Com o lançamento e sucesso estrondoso de Super Mario 64, a Nintendo naturalmente começou a trabalhar em uma sequência para o jogo, batizada de Super Mario 128.
O nome foi usado pela primeira vez por Shigeru Miyamoto, durante uma entrevista para a Nintendo Power em Janeiro de 1997, o criador de Mario confirmou que o jogo se tratava de uma sequência de Super Mario 64 e seria lançando para o Nintendo 64DD ( periférico que adicionava mais poder ao hardware do N64), mas acabou sendo cancelada devido ao fracasso do periférico.
Em 10 de dezembro de 2002, a IGN informou que de acordo com uma entrevista da revista Weekly Japan Playboy, Miyamoto confirmou a continuidade do desenvolvimento de Super Mario 128. Em 2003, George Harrison afirmou em entrevista à CNN que Super Mario 128 poderia não aparecer no GameCube, mais uma vez os fãs ficaram desolados, outra plataforma e nada de Super Mario 128.
Em 2005, na GDC (Game Developers Conference), Reggie Fils-Aime, afirmou que Super Mario 128 seria finalmente mostrado na E3 2005. No entanto, pelo terceiro ano consecutivo, o jogo mais uma vez não apareceu na E3. Durante uma entrevista em vídeo da GameSpot na E3, Reggie Fils-Aime, declarou: “Eu só posso mostrar o que o Sr. Miyamoto dá-me para mostrar.” Quando um repórter perguntou se ele existe, ele respondeu: “Eu vi alguns pedaços.”
Eis que Super Mario Galaxy é lançado no Nintendo Wii, novamente, os fãs cogitaram que este talvez fosse o tão adiado Super Mario 128 de fato, no entanto, Miyamoto afirmou na E3 2007, que Super Mario Galaxy não era Super Mario 128 (de novo?), o pai de Mario explicou que que Super Mario Galaxy foi “criado pela equipe que fez Donkey Kong Jungle Beat, e o desenvolvimento de Super Mario Galaxy iniciou assim desenvolvimento de Donkey Kong Jungle Beat estava conluído em 2005, enquanto Super Mario 128 já está em desenvolvimento desde pelo menos a ano 2000, quando a demonstração tecnologia foi mostrada pela primeira vez.
Em 2006, Shigeru Miyamoto finalmente confirmou que Super Mario 128 não era mais um projeto, e que alguns de seus conceitos serviram para o desenvolvimento de Super Mario Galaxy. A palvra final veio durante seu discurso na conferência de desenvolvedores de jogos de 2007 (Game Developers Conference), Miyamoto revelou o que realmente aconteceu com Super Mario 128. “O que aconteceu com Mario 128?”, disse ele no fim como uma nota de rodapé, “a maioria de vocês já jogaram…”, e então, a tela mostrava que Mario 128 se igualava a Pikmin.
No fim, Super Mario 128 não foi nada mais do que projetos que a Nintendo utilizou para testar novas tecnologias. Seus conceitos influenciaram diversos jogos, sem nunca se tornar um jogo de fato. A menos que Shigeru Miyamoto venha a público desmentindo tudo novamente, já pensou?
Curiosidade:. Em Super Smash Bros. Melee, há um evento chamado “Super Mario 128” (Event Match #22); neste evento, o lutador deve derrotar 128 Marios pequeninos.