dinheiro de verdade ou não) vários tipos de incremento para você evoluir mais rápido e finalmente temos o “menu”, que é onde se ajeitam todas as configurações.
O botão mais chamativo, “Play”, serve para começar as partidas. O sistema procura alguém que tenha as habilidades e a experiência no jogo do mesmo nível que você e te bota para duelar. Por enquanto não presenciei nenhuma irregularidade e meus adversários estão equilibrados. Do seu lado direito temos um leque de opções, como o ranking, a caixa de entrada onde você receberá as novidades e avisos do jogo e também missões diárias para serem cumpridas (opcionalmente). Do lado esquerdo há um outro tipo de caixa de entrada mas funciona basicamente como a anterior.
Acima do Play temos 3 slots para baús que você adquire quando ganha uma partida, e um outro slot que é preciso pagar para usar, cada baú tem um determinado tempo para ser aberto e só podemos abrir um por vez, mas é possível “pagar” para abrí-los mais rápido. Os Pokémons que aparecem na parte central da imagem são os que compõem o seu atual deck, e a Pokébola ao lado permite trocar o deck que vai aparecer nessa parte. Há também um botão que te leva à uma sala de treino, e, em cima, a cada 10 chaves adquiridas em batalhas, é desbloqueado um baú especial. No nome do seu personagem estão os detalhes sobre as ligas do jogo, que estão situadas de acordo com a sua quantidade de pontos:
-1299: Trainer
+1300: Leader
+1500: Elite
+1700: Champion
+1900: Great
+2100: Ultra
+2300: Master
Literalmente acabando,
o jogo termina quando um Pokémon chega na base inimiga, no caso, meu Vaporeon lá em cima
O diamante vermelho (gema) e a moeda dourada são como moedas do jogo, para comprar aparatos para auxiliarem nas partidas. E por fim, temos o Room Match, localizado na aba do lado direito de “Play”, onde é possível combinar partidas com seus amigos e humilhá-los com suas habilidades rs. Sinta-se à a vontade se quiser me contactar para treinarmos juntos.
Criador do A Casa do Cogumelo, Game Designer e Criador da Madpix Game Studio. Formado em Artes Visuais e Pós-Graduado em Game Design. Quatro vezes melhor do Mundo em Mario Kart 7 e apaixonado pela franquia Mario.