Análises

Análise: Serious Sam 4

Após quase 10 anos do último jogo, Serious Sam 4 finalmente está entre nós. O FPS foi lançado no dia 24 de setembro, desenvolvido por Croteam e publicado por Devolver Digital que nos forneceram gentilmente o jogo para análise. Disponível para Stadia, GOG e Steam.

História

A história se passa antes de Serious Sam 3 com a Terra sendo invadida por milhares de alienígenas, e cabe ao nosso protagonista Sam e seus companheiros salvarem o planeta. Sem muita complexidade e direto ao ponto, Serious Sam 4 aposta em uma aventura intensa, repleta de exageros com um protagonista que é equivalente a um exército, e humor ácido na maior parte do tempo. Cenas onde um padre reza um terço enquanto extermina alienígenas com uma shotgun são comuns aqui.

Quando me refiro a exageros…

Jogabilidade

Ao inciar o jogo já vemos do que se trata Serious Sam, dezenas de inimigos vindo de todos os lados. São alienígenas disparando, uma espécie de javali vindo com tudo na sua direção, alienígenas bombados tentando te socar como se não houvesse amanha (literalmente), sondas voadoras atirando e se movendo sem parar, e isso só citando parte dos inimigos vistos nas primeiras fases sem falar dos chefes. Mesmo na dificuldade normal seus reflexos serão postos a ferro e fogo, mas tem opções de dificuldade para todos os gostos.

Uma imagem que define Serious Sam

Durante as fases surgem missões opcionais que garantem novas armas e upgrades que auxiliam bastante na jornada. Também é possível jogar a campanha com até 4 jogadores mas não testei o multiplayer. O jogo está traduzido em português.

Gráficos

Apesar de não me incomodar, os gráficos estão ultrapassados para os padrões atuais, lembrando jogos de qualidade inferior da geração PS3/XBOX360, o que pode pesar para um público mais exigente. Porém o desing dos aliens e a grande variedade é um ponto positivo.

Mesmo com gráficos ultrapassados é possível desfrutar de algumas paisagens bonitas

Som

Acompanhando o ritmo frenético e debochado do game, a trilha sonora cumpre seu papel e a possibilidade de distinguir cada alienígena pelo som, é uma adição importante que torna a experiência mais fluída ao lidar com as hordas. Recomendo o uso de Headset. A dublagem é decente, com diálogos cheio de piadas, trocadilhos e referencias, como quando o mesmo padre da shotgun faz trocadilho com a música Starway to Heaven.

Dói a garganta só de imaginar tentar imitar a voz super grave do Sam

Serious Sam 4 foi minha primeira experiência com a série. O ritmo frenético e o bom humor são os maiores destaques desse FPS divertido e desafiante.