Confira a parte 1 AQUI
“Queremos satisfazer tanto jogadores experientes e jogadores inexperientes com o mesmo jogo”
4Gamer – Ao jogar Pikmin 3, encontrei-me perguntando “o que é divertido sobre Pikmin” e considerei muitas coisas. A primeira coisa que veio foi durante a parte inicial do jogo, você não está sendo pressionado por muitas coisas diferentes.
Simplesmente mover os heróis e os Pikmins em volta é divertido. Então, quando você se acostumar com o jogo, você aprende mais coisas. Quanto mais você aprende, mais divertido se torna.
Miyamoto – Tenho feito jogos de ação por 30 anos, mas o Japão é um país em que os jogos de ação estão lentamente diminuindo em popularidade, enquanto nos Estados Unidos eles estão se tornando mais populares. Há uma grande lacuna há a considerar.
Para jogos de ação, há um problema onde as pessoas que não conseguem superar a dificuldade não querem mais jogar, não importa o quê. Esse sentimento, em seguida, fica amarrado a jogos como um todo e as pessoas rejeitam jogos e sinto que “eles são difíceis para então eu não gosto deles.”
No caso da América, há muitas pessoas que assumem o desafio para que descubra a diversão, depois de superar os primeiros obstáculos.
4Gamer – Claramente jogos de ação exigem mais habilidade dos jogadores.
Miyamoto – Certo. Quando se trata de jogadores reais, eu acho que há aqueles que se divertem simplesmente jogando o jogo, aqueles que estão felizes em joga-lo até o fim, e aqueles que querem a forçar a barra, conseguir todo no jogo.
Se as pessoas que querem desafios mais difíceis são capazes de vencer facilmente um jogo, eles chamam o jogo “tedioso” ou algo nesse sentido. Se você fizer todo o jogo muito difícil, é possível que pessoas que simplesmente gostam de jogar o jogo vão ser deixadas de fora.
Eu queria fazer um jogo que todos os tipos de jogadores iriam se divertir.
4Gamer – Você queria fazer um jogo hardcore e jogadores casuais podem desfrutar.
Miyamoto – Correto. Ao pensar em uma resposta para os jogadores que iriam encontrar um jogo “tedioso”, decidimos que em alguns aspectos, o jogador pode desafiar-se. Em outras palavras, nós fizemos isso para que os jogadores se sentissem como “Tenho certeza de que podemos fazer melhor nesta parte ! “enquanto joga.
Isso era algo que eu pensava desde Pikmin 1. No caso desse jogo, o jogo acabaria se mais de 30 dias se passaram em jogo. Se você conseguisse algo especial, você não iria conseguir o melhor final. Por outro lado, no mais extremo, nós fizemos ele para que você possa vencer o jogo em menos de 20 dias.
4Gamer – Assim, mesmo para pessoas que simplesmente gostam de jogar jogos, eles poderiam chegar ao fim dentro de 30 dias, enquanto aqueles que são bons em jogos poderiam encontrar maneiras de jogar e vencê-lo em menos tempo.
Miyamoto – Para Pikmin 3 fizemos esse sistema ainda mais fácil de entender.
Então, do ponto de vista de equilíbrio, para as pessoas que têm problemas com jogos de ação, desde que eles coletam frutas em jogo, eles podem atingir o objetivo determinado em 40 ~ 60 dias de jogo. Mas há também aqueles que podem concluí-lo em 20 dias. Como a palavra se espalha entre as pessoas que podem fazer isso, eu acho que está certo ser aqueles que desejam desafiar-se ainda mais.
Pensamos nisso e criamos um sistema onde não só você pode refazer o modo de história, desde o início, você também pode refazê-la a partir de pontos no meio do caminho.
4Gamer – Então você pode voltar num dia que acha que pode fazer melhor?
Miyamoto – Sim. Além disso, se você estiver jogando Mission Mode, ao mesmo tempo, as coisas podem ficar ainda melhor. Depois de jogar as missões um pouco, se você voltar para o modo Story, você vê que você começou melhor, mesmo sem perceber.
Com este sistema, você tentar superar o que eles acham difícil, eu gostaria que aqueles que não têm experiência com Pikmin e aqueles que são acostumados com a serie jogassem.
4Gamer – Enquanto no início apenas movimentar-se é divertido, é exatamente como você diz – conforme sua compreensão se aprofunda, o seu desejo de desafiar a si mesmo faz bem. Outra maneira de dizer é que você está fazendo o que os criadores querem. (risos)
Mesmo incluindo os tutoriais, a compreensão não é adquirida de explicação, mas sim de captar o sentimento do jogo, isso foi um pouco surpreendente.
Miyamoto – Tutoriais são muitas vezes a parte do jogo que você tem que aturar para ser capaz de entender como funciona o jogo. Quanto mais complicado um jogo, maior tutorial. Ter que aturar as partes iniciais de algo que você comprou e espera desfrutar tornou-se a norma. Desde o tempo do Pikmin 2, discutimos como podemos quebrar isso.
Especialmente no caso de uma série de jogos, se um jogo tem o mesmo sistema do jogo anterior e você não é capaz de ignorar os tutoriais, os jogadores experientes acham isso frustrante.
4Gamer – Isso é verdade, nos jogos atuais, é irritante se o tutorial é longo
Miyamoto – É, tutoriais e telas de loading (risos)
4Gamer – Você quer jogar o jogo o mais rápido possível, mas a explicação dos detalhes vai indo e indo.
Miyamoto – É inevitável, uma vez que existem pessoas que não conhecem o jogo. Essa é a razão para isso.
4Gamer – Mesmo assim, se a quantidade de informações no tutorial é muito longo, torna-se muito coisa para lembrar e você acaba esquecendo o que você está fazendo.
Não houve nenhum problema desse tipo em Pikmin 3. O sistema era tal que, no início, as partes básicas da história foram acompanhando de começo, os controles básicos.
Miyamoto – Para este jogo, vamos explicar o básico e se há coisas que o jogador não entender, mensagens semelhantes ás explicações de controle aparecem no GamePad, um por um. Se você ler elas, você pode se lembrar o que fazer ou descobrir o que fazer se você não tem ideia Consideramos também os jogadores que não entendem o que fazer.
Em outras palavras, um breve tutorial ajuda o jogador e eles podem se divertir sem ter que “acondicionar” a nada. Essa é a maneira que fizemos neste jogo.
4Gamer – Isso ficou claro quando eu joguei
Miyamoto – Com tudo isso em mente, em relação à dificuldade do jogo e tutoriais, você poderia dizer que fizemos ele compreensível para os jogadores experientes e inexperientes também. Nós colocamos uma boa dose de esforço. Essa é minha esperança que os jogadores apreciem.
Isso ai pessoal, em breve a terceira parte