Welcome stranger! Ninjas e cenouras nunca perdem seu charme – Usagi Yojimbo que o diga. Hoje vamos falar sobre os dois. Ninjin: Clash of Carrots é o novo game da paulista Pocket Trap, um estúdio indie e veterano de diversas jams que agora lança um título de peso para os consoles da geração e PC.
Ninjin é um game que é perfeito no Nintendo Switch, tem a cara da Nintendo, e da para jogar multiplayer sharing the joy. O game é sobre ninjas e cenouras com muita ação e velocidade, uma temática colorida, explosões e muitas partículas voando por aí.
O game é um beat ‘em up de corrida naruto e sua movimentação constante exige que jogadores corram e se movimentem muito pela tela fixa, onde você enfrentará hordas e mais hordas de inimigos com habilidades e esquemas únicos para sobreviver.
Para se dar bem nessas hordas infindáveis, nossos coelhos (nem um pouco) fofinhos contam com mais de 150 armas de todos os tipos possíveis: espadas, katanas, lanças e outros equipamentos malucos de ninjas. Todas com jogabilidade e esquemas próprios para inovar o gameplay, fazendo com que você tenha a vontade de testar todo tipo de arma, desde a espada com ventoinhas até a katana quebrada. Todas possuem criatividade enorme e não perdem o humor facilmente.
Os inimigos são um show a parte, desde os inimigos pequenos de tela, que tem animações muito boas e personalidade, até os Bosses e NPCs da história, mantendo o clima descontraído do game e criando um estranho afeto (ódio) por alguns inimigos.
Os inimigos contam com estratégias próprias, e a Pocket Trap fez um trabalho muito bom em mixar as hordas e fazer você morrer direto para aprender o melhor padrão de vitória. Isso não deixou o game cair em uma repetição habitual que pode acontecer nos beat ‘em ups da vida.
Lembrando, Kunais, bombas, estrelas ninjas e todo tipo de projéteis podem ser lançados nos inimigos, com uma jogabilidade boa e uma variação enorme de efeitos, aquela arma que poderia ficar como secundária e meio inútil, aqui ficou muito bem utilizada e necessária para destruir algumas hordas e inimigos.
O game conta com customização excelente: você pode mudar armas, aparências, equipamentos e amuletos e montar um char bem adaptado ao seu modo de jogo. Fora que o visual do game é muito bom e colabora para você querer ficar brincando de montar o char.
Narrativa
A história? Uhm… A desculpa para ser um ninja e arregaçar tudo, você quis dizer. Simples, tem uns caras malvados querendo roubar todas as cenouras da vila, e você, como bom ninja, não pode deixar isso acontecer. Pronto, história feita, agora vamos pra porrada.
A história pode parecer clichê, e é. Mas, isso não é ruim, na verdade um dos pontos fortes do game é a interação dos personagens, diálogos muito bem construídos e divertidos, personagens carismáticos e diversas piadas de riso fácil. Depois de algumas horinhas de game, você está não liga mais para a história, mas também não pula nenhum diálogo dos personagens.
Som
Agora chegou uma parte que não gostei. As músicas pegam a ideia de tambores shinobis, só que muitas vezes a música fica repetitiva e sem nexo com o clima, quebrando um pouco a imersão. Um ponto que o estúdio deve polir mais nos próximos games.
Os efeitos especiais dos personagens, golpes e explosões estão de parabéns. Os inimigos irritantes fazem sons irritantes; os fofos, som de fofo. Ótima redenção da equipe sonora.
Veredito
Um título que merece ser jogado – quem sabe uma participação especial do Usagi Yojimbo. Todos aqueles que gostam de esmagar botões com alguma estratégia e pensamento rápido vão aderir ao título, fora quem curte a temática fofa e ninja.
Um ótimo trabalho da Pocket Trap, um estúdio que já reside entre as grandes brasileiras. Parabéns!