Chega a ser estranho escrever sobre algo que jogamos por tantos anos. Mas sim, Super Mario e seus amigos foram para as telas de cinema em uma animação fantástica que foi concebida pela parceria entre a Nintendo e a Illumination Studios.
Permeando a infância de muitas gerações, os fãs do encanador podem ficar tranquilos: estamos falando de uma experiência para toda a família e todas as idades. Apesar de todos conhecerem o Mario, até mesmo aqueles que nunca ouviram falar dele ficarão impressionados com as animações e o mundo extremamente bem construído.
Confira nossas primeiras impressões de Super Mario Bros. O Filme, que assistimos de forma antecipada graças à Universal Pictures que nos convidou para a cabine de imprensa.
Para toda a família
Como esta é uma análise sem spoilers, a principal dúvida que surge é: devo ir ao cinema? É necessário ter jogado todos os jogos? A resposta é tão clara quanto os céus do Reino Cogumelo: qualquer pessoa pode ir ao cinema, desde os fãs mais assíduos até aqueles mais afastados. O filme atende a todos os públicos, com piadas que os fãs mais engajados vão entender imediatamente e piadas básicas que funcionam como contexto para o roteiro.
Todo o longa aborda os personagens e suas motivações, somadas às suas personalidades. Em um mundo onde nunca imaginávamos ver Mario e seus amigos falando, é satisfatório saber que, se tivessem falado desde o início, suas personalidades teriam sido ainda mais marcantes do que hoje em dia, o que dá um gostinho de quero mais. Conseguimos entender melhor cada personagem, mas aqueles que mais se destacaram foram Donkey Kong e a Princesa Peach, que se tornaram praticamente outros personagens com essa nova dinâmica e funcionam muito bem no que é proposto.
Tudo é muito mágico
O Reino Cogumelo é mágico nos jogos e não deixaria de ser nas telonas. São tantas paisagens de encher os olhos que chega a ser injusto não permitir pausar no cinema, para podermos analisar cada detalhe com a calma que merece. Até o mundo real, que só havia sido retratado recentemente em New Donk City em Super Mario Odyssey, é surpreendentemente bem representado no filme, assustando com o realismo de objetos e demais elementos.
Para uma consistência de roteiro, tudo é interconectado, então conhecemos caminhos e reinos que o jogador provavelmente nunca saberia que estão entrelaçados nos mais diferentes acessos. Os mais diversos inimigos aparecem e muitos dos heróis e suas versões também. Realmente um prato cheio para quem esperava ver de tudo.
Pontos altos!
Podemos também falar sobre pontos altos para você ir ao cinema com a expectativa lá no alto: a dublagem e as trilhas sonoras. A sessão que a Universal cedeu para a imprensa foi a dublada, com isso foi possível ver de perto não apenas a muito competente caracterização e preocupação para cada personagem, mas em especial o cuidado com todos os termos e pronúncias. Todos mencionam o universo da mesma forma e com o mesmo cuidado, o que passa ainda mais essa boa sensação de pertencimento a um mesmo universo.
As trilhas sonoras são algo a parte, já que haverá sempre um reconhecimento de uma trilha, algum trecho específico e efeitos sonoros também. O rearranjo óbvio realizado para