O aclamado jogo de luta de samurais está de volta, nada mais justo que revisitar um dos últimos títulos antes da hibernação da série.
A versão para console de Samurai Shodown V teve dificuldades em ser lançada pois era considerado violento demais (claro que nem se compara ao atual Mortal Kombat 11), e na mesma época houve o assassinato de uma garota de 12 anos em uma escola no Japão, o que reforçou a questão da violência nos jogos. Quando finalmente lançado em 22 de abril de 2004, o game apresentou uma versão censurada que não agradou muito aos fãs.
Sem censura
Agora praticamente 15 anos depois, foi lançado uma versão atualizada que remove a censura. Samurai Shodown V Special, produzido pela SNK, esta disponível para PS3, PS4, PSVita, Switch e PC – versão utilizada para análise, cedida pelo nosso parceiro GOG.
História
SSVS se trata de um Dream Match, uma versão mais focada nos combates, sem modo história canônico, com isso geralmente trás personagens de jogos anteriores que normalmente não estariam presentes. Até temos um modo história mas é o clássico modo arcade, sempre presente nos jogos de lutas, com alguns diálogos entre os personagens e as lutas, mas sem muita profundidade. A versão original tem mais conteúdo no modo história e cronologicamente é o primeiro título da série.
Jogabilidade
Diferente da maioria dos jogos de luta, Samurai Shodown não é sobre combos, apresenta uma jogabilidade mais técnica, onde é possível causar um dano enorme com apenas um ataque. Diria que é mais sobre o momento, seja executando ataques menores para abrir a guarda ou encontrar brechas durante o ataque do adversário, também é possível desarmar o oponente dando grande vantagem. O que combina com a temática de Samurai e trás um gameplay único.
A versão atualizada trás os modos padrões presentes nos jogos de luta e também um modo online. O jogo foi balanceado também e conta com 28 personagens.
Comparando ao antecessor, não tem mais o sistema de Slash e Burst que eram variações no estilo de luta de cada personagem, um mais técnico outro mais agressivo. Isso fez com que novos personagens fossem criados como Suija e Enja, que basicamente são a versão alternativa de Suigetsu e Kazuki.
A maior novidade é a introdução do Zetsumei Ougi que é executado cumprindo algumas condições e se acertar termina a luta instantaneamente, a animação lembra os Fatality, pois geralmente acaba com a vítima esquartejada ou incenerada por exemplo, (mecânica que ajudou o jogo a ser censurado).
Gráficos
Samurai Shodown sempre apresentou gráficos 2D bonitos, sem grandes mudanças de um titulo para outro, quem curte retro e pixel art vai ficar satisfeito, os cenários são ricos, cheio de detalhes, marca da série, e o desing dos personagens é marcante. Nessa edição o autor de Samurai X, Nobuhiro Watsuki, foi contratado para desenhar alguns dos novos personagens e as artworks.
Os novatos Suija e Enja
Trilha Sonora
A dublagem ainda é a mesma de 2004, não é tão trabalhada como são atualmente mas cumpre seu papel, particularmente eu gosto, tem um apelo nostálgico. Os efeitos sonoros não deixam a desejar, quando acertamos um corte crítico, a sensação de dano é transmitida pelo som. E por fim as OST geralmente são agitadas ou sombrias naquele toque nipônico, o que encaixa perfeitamente no tema e torna os combates mais emocionantes.
Samurai Shodown V Special é divertido para jogar com um amigo seja offline ou online, mas devido a ausência de modos, sozinho é um pouco entediante. Ainda assim é um bom título para os amantes de jogos de luta e esta disponível por um preço acessível nesse link.