Welcome stranger! Xadrez é muito blasé, Fire Emblem tá repetitivo e Advanced Wars foi esquecido pela Nintendo, nesse ínterim você está sem um tactics turn responsa? Não seja por isso, a Chucklefish Games veio acabar com essa necessidade com Wargroove. RPG tactics turn que reúne tudo de bom dos consagrados acima. Partiu análise.
HISTÓRIA
Você estará na pele da princesa Mércia, recém coroada pela morte de seu pai. Um reino em convulsão, guerras e traições com os reinos vizinhos, nada novo nesse front. Porém a interação com os generais e suas civilizações é bem interessante e gera diálogos maravilhosos.
A história é bem escrita e simples, direto ao ponto com pitadas de mistérios, tramoias e reviravoltas, necessário para fazer o que queremos – pano de fundo para as batalhas entre tropas.
GRÁFICOS
Toda a arte do game é muito colorida e bem feita, tudo com uma pixel arte sensacional e detalhada, faz você prestar atenção em cada unidade de cada exército e ver seus detalhes carismáticos.
O game herda muito de Advanced Wars com suas tropas genéricas e parecendo um exército clone, porém clones carismáticos. Já os generais são feitos em estética cartunesca e muito bem elaborados, aumentando sua afeição às tropas e sua história.
JOGABILIDADE
A própria Chuckefish Games disse que Wargroove era um encontro de Advanced Wars com Fire Emblem e o resultado é simplesmente sensacional. As mecânicas de unidades e terreno são inspiradas em Advanced Wars e sua temática e enredo em Fire Emblem, como dar errado não é mesmo?
O game é um tactics turn de gestão de tropas/terreno, onde o controle do espaço e recursos leva à ampliação das tropas e consequente vitória. Nada de novo, porém tudo é bem pensado e com várias unidades (mais de 20) sob quatro reinos com generais distintos e habilidades distintas. Tornando cada jogador e estrategia quase único.
A variedade de unidades somada aos 14 tipos de terrenos que interferem no gameplay ampliam a diversão/dificuldade do game, somando a isso que os desenvolvedores não deixaram os objetivos das missões mais do mesmo (destruir a base inimiga), existem diversos objetivos distintos entretendo cada vez mais o jogador é desafiado.
Além do modo história habitual o game conta com modo de missões rápidas e multiplayer de até quatro jogadores, onde a diversão é garantida em batalhas simétricas e onde a habilidade será determinante para a vitória.
SOM
As vozes são hilárias, o que torna os personagens ainda mais carismáticos. Os efeitos de ataques e magias são muito bem construídos. A música do game cumpre seu papel, fica de fundo sem roubar a cena e também não irrita e atrapalha o raciocínio (que você vai precisar de sobra).
VEREDITO
Wargroove é uma pérola do gênero pois une o melhor de diversos títulos e acrescenta variedade e carisma de sobra. Tornando-se assim um título indispensável para todos que amam ou querem conhecer o gênero do tactics turn.
O game está disponível desde 21 de fevereiro para as plataformas: Playstation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch. Veja abaixo o trailer da versão para Switch.