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Análise: WarioWare: Get It Together!

Se você geralmente conta com os karts e as festas que Mario organiza para se divertir em grupo, é bom passar a considerar um novo personagem para as festanças: Wario! Pensado para ser o rival de Mario, Wario ganhou tanta personalidade que abriu mão de seu papel original para ser mais uma carta na manga da Nintendo quando o assunto é diversão e caos bem distribuídos.

Foi em seu próprio universo que nasceu WarioWare, a franquia que leva a megalomania de Wario para uma de suas melhores ideias: ganhar dinheiro desenvolvendo games. Em WarioWare: Get It Together!, o exclusivo para Nintendo Switch eleva a fórmula que nasceu em 2003 para focar também na diversão em grupo e mostra que o “desenvolveWARIO” está cada vez mais entendido em como desenvolver jogos divertidos e… talvez um pouco bugados.

Confira a nossa análise de WarioWare: Get It Together!, lançado exclusivamente para Nintendo Switch no dia 10 de setembro de 2021.

História

Diamond City amanhece com filas e mais filas. O motivo? O lançamento de Super Pyoro, jogo que aparenta ser febre por ali. Enquanto a cidade se movimentava para comprar o mais novo jogo do mercado, Wario comemorava a finalização de seu mais novo game.

Ao reunir todos para mostrar o funcionamento de seu jogo, o game simplesmente deixa de responder aos comandos, apresentando até alguns glitches na tela. Isso deixa Wario furioso, a ponto de jogar seu portátil para cima. Nesse momento, uma boca aparece na tela e absorve todos para dentro do jogo, alterando a aparência de Wario e seus amigos para versões chibi de si mesmos.

A partir daí, Wario e sua equipe (até então, bastante desfalcada) partem para combater os bugs que estragaram o tão suado esforço dele e de todo o time, passando por diversos microgames para alcançar seu objetivo!

Jogabilidade

Diferente de todo WarioWare, que segmentava os jogos apenas por temática ou modalidade, em Get It Together! temos um novo e muito criativo segmento: os personagens. Nenhum deles terá os mesmos comandos, o que torna um mesmo desafio mais complexo a depender de quem você escolheu ou foi escolhido para você. Isso aumenta consideravelmente o fator diversão, já que o mesmo microgame pode ter literalmente 20 óticas diferentes, te desafiando sempre de um jeito novo, dentro de uma mesma proposta.

Se jogar sozinho já é divertido, todo o jogo é pensado em jogatinas cooperativas e competitivas, o que cria uma jogabilidade caótica e funcional. O elenco varia bastante, desde personagens com controle livre de movimento, como Wario, Mona e Ashley, até personagens estáticos como é o caso de 18-Volt e personagens desenfreados, como 9-Volt e Kate/Ana.

Apesar do carisma dos personagens estar presente, os temas também continuam firmes e fortes. Música, esportes, Nintendo, está tudo aqui. Pode esperar propostas como a de arrancar pêlos de um suvaco, derrubar um porquinho de uma estrutura e equilibrar um sorvete na casquinha até ajudar Samus a entrar numa sala, tocar uma guitarra e até mesmo completar fases de Super Mario World. A mesmice não existe por aqui!

Gráficos

Já faz um tempo que a franquia WarioWare respeita e mantém um visual bem satisfatório, nas mãos do talentoso Ko Takeuchi. Apenas para fins de curiosidade, excelentes jogos da franquia como WarioWare GOLD, para Nintendo 3DS, usam desse mesmo visual. A diferença é que aqui em Get It Together! esse visual é explorado apenas nas cutscenes. Isso pois o Modo História introduz a justificativa dos chibis, que são usados em todos os microgames.

Diferente de WarioWare GOLD, aqui quase não existe dublagem de Wario e do restante. Isso faz com que o carisma fique praticamente dependente do visual e dos diálogos, com apenas a primeira palavra ou frase narradas. A personalidade que o gameplay também contorna um pouco essa falta.

Isso não atrapalha em nada e ainda embeleza bastante o jogo. Vale lembrar que estamos dentro de um jogo do Wario, então para somar ainda mais toda a parte visual, sempre toparemos com desenhos enfadonhos, bigodes e narizes por toda a parte e muito da temática financeira. O desenvolvedor imprimiu bem sua personalidade aqui, hein?

Trilha Sonora

Em WarioWare as músicas carregam o objetivo de te passar o senso de urgência e constante aceleração, pois conforme o jogador avança tudo passa a ser mais dinâmico ainda, para que uma ação seja tomada o quanto antes. Todas as músicas funcionam tanto em seu menor quanto em seus maiores ritmos e chega a impressionar que os mais de 200 microgames possuam músicas e efeitos próprios.

Entre os mais notáveis fica a música do Bounce Back, que é o microgame de embaixadinha e em especial uma música toda dedicada a um personagem em um momento mais avançado do Modo Story (não trarei nome nem habilidades para não estragar sua surpresa).

Veredito

Dispor o jogador a realizar uma ação rápida e divertida em um curto período de tempo já é divertido demais. Diminua esse tempo conforme avança e inclua temas engraçados e interessantes. Ou ainda melhor, inclua uma competição saudável e frenética entre amigos. Isso é WarioWare Get It Together!

Os personagens passaram de meras introduções às fases para versões jogáveis e com personalidade muito bem impressa. Você é capaz de saber que Cricket é sensato e calmo e que 8-Volt é agitado e imaturo apenas controlando-os in game.

Para quem procura uma dose divertida de caos e distração, Get It Together veio para entregar isso e muito mais, repensando conceitos antigos da franquia e criando a difícil tarefa de se superar como fórmula futuramente, assim como acontece com também bastante aclamado Super Smash Bros. Ultimate. WAAAH!