Olá Gamers, vamos conversar?
Os gêneros de jogos são praticamente infinitos, variando desde os estilos mais clássicos, como alguns diferenciados. Estas variações ocorrem buscando agradar os maiores consumidores dos games, porém, também buscando inovação e a procura por um novo nicho de fãs, que por mais específico que seja, acaba trazendo um certo tipo de lucro as produtoras, e um destes estilos específicos são as Visual Novels.
Do que se trata?
O estilo em questão tem como base o foco principal e totalitário no enredo, onde o jogador acompanha o desenrolar de uma história através de imagens, textos e música; em uma cena gravada por atores reais ou animada. Por sua vez, o player tem como função assistir a tudo e em pontos determinados, escolher respostas ou ações que irão direcionar a história para diferentes rumos, tornando o gênero um filme interativo.
Muitas Visual Novels são centradas em temas românticos, embora outros temas como ficção científica, fantasia e terror não são muito raros, e, tradicionalmente nos jogos para PC, principalmente os Indies, costumam ter cenas eróticas e outras séries de fanservice.
VN vs Dating Sim
Alguns players e analistas de jogos tem uma ideia um pouco errada quando o assunto pautado são as Visual Novels, isso porque, há uma confusão do termo com outros gêneros; um interessante exemplo, é a comum mistura do estilo Dating Sim (simuladores de encontro) com VN. A ideia de Dating Sim é mais voltada para a conquista dos personagens através de escolhas textuais, ressaltando o sistema aplicado ao game e a mecânica do jogo, e como consequência de tais aplicações específicas, existem muitos Dating Sim com pouca ênfase na narrativa ou na história em si.
Destaques
Banshee’s Last Cry
Lançado originalmente para Super Nintendo (onde vendeu 750.000 cópias) em 25 de Novembro de 1994, e após, portado para PlayStation, GBA e PC e nos dia atuais, esta disponível para IOS.
O jogo gira em torno Tōru e sua namorada Mari, que são subitamente arrastados para um mistério de assassinato horrível durante as férias em um alojamento de esqui. A primeira parte do jogo se desenvolve como uma aventura de resolução de crime, assassinatos adicionais podem ocorrer se o jogador for incapaz de encontrar pistas, e a história culmina em um final digno de grandes filmes de terror.
City: The Intersection of Fate
Lançado para Sega Saturno em 1998 pela produtora Chunsoft, o game é uma imersiva Visual Novel/ Sound Novel baseada em uma aventura policial, com uma boa trama, e com interessantes consequências com as diferentes escolhas possíveis, vale resaltar o quão imersivos são os sons deste game.
Phoenix Wright: Ace Attorney
Lançado em 11 de Outubro de 2001 para Game Boy Advanced, porém, a versão mais conhecida é a de Nintendo DS, lançado em 2005.
O game tem como protagonista o advogado de defesa Phoenix Wright, que trabalha na “Fey and Co. Law Offices”, que pertence a outra advogada de defesa Mia Fey. Há também outros personagens, como Maya Fey, irmã mais nova de Mia; Miles Edgeworth, um promotor rival; Dick Gumshoe, um detetive atrapalhado; Larry Butz, um velho amigo de Phoenix; e muitos outros personagens.
Atualidades
Ainda existem muitas Visual Novels para consoles e PC, porém, com a expansão mundial dos celulares, bem como seus games Mobiles, a nova plataforma, sensação das produtoras, possui uma gama crescente de games neste estilo, e apesar de estar um pouco em baixa, para os grandes fãs, este é núcleo atrativo. E para você, amado leitor PC gamer que ama este estilo de game, nossa parceira GOG.com possui uma infinidade de games do gênero, e a biblioteca é atualizada com frequência, e é claro, com os aparatos que a Logitech pode fornecer, qualquer jogatina fica ainda melhor.