Panzer Paladin é um plataforma 2D em 8 bits com elementos de clássicos como Mega Man e Castlevania, que acrescenta com suas próprias ideias proporcionando uma experiência única, porém com algumas falhas. Lançado em 21 de julho de 2020, produzido por Tribute Games, disponível para Switch e PC – versão jogada para análise.
História
A Terra está sendo invadida por uma horda de demônios vindos de portais gerados por armas medievais que estão “chovendo” no planeta. A última esperança da humanidade é a android Flame com seu Paladino Grit – uma espécie de mecha. Simples e direto ao ponto como esses jogos costumam ser.
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Jogabilidade
Grit conta com um escudo e uma esquiva para se defender, e um soco para atacar. No caminho encontramos diversos tipos de armas ao derrotar inimigos ou escondidas em paredes quebráveis, podendo alternar entre quatro e guardar o resto em um inventário. Cada arma tem um ataque, alcance, durabilidade, pois as armas quebram. Também temos um especial que consome a arma imediatamente, que varia desde raios, cura, boost de ataque ou defesa, entre outros. Também é possível arremessar a arma como um projétil.
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Quando a vida de Grit esgota, seguimos com Flame que possui um chicote elétrico para atacar e se pendurar em algumas partes. Sua barra de vida é pequena, o que a torna bem vulnerável, mas é possível restaurar Grit ao recarregar sua vida em tanques de energia e chamá-lo em um ponto específico, porém, esses recursos são bem escassos. Geralmente toda fase tem uma ou duas sessões curtas que requerem o uso exclusivo da Flame, além de passagens secretas que contém uma vida extra.
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Após a fase de introdução, podemos escolher entre 10 fases que usam o mundo como cenário, e posteriormente uma fortaleza final com mais algumas fases, semelhante a Mega Man. Os chefes são empolgantes de enfrentar e criativos, possuindo até relação com o país da fase. Diferente dos inimigos comuns que são um pouco repetitivos mas que ainda são divertidos de derrotar.
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Cada fase possui apenas um checkpoint na metade e outro antes do chefe, porém as fases são longas e somando a facilidade em morrer nos diversos buracos e espinhos, e a pouca variedade no level design, torna frustrante repetir as sessões. Mas o ápice da repetição é o mesmo sub-chefe que aparece em todas as fases após o primeiro checkpoint.
O sistema de armas é interessante mas sinto que poderiam ter extraído mais. Apesar da grande variedade, a sensação não difere muito de uma para outra. Até mesmo com as armas especiais que ganhamos ao derrotar os chefes, que poderiam ter habilidades diferentes.
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Também seria interessante sessões mais criativas com a Flame, pois a grande maioria se resume a saltar e se pendurar usando o chicote precisamente para evitar a morte instantânea.
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O game conta com modos para speedrun, boss rush, um modo de criar armas e alguns extras.
Gráficos
Para os padrões retrô é um prato cheio. Os cenários são bem coloridos e as fases inspiradas em diversos lugares do mundo foi um acerto. Uma pequena ressalva para alguns poucos momentos que é difícil diferenciar objetos do jogo com o cenário. As animações dos personagens em geral estão bem feitas, principalmente nos chefes que são intensos e cheios de vida. As cenas em estilo de anime dos anos 80/90 são bem bonitas mesmo com a limitação gráfica de 8 bits.
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Som
A trilha sonora completa a ambientação dos países reproduzindo trilhas características. Nas últimas fases tocam faixas originais que harmonizam com o ritmo do jogo. No geral são agradáveis e cumprem seu papel mas nada muito memorável.
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Panzer Paladin foi uma surpresa pois o descobri por acaso e adoro esse tipo de jogo. Joguei no hard e zerei em cinco horas e meia divididas em algumas jogatinas. Com algumas correções e melhorias para uma eventual sequência, o game tem potencial para bater de frente com gigantes do gênero.