Paper Mario teve seu início no Nintendo 64 e surgiu com a
ideia de ser uma proposta de jogo de RPG com os personagens do universo Mario
só que em um mundo com elementos feitos de papel, desde lá a franquia veio
ganhando vários jogos, mas a mesma veio também perdendo, nas ultimas versões, a
identidade de RPG. Paper Mario Color Splash foi altamente criticado em seus
trailers por parecer com o seu antecessor, Paper Mario Sticker Star lançado
para 3DS, que trouxe um jogo muito diferente dos anteriores. Mas será que Color
Splash agradou depois do seu lançamento? Confira abaixo a nossa análise para
saber.
ideia de ser uma proposta de jogo de RPG com os personagens do universo Mario
só que em um mundo com elementos feitos de papel, desde lá a franquia veio
ganhando vários jogos, mas a mesma veio também perdendo, nas ultimas versões, a
identidade de RPG. Paper Mario Color Splash foi altamente criticado em seus
trailers por parecer com o seu antecessor, Paper Mario Sticker Star lançado
para 3DS, que trouxe um jogo muito diferente dos anteriores. Mas será que Color
Splash agradou depois do seu lançamento? Confira abaixo a nossa análise para
saber.
Uma história simples em um mundo cheio de detalhes
A história de Color Splash é bastante simples. Tudo começa
com o Mario recebendo um Toad dobrado em forma de envelope. Ele está em preto e
branco e possui um pedido de socorro vindo de Prism Land. Logo o nosso herói
vai junto com a princesa Peach em busca de saber o que está havendo, ao chegar em Port Land eles descobrem que a cidade está perdendo sua cor, pois as Big Paint Stars
foram roubadas, então o nosso herói vai atrás de recuperá-las e resolver os
problemas que a trama irá apresentar.
com o Mario recebendo um Toad dobrado em forma de envelope. Ele está em preto e
branco e possui um pedido de socorro vindo de Prism Land. Logo o nosso herói
vai junto com a princesa Peach em busca de saber o que está havendo, ao chegar em Port Land eles descobrem que a cidade está perdendo sua cor, pois as Big Paint Stars
foram roubadas, então o nosso herói vai atrás de recuperá-las e resolver os
problemas que a trama irá apresentar.
Bem vindo a uma Port Land caótica pela falta de cores |
Um novo personagem é apresentado nesse jogo, seu nome é
Huey, um balde de tinta, que irá ser seu único companheiro durante toda a
aventura. O personagem é carismático e vai tirar boas risadas do jogador durante
o gameplay.
Huey, um balde de tinta, que irá ser seu único companheiro durante toda a
aventura. O personagem é carismático e vai tirar boas risadas do jogador durante
o gameplay.
Esse é Huey, um simples balde de tinta |
Tudo em Prism Land é muito detalhado, os cenários feitos de
papel foram muito bem feitos e são bonitos de se ver. Alguns pontos do cenário
estão sem cor e cabe ao jogador utilizar um martelo com poderes especiais para
pintar o cenário, tal ação poderá trazer recompensas e também ajuda a fazer
100% de um cenário. A forma como as cores são apresentadas na tela são lindas,
e em alguns momentos pensamos que a ideia de pintar o cenário veio de Splatoon.
papel foram muito bem feitos e são bonitos de se ver. Alguns pontos do cenário
estão sem cor e cabe ao jogador utilizar um martelo com poderes especiais para
pintar o cenário, tal ação poderá trazer recompensas e também ajuda a fazer
100% de um cenário. A forma como as cores são apresentadas na tela são lindas,
e em alguns momentos pensamos que a ideia de pintar o cenário veio de Splatoon.
Momento Splatoon |
Color Splash é um RPG, só que não
Paper Mario surgiu como um RPG, mas a franquia veio perdendo
alguns elementos do gênero. Em Color Splash não há o esquema de subir de level,
as batalhas são baseadas em cartas que são encontradas durante o cenário ou
derrotando inimigos. Não há o que evoluir no jogo, somente o medidor de tinta que
é utilizado para pintar as cartas e cenários descoloridos.
alguns elementos do gênero. Em Color Splash não há o esquema de subir de level,
as batalhas são baseadas em cartas que são encontradas durante o cenário ou
derrotando inimigos. Não há o que evoluir no jogo, somente o medidor de tinta que
é utilizado para pintar as cartas e cenários descoloridos.
