Olá treinadores! Como estão? Muitas novidades desde a última
vez que nos vimos? E as (os) namoradinhas (os), como estão?
Bom, hoje veremos as Pokémon Statistics, ou stats para os
mais próximos. Você provavelmente deve estar pensando: “Mas Guia, onde está a
segunda parte do ‘Tudo o que você deve saber sobre moves’?”. Não tema,
treinador. A segunda parte estará sendo postada logo em seguida. “Mas então
porque postar sobre esses Poke estados ou sei lá o nome?” Simples, a continuação
de nossa matéria sobre moves exigirá do leitor um conhecimento básico sobre as
stats para um entendimento completo sobre tudo o que estamos falando. Assim como
ela, essa matéria também possuirá uma continuação não-imediata, mas que estará
sendo postada em breve. Então, sem mais delongas, tudo o que você deve saber
sobre Pokémon Stats!
Pokémon Statistics, traduzido livremente como “estatísticas
pokémon”, são um conjunto de valores atribuídos a certos atributos de cada Pokémon. Cada Pokémon, até mesmo os de mesma espécie, possuem diferentes stats
que funcionam de forma similar à mecânica de atributos bastante comuns em RPGs.
No entanto, diferente da maioria dos RPGs, você não pode escolher quantos
pontos colocar em cada atributo. Embora existam alguns determinantes desses
stats que podem ser escolhidos pelo jogador, a maior parte delas é imutável e definida
no “nascimento” dele.
breeding (colocar dois Pokémons que possam cruzar de sexos opostos na Day Care,
esperar que a fêmea bote um ovo e andar por ai com ele até que choque). Um Pokémon “nasce” quando você o vê pela primeira vez, ou seja, quando o jogo
atribui valores randômicos a seus atributos. Após isso, os “atributos de
nascença” dele não poderão mais ser mudados. Embora também seja o caso do
breeding, não se limita a ele, visto que sempre que um Pokémon selvagem
aparece, seus atributos também são criados na hora.
stats absolutamente diferentes por causa disso. Cada um deles “nasce” com
determinantes diferentes e, portanto, com diferentes potenciais. Como diria um
antigo ditado: “Quem nasceu para magikarpa, nunca vai ser gyarados”.
de esforço” como o Level. Não importa quão especial seu Pokémon seja, ele não
irá ganhar nenhuma batalha se você não o treinar. O Pokémon perfeito será
aquele que nasceu para batalhar (possui “determinantes de nascença”) e treinou até alcançar seu ápice (possui “determinantes de esforço”).
atributos permanentes (permanent stats) e os atributos de batalha (In-battle
stats)
tanto de nascença quanto os de esforço. São eles: Hit points, Attack, Defense, Special Defense, Special Attack e
Speed.
seu monstrinho. Quanto maior seu HP, mais dano seu Pokémon irá aguentar antes
de desmaiar.
ataques corpo-a-corpo.
distância do seu Pokémon são.
contra ataques a distância.
entre Physical moves (Golpes físicos) e Special moves (Golpes especiais), assim
como há uma grande diferença entre Attack (“Força física”) e Special Attack (“Força
especial”). Physical moves tomarão como base o valor de Attack do seu pokémon
enquanto Special moves tomarão como base o Special Attack dele. Algumas
espécies possuem uma força muito maior do que a outra como o Machamp, por
exemplo, que possui potencial para ter uma força física (Attack) muito maior
que sua força especial (Special Attack), portanto, um golpe do tipo físico
(Physical Move) quase certamente causaria mais dano do que um golpe do tipo
especial (Special Move).
Gengar, pelo contrário, possui um special attack muito maior que seu attack |
No entanto, não é possível afirmar isso com total
certeza pois o Pokémon inimigo pode possuir uma defesa física (Defense) muito
maior que sua defesa especial (Special defense), fazendo de um golpe especial
causar mais dano que um golpe físico, mesmo que Machamp possua uma força física
muito maior. Esse conceito pode ser bastante confuso para alguns e, por isso, o
retomaremos mais uma vez em nossa próxima edição.
Speed: “Velocidade” do seu monstrinho. Alguns golpes possuem
uma prioridade superior ao normal, como o Quick Attack, e por isso serão
desferidos primeiros. No entanto, quando ambas as prioridades são iguais, o
desempate surge da Speed. O Pokémon que possuir a maior speed, atacará
primeiro.
e serão resetados ao final da batalha. São eles Evasion e Accuracy.
Mecânica de Accuracy e Evasion em ação |
Evasion: Evasão, ou seja, a porcentagem de chance do
monstrinho desviar do ataque.
monstrinho acertar seu ataque. As moves possuem uma característica de mesmo
nome, tenha cuidado para não as confundir.
diminuídos através de moves que possuem tal efeito.
a continuação das mecânicas de moves e uma abordagem mais matemática sobre ela.