Olá Gamers, vamos conversar?
Qual amante de videogame nunca sonhou em brilhar com um JoyStick na mão? Mostrar ao mundo que seu passatempo predileto não era uma besteira, mas sim, que você teria um “dom”, uma habilidade escondida que poderia lhe proporcionar fama, toféis e até mesmo dinheiro, mas talvez isso não seja um sonho…
Recentemente, as competições organizadas de jogos eletrônicos, eSports, Cibersports, ou qualquer que seja a nomenclatura, tem crescido de maneira surpreendente, o que tornou possível classificar a boa e velha jogatina em um esporte. Para se ter noção, o mercado global de eSports gerou um lucro de 325 milhões de dólares em 2015, algo monstruoso.
Início
A primeira competição conhecida foi organizada por estudantes da Universidade de Stanford nos E.U.A com o clássico game SpaceWar, em Outubro de 1972, o fantástico prêmio era um ano de assinatura da revista Rolling Stone, algo bem diferente das cifras que vemos hoje.
A Atari também entra para o ramo de organização de campeonatos em 1981, e este, seria um grande marco para a industria do eSports, como o primeiro evento do gênero em grande escala, com mais de 10 mil participantes.
Após o ano 2000 é que o eSport começou a ganhar mais brilho, com o aumento de participantes, a criação de times profissionais e o interesse das emissoras de televisão, em especial a ESPN, nos EUA. Na década de 2010 a proporção cresceu ainda mais com o acesso ao streaming, o que fez com que o número de jogadoras e espectadores aumentasse ainda mais.
NWC
Não poderíamos falar de eSports e não citar o NWC, Nintendo World Championship. Este evento foi criado em 1990 pela Nintendo e realizado em Março na cidade de Dallas, após essa data, houve a realização de 29 campeonatos municipais nos E.U.A. A competição ocorreu em 3 faixas etárias separadas (sub-11, entre 12-17, e acima de 18) estes verdadeiros “Gamers Raiz” estiveram jogando por três dias em busca do título de seu município. Os finalistas receberam um troféu, 250 dólares, e uma viagem com acompanhante para as finais mundiais em Los Angeles, Califórnia. Os perdedores ganharam um Power Pad e um Game Boy da Nintendo.
As finais mundiais ocorreram Dezembro de 1990, e foi algo similar aos campeonatos municipais, os concorrentes jogaram em um cartucho especial para Nintendo que continha três minigames personalizados baseados nos títulos Super Mario Bros, Rad Racer, e Tetris. O objetivo era conseguir uma alta pontuação de acordo com uma fórmula cumulativa personalizada em todos os jogos, dentro de 6 minutos e 21 segundos.
Uma das coisas mais interessantes criadas na NWC foram os cartuchos especiais dos jogos, mais especificamente, as lendárias fitas douradas.
Tipos de competição
Com o passar dos anos, modelos diferentes de competições foram implementados para cada estilo de jogo.
- Eliminação Simples
Esse é o modo de competição mais básico e usado na ELEAGUE, também conhecido como mata-mata, onde, quem vai perdendo vai sendo eliminado, até chegar a grande final. As equipes ou jogadores individuais são divididas em um chaveamento, a partida é 1 X 1, quem vencer avança.
- Eliminações Duplas
Aqui, as equipes/jogadores também são divididos em chaveamentos, porém, não há uma eliminação após a primeira rodada. Após os primeiros jogos do chaveamento, vencedores jogando contra vencedores e perdedores contra perdedores, buscando o sonhado título.
- Grupos e Mata-Mata
Para campeonatos de fighting games, como na EVO, por exemplo, o usual é o modo em Fase de Grupos. As equipes/jogadores são divididos em grupo com 4 componentes, onde todos jogam contra todos e apenas 2 equipes se classificam para o chaveamento.
- Round Robin
Um modelo de fase de grupos bem conhecido, usado em torneios como a ESL Brasil Premier League e a primeira fase (antes dos playoffs, realizados em escalada).Este modelo faz com que todos os times joguem entre si, acumulando pontos a cada vitória e a cada empate, quem fizer mais pontos “leva o caneco para casa“, similar ao Campeonato Brasileiro de Futebol, que é realizado em Pontos Corridos.
- Gauntlet
O sistema possui duas etapas. Na primeira, ocorre o Round Robin, mas a busca não é pelo título, mas sim pelas primeiras posições, para que os jogadores possam se classificar para a próxima fase.
A segunda etapa é um Mata-Mata, onde o duelo entre as equipes é definido de acordo com sua posição na tabela, esse a chaveamento pode ser de Eliminação simples ou Duplas. A Riot Games utiliza o esquema de escalada durante as eliminatórias do CBLoL.
- Swiss Format
O formato suíço vem dominando o Counter-Strike: Global Offensive, desde a ESL One Cologne de 2016. Em suma, o sistema é definido por uma longa fase de grupos, sendo muito eficiente quando existem muitos participantes no torneio. As regras são:
- A equipe que vencer três partidas avança de fase;
- O time que perder três partidas é eliminado;
- Os confrontos acontecem entre as line-ups com a mesma campanha;
- Não podem existir confrontos repetidos durante a fase.
Como ser um jogador profissional?
Alguns passos simples e muito importantes podem leva-lo ao reconhecimento dos gamers:
- Pode-se começar amando os Games, mas algo ainda maior que isso, assim como outros esportistas, eSports necessita de treino, então dedicar um tempo especifico com um foco maior que diversão é necessário.
- A principio, não é interessante jogar apenas um jogo, avaliar estilos e em qual estilo game o jogador se identifica melhor é um passo importantíssimo nessa caminhada. Após encontrar o estilo que define o gamer, ai sim é importante aperfeiçoar-se.
- Ter contato com outros jogadores que estão rumando ao estrelato e assistir competições pode ser considerado uma maneira de estudo para melhoria técnica e prática das habilidades do iniciante, ha sempre uma jogada vista na TV ou uma dica de alguém experiente que pode lhe conceder a vitória.
- Dedicação, dedicação e dedicação, esse é o ponto mais importante no eSports, treinar horas e mais horas as vezes torna seu antigo prazer em um peso, porém, carregar esse peso trara algo maior no futuro.
Os eSports vieram para abalar o mundo dos esporte, então, hora de jogar..