As batalhas são legais e fazem bom uso do gamepad,
basicamente o jogador escolhe a carta que quer utilizar e com a stylus
ele joga a carta em direção a TV e a mesma será utilizada em batalha. O grande
problema aqui é que a maioria das batalhas são bem simples e como não há nada
para evoluir, não vale a pena gastar cartas em batalhas desnecessárias, pois é melhor deixar para
momentos mais críticos.
basicamente o jogador escolhe a carta que quer utilizar e com a stylus
ele joga a carta em direção a TV e a mesma será utilizada em batalha. O grande
problema aqui é que a maioria das batalhas são bem simples e como não há nada
para evoluir, não vale a pena gastar cartas em batalhas desnecessárias, pois é melhor deixar para
momentos mais críticos.
As batalhas são simples, mas tem que saber qual carta usar para causar um maior dano |
Existem, espalhadas por todo o jogo, cartas especiais que utilizam
grandes poderes, elas são objetos que serão encontrados durante a exploração e transformados
em cartas, algumas são bem legais, como é o caso de um ventilador, um porco
cofre dançarino, limões e churrasqueiras. Essas cartas não são usadas apenas em
batalhas, mas servem para abrir caminho ou derrotar chefes, no caso do ultimo ela
é obrigatória para derrotar, mas para descobrir qual carta utilizar será
necessário conversar com os NPCs.
grandes poderes, elas são objetos que serão encontrados durante a exploração e transformados
em cartas, algumas são bem legais, como é o caso de um ventilador, um porco
cofre dançarino, limões e churrasqueiras. Essas cartas não são usadas apenas em
batalhas, mas servem para abrir caminho ou derrotar chefes, no caso do ultimo ela
é obrigatória para derrotar, mas para descobrir qual carta utilizar será
necessário conversar com os NPCs.
Divertido, mas é melhor entender um pouco de inglês
Color Splash não é um jogo complexo, ele é simples e
bastante linear, mas para avançar na trama, assim como a maioria dos RPGs, é
necessário conversar com os NPCs, eles sempre vão ter algumas dicas para dar ou
algo engraçado para contar. É bem agradável as conversas apresentadas no jogo,
algumas delas vão fazer o jogador rir bastante. Para quem não entende bem o
inglês talvez não vai aproveitar muito bem o jogo e provavelmente não achará
ele divertido, mas se o seu console for o europeu, você poderá jogar o jogo
localizado para o Português de Portugal. A química entre Mario e Huey é bem
legal e em vários momentos irão apresentar boas doses de humor, deixando o
jogador mais descontraído.
bastante linear, mas para avançar na trama, assim como a maioria dos RPGs, é
necessário conversar com os NPCs, eles sempre vão ter algumas dicas para dar ou
algo engraçado para contar. É bem agradável as conversas apresentadas no jogo,
algumas delas vão fazer o jogador rir bastante. Para quem não entende bem o
inglês talvez não vai aproveitar muito bem o jogo e provavelmente não achará
ele divertido, mas se o seu console for o europeu, você poderá jogar o jogo
localizado para o Português de Portugal. A química entre Mario e Huey é bem
legal e em vários momentos irão apresentar boas doses de humor, deixando o
jogador mais descontraído.
O bom humor está sempre presente durante o gameplay |
Há também os torneios de Roshambo, que nada mais é que um
torneio de Pedra, Papel e Tesoura contra os inimigos que irão ser apresentados
durante o jogo. Caso vença o torneio o jogador irá ganhar uma carta especial.
Há sempre alguém por perto que vai te dar dicas, de forma enigmática, para
vencer os torneios.
torneio de Pedra, Papel e Tesoura contra os inimigos que irão ser apresentados
durante o jogo. Caso vença o torneio o jogador irá ganhar uma carta especial.
Há sempre alguém por perto que vai te dar dicas, de forma enigmática, para
vencer os torneios.
Momento Roshambo |
Há humor também na forma como o jogo é apresentado. O mundo
por ser feito de papel é bem humorado, pois objetos que podem parecer simples
para a gente podem fazer estragos para quem é feito do material, por
exemplo, um ventilador ligado pode transformar o cenário em algo tempestuoso.
por ser feito de papel é bem humorado, pois objetos que podem parecer simples
para a gente podem fazer estragos para quem é feito do material, por
exemplo, um ventilador ligado pode transformar o cenário em algo tempestuoso.
A trilha sonora é um incentivo para continuar explorando
As musicas apresentadas em Color Splash são de longe uma das
melhores já lançadas no Wii U, cada cenário apresenta uma trilha sonora vem
diferente e que combina bastante com o que está sendo visto na tela. Seja em
uma praia ou em uma floresta, a musica vai fazer o jogador se sentir naquele
ambiente, e isso ajuda o jogador a ficar relaxado e a continuar explorando o
cenário.
melhores já lançadas no Wii U, cada cenário apresenta uma trilha sonora vem
diferente e que combina bastante com o que está sendo visto na tela. Seja em
uma praia ou em uma floresta, a musica vai fazer o jogador se sentir naquele
ambiente, e isso ajuda o jogador a ficar relaxado e a continuar explorando o
cenário.
Os sons apresentados no uso das cartas especiais e pelos
objetos que interagem com o jogador também são bem feitos e só trazem mais
realidade ao jogo. Não há falas aqui, apenas o velhos sons que já estamos
acostumados a ouvir na franquia Mario, mas isso não impede de dizer que toda a
parte de som ficou impecável.
objetos que interagem com o jogador também são bem feitos e só trazem mais
realidade ao jogo. Não há falas aqui, apenas o velhos sons que já estamos
acostumados a ouvir na franquia Mario, mas isso não impede de dizer que toda a
parte de som ficou impecável.
Horas incansáveis de jogo pela frente
Há muito que explorar em Prism Land, coisas que
não estão ligadas a história, mas que valem a pena ir atrás. Completar um
cenário do mapa irá render uma bandeira de ouro, também existe estatísticas em
forma de bandeiras no centro da cidade, próximo a fonte das Big Paint Stars,
que são abertas assim que completar determinados objetivos (algo parecido com
Conquistas/Troféus).
não estão ligadas a história, mas que valem a pena ir atrás. Completar um
cenário do mapa irá render uma bandeira de ouro, também existe estatísticas em
forma de bandeiras no centro da cidade, próximo a fonte das Big Paint Stars,
que são abertas assim que completar determinados objetivos (algo parecido com
Conquistas/Troféus).
Explore bastante, batalhe o necessário e aproveite cada momento |
Conclusão
Paper Mario Color Splash foi o ultimo exclusivo da Nintendo
para o Wii U, ele não fez feio e vale muito a pena jogá-lo. Antes de comprar o
Switch, feche com chave de ouro os momentos felizes que você passou com o seu
console de mesa de duas telas jogando Paper Mario Color Splash. O jogo pode não
ser um exemplo de RPG, mas faz muito bonito para um jogo de aventura e
exploração.
para o Wii U, ele não fez feio e vale muito a pena jogá-lo. Antes de comprar o
Switch, feche com chave de ouro os momentos felizes que você passou com o seu
console de mesa de duas telas jogando Paper Mario Color Splash. O jogo pode não
ser um exemplo de RPG, mas faz muito bonito para um jogo de aventura e
exploração.
– Jogabilidade: 10
– Gráfico: 10
– Som: 9
– Diversão: 9
Nota Final: 9,5
Gostamos:
– Personagens bem humorados;
– Bom uso do gamepad;
– Trilha sonora combina com os cenários;
– Um mundo feito de papel muito bem apresentado;
– História simples, mas cativante;
Não Gostamos:
– Falta de evolução do personagem;