O segundo dia do Dash Games 2018, foi marcado por acontecimentos espetaculares e que nos mostraram a natureza do cenário IndieDev do Brasil. Algo que encheu o coração desse editor de satisfação e respeito por essa jornada.
A criação de games no Brasil beira o artesanal, muitos dos profissionais atuais surgiram através de pesquisa própria e autodidatismo. Efeito que está acabando/diminuindo com a criação de cursos, graduações, tecnólogos e plataformas online na área fora a comunidade que cresce a cada dia e se ajuda em encontros e comunidades online.
Essa alma de criação coletiva, apoio mútuo é forte e enraizada na comunidade. Uma palestra internacional foi cancelada, uma grande perda para o evento, mas, de pronto teve um substituto de peso, onde vi a garra dos devs brasileiros. A organização criou uma mesa redonda com quatro grandes artistas da área, tudo com pouco tempo de organização, de pronto aceitaram e a palestra aconteceu. E mesmo com todas adversidades a palestra foi maravilhosa. A sincronia e o clima da palestra foram perfeitos, se tivesse sido organizada não poderia ter sido melhor. Abaixo falarei sobre todas as palestras:
Começou pesado o Sábado (22/09) com a palestra do Alexandre Kikuchi o brasileiro especialista em Unity, dando um show sobre as novidades da Engine para 2018. Sendo uma palestra muito aguardada pelo público, pois é uma das engines mais utilizadas no país.
A Zeeppo Games, estúdio do famoso Guitar band, famoso free to play mobile enviou Fernando Schwedersky para falar do sucesso do game que foi baixado mais de cinco milhões de vezes. Ele nos trouxe as experiências desse projeto e uso de músicas autorais para o desenvolvimento do projeto.
Programação minimalista foi o foco da próxima palestra, ministrada por Matheus Lessa da BitCake Studio. O público estava atento, muitos gravando a palestra, que de acordo com o público foi sensacional, os aplausos reforçaram isso. Sinceramente esse humilde editor ficou boiando.
O marketing nos jogos é um assunto sério e que em muitos estúdios sem experiência pode ser negligenciada ou usada de forma precipitada, para evitar isso ocorreu a mesa redonda sobre o marketing nos games.
Na mesa tivemos grandes nomes brasileiros como Luciana do Prado da Izyplay, Carol Lescher da Rockhead Studios e Gabriel Stumer ex membro da Cupcake Entertainment. Todos eles dando dicas imperdíveis para impulsionar seus games na net e principalmente, nos avisando que o marketing começa junto com o projeto.
A próxima mesa redonda foi sobre o projeto e criação de arte para os games, com Eduardo Muller do estúdio 40 Giants, professor e coordenador do curso de games na Universidade Feevale, Márcio rosa da Loomiarts, Geovani Aldrighi da Izyplay e Orlando Fonseca da Imgnation. Uma galera profissional e muito carismática em responder e apoiar a galera presente.
A tecnologia Block Chain (tenta) revolucionar o mundo através de uma nova economia, isso não fica longe dos games e de novas ideias, vejam o exemplo de MonteCrypto e outros games usando essa tecnologia. Para isso foi convidado Matias Nisenson líder da Experimental, responsável pelo visionário CryptoWars. O profissional nos deu uma aula completa sobre essa tecnologia.
E no Lounge o povo fez o que todos queremos, jogar muito.
Assim, se encerra o segundo dia do Dash Games 2018, amanhã voltaremos para contar tudo sobre o último dia d30o evento