Depois de um bom tempo sem dar as caras, Soul Calibur esta de volta em sua sexta edição. Seu antecessor apesar de trazer uma nova geração de personagens, sendo eles herdeiros ou aprendizes, substituindo os tradicionais, não agradou muito os fãs. Soul Calibur VI apostou em voltar as raízes da série, trazendo em sua narrativa, uma releitura dos primeiros títulos, com os queridos personagens da série, alguns novos e uma participação pra la de especial do Geralt – The Witcher 3!
Participação especial da vez!
A versão jogada para analise foi a de PC, disponibilizada pela Nuuvem, a maior loja de jogos digitais da América Latina, feita de gamers para gamers. Trabalhando com o objetivo de oferecer sempre preços mais acessíveis, a loja possui hoje um catálogo com milhares de títulos, incluindo lançamentos e pré-vendas. Se curtir a análise e se interessar, o jogo esta disponível para compra nesse link.
História
A história do jogo é contada em dois modos, o Crônica das Almas, que fala sobre cada personagem e como seus caminhos se cruzam por conta da Soul Edge – a espada amaldiçoada que possui alma e faz com que todos a seu redor percam o controle e causem caos e destruição. O modo história dos jogos de luta atuais estão cada vez mais cinematográficos, aqui optaram por uma narrativa com bastante textos e alguns sprites estáticos (como nos rpgs antigos) o que na minha opinião, poderiam ter feito melhor. Porém esse detalhe é compensado por detalhar bem sobre cada personagem.
E temos o Libra das Almas, onde criamos um personagem e exploramos um mapa que podemos acessar as missões da história, que ocorrem simultaneamente com o Crônica das Almas, e missões paralelas, com elementos de RPG (podemos subir de nível e comprar novos equipamentos). O game tem uma narrativa original focada no personagem que criamos, nossas ações definem se ele(a) será bom ou mau. De início é divertido, mas com o tempo se torna cansativo.
Falando em criar personagens, temos um dos modos mais divertidos, principalmente pra quem é criativo. A possibilidade de customização é enorme, podemos editar os personagens do jogo ou criar um do zero. Esse modo deu o que falar. Logo quando o jogo foi lançado, era comum encontrar a reprodução de algum personagem inusitado. Inclusive postamos no site uma luta dos fenômenos da internet Bowsette vs Boosette.
Algumas das criações com direito a um Pikachu da Deepweb
Jogabilidade
O ponto mais importante de um jogo de luta, sem duvidas é a jogabilidade, aqui o jogo não peca. Continua com o sistema já conhecido: Lutamos em uma plataforma onde é possivel cair ou derrubar o oponente e podemos nos mexer para qualquer direção, sem tanto foco nos pulos, semelhante a Tekken.
Ele também trás algumas melhorias junto com o novo Reversal Edge, um golpe com armor (toma o dano mas bloqueia qualquer ataque) que ativa uma especie de pedra, papel, tesoura, onde quem fizer a melhor escolha, leva a disputa.
Pedra, papel, tesoura!
A lista de golpes é grande e tem um para cada situação, contam com um especial e uma ativação de poder extra, ambos ativados por uma barra que enche conforme lutamos. Cada personagem utiliza uma arma diferente e são bem distintos um do outro, o que da mais variedade ao game.
Groh, um dos novatos
Enquanto na maioria dos jogos de luta temos que saber executar combos e comandos complexos, aqui não temos muito disso, os comandos são simples e os combos são curtos, é mais sobre como atacar, saber se defender, abrir a guarda e contra atacar, o que torna o jogo mais acessível aos casuais mas também agrada aos competitivos.
Gráficos
A imagem fala por si só
Os gráficos são bonitos, os modelos dos personagens são bem feitos, a vestimenta desgasta conforme apanha, o cenário ao redor é bem detalhado, as animações dos ataques são fluidas e nos especiais dão um show a parte.
Som
A trilha sonora épica da mais emoção aos combates, os efeitos sonoros reproduzem perfeitamente o som que as armas emitem ao se chocarem umas com as outras o que da mais realismo ao jogo. Tem dublagem em inglês e japonês, para cada gosto e legendas em português.
Soul Calibur VI foi lançado dia 19 de outubro de 2018 para PS4, XONE e PC, desenvolvido pela Project Soul e publicado pela Bandai Namco Entertainment. Comemorando os 20 anos da série, é divertido tanto online, quanto offline. Um prato cheio para os veteranos e uma ótima oportunidade para os novatos conhecerem. Até a próxima gamers!