Colunas

Fase: A imersão Oculta

Olá Gamers, vamos conversar?

Resultado de imagem para melhores fases em jogosO poder imersivo que os games possuem é algo avassalador, esta qualidade tornou-se tão corriqueira que poucos players percebem o quão um game pode roubar a atenção; esta capacidade de “gerar” foco exclusivo pode ser tão profunda quanto a experiência de ler um livro.

Entre tantos quesitos que “enchem de vida” e criam um amor incomum entre jogos e jogadores, é possível destacar as imortais Fases, tão lembradas (especialmente na era dos games retrô), elas possuem um charme especial, e de modo oculto, marcaram gerações e criaram conceitos.

Conceito

Muito mais do que meros conceitos, quando citamos este termo, ao mesmo tempo que tal palavra soa tão normal para uns, para outros, mesmo que sejam gamers, o termo vem acompanhado de leves dúvidas mentais e obscuras.

Resultado de imagem para melhores fases em jogos

Podemos dizer que Fases, como conceito base, são os planos de fundo temáticos por onde nosso personagem desenvolverá sua história, onde passará um momento e progredirá seu rumo buscando novidades e novos caminhos. O real valor das Fases estão em o quanto o player pode ser imergido na aventura, ficar deslumbrado com as cores e as aparências, sem que o plano de fundo torne-se algo que possa ser odiado ou que atrapalhe a jogatina por conta de sua mínima falta de qualidade.

Destaques

Em todos estas anos, e com todos os milhares de jogos, algumas Fases fizeram história, ou pelo menos, fizeram a minha história:

Jungle (Sonic the Hedgehog; Master System)


Este Sonic é um ótimo game, e a fase Jungle é fantástica, visto sua paleta de cores muito viva, mesclando entre verde e vermelho, com detalhes ao fundo, ótima sonoridade e qualidade diferenciada para um game 8 Bits.

Resultado de imagem para sonic 1 master system jungle zone

Bone Yard (Crash Bandicoot 3: Warped; PlayStation)


A insanidade dos jogos da franquia Crash Bandicoot é o que faz o game ter seu valoroso destaque,  muitas Fases ficaram marcadas na memória dos jogadores, dentre elas, a diferenciada Bone Yard do terceiro game.

Com tons mais escuros, a fase se destaca pelo efeito “Indiana Jones“, em que um dinossauro persegue nosso personagem, e com Crash, corremos em direção a câmera para vencer mais este obstáculo.

Resultado de imagem para bone yard crash 3

Sunset Shoer (Donkey Kong Country Returns; Wii)


DK, do Nintendo Wii, por si só já é um game que beira a perfeição, porém algo que deu ainda mais brilho ao jogo, foram as fases de silhuetas, belíssimas e estonteantes, com um maravilhoso efeito de cores que ainda deixa muito AAA da oitava geração com muita inveja.

[5081134485_b5a387841c_o[5].jpg]

Konjak (Iconoclasts)


Simplesmente o melhor Indie que passou pela minha vida gamer, Iconoclasts tem tudo que um player pode desejar, inclusive Fases incríveis, interativas e com um visual muito acolhedor, e a “fase da neve” tem um destaque maravilhoso, tanto por suas cores, quanto pelo efeito que a neve causa.

Resultado de imagem para iconoclast fase da neve

Ryu’s Stage (Street Figther II: The World Worrior)


Jogos de luta, em muitas ocasiões, são marcados por seus belos cenários, e em Street Figther II não foi diferente, especialmente no cenário tema do protagonista Ryu, no Japão.

Resultado de imagem para cenário ruy street fighter 2

Ponto Final

As belas Fases fizeram e ainda fazem história, ver o quanto um cenário pode marcar nossa memória é algo fabuloso, porém, muitas coisas tem mudado com a evolução dos games, e as fases tem sido substituídas por um cenário de mundo aberto, todavia, graças aos games Indies, creio que muitas coisas marcantes ainda estão por vir.

Resultado de imagem para melhores fases em jogos

Hospedado por