Qual a importância das cinematics para os videogames? O recurso utilizado para explicar momentos da história do jogo, avançar no enredo ou até mesmo mostrar mais sobre algum personagem. Com o avançar dos tempos, aquelas imagens que tinham resolução baixa, com os pixels facilmente notados, se tornaram cenas de filmes geradas pelo nosso console. A nossa máquina do tempo vai nos levar para o jogo que popularizou as cinematics, mas, além disso, virou uma franquia adorada pelos fãs.
Vamos ativar nossa máquina do tempo e voltar para o ano de 1988. O Nintendinho completava cinco anos e estava no auge da sua capacidade de entretenimento e sucesso. Com o termo “Ninja” ganhando popularidade na América do Norte, a empresa Tecmo, mesma que colaborou com Hyrule Warriors e desenvolveu a série Fatal Frame, decidiu criar o jogo chamado “Ninja Ryukenden”, o que significa literalmente em inglês “Legend of the Dragon Sword”. Ela o lançou praticamente junto com jogo de mesmo nome para o Arcade, mas os dois jogos não são ports um do outro e sim dois jogos diferentes desenvolvidos por duas equipes diferentes. Totalmente diferente da versão de Arcade, Ninja Gaiden para o NES não era um beat’n’up e sim um jogo de plataforma. De acordo com o criador, game tinha locais e ambientes específicos que justificavam a utilização de um ninja como personagem principal e seus modelos de desenho foram inspirados nos jogos do Mario.
O diretor e desenvolvedor do jogo Hideo Yoshizawa quis colocar bastante ênfase na história do jogo. Ele escreveu e desenvolveu a história, incluindo mais de 20 minutos de cinematics, sendo esta a primeira vez que o NES recebia cutscenes em algum jogo. A empresa chamou as cenas de “Cinema Tecmo”, onde as sequencias das cinematics eram dividas por atos e contavam a história e apresentava novos personagens. Quando o jogo chegou para os EUA, ao traduzirem os textos tiveram que reprogramar algumas coisas para funcionar corretamente e precisaram retirar alguns símbolos e referências que eram proibidos no país. Como o nome original era muito difícil de ser lido fora do Japão, a empresa tentou utilizar Ninja Dragon, mas o nome não foi bem aceito. Numa tentativa de traduzir o nome, Ninja Gaiden foi escolhido, pois esse nome soava mais legal.
Ninja Gaiden segue a história do de Ryu Hayabusa e sua busca por vingança pela morte do seu pai. Com o desenvolver da história, o personagem acaba envolvido em uma ameaça que envolve o mundo inteiro. A história começa com Ken, o pai de Ryu, sendo morto em um duelo por um assassino desconhecido. Após isso, Ryu encontra uma carta do pai, dizendo para ele pegar a espada da família Hayabusa, a Dragon Sword, e procurar um arqueologista na America, mas antes dele conseguir, uma mulher atira nele e o sequestra. Depois de um tempo preso, ela o liberta e deixa com ele uma estátua de um demônio. O ninja então encontra o arqueologista Walter, que revela a origem da estátua: um dêmonio chamado Jashin veio a terra para destruir o mundo, mas um Shinobi o derrotou e confinou o poder em duas estátuas, a Luz e Sombra. A estátua que Ryu possui, Sombra, é roubada, mas ele a recupera. Quando volta ao escritório de Walter, ele o encontra morrendo e descobre que a estátua Luz sumiu. Quando Walter diz que as duas estátuas não podem ser unidas, pois isso será o fim da humanidade, Ryu se prepara para encontrar a estátua perdida e salvar o mundo.
O jogo tem um total de 20 fases, através do sistema plataforma side-scrolling. Ele possui um dos mais excelentes controles de qualquer época. O personagem responde rapidamente aos toques dos botões, desde correr e pular até usar sua espada e as armas especiais. Até mesmo a marca registrada de saltar pelas paredes é extremamente fácil de controlar. O gráfico de Ninja Gaiden é um pouco granulado e escuro demais, mesmo para a época. Apesar disso, eles não são ruins, pois algumas fases parecem melhores que as outras, sendo mais claras e nítidas. Os inimigos possuem detalhes interessantes e existe uma grande variedade deles, sendo os chefões enormes e com detalhes ainda mais aprimorados. É claro que o ponto alto do gráfico de Ninja Gaiden está nas cutscenes, que são bastante coloridas e bem desenhadas.
Ninja Gaiden possui uma dificuldade elevada, mas que não estraga a diversão. A complexidade que a história traz junto com a leveza da jogabilidade tornou esse jogo uma referência no seu estilo. O jogo fez tanto sucesso e criou tantos fãs que a série foi lançada em diversas plataformas. A jogabilidade simples e as cinematics interessantes e muito bem feitas fazem desse jogo um grande clássico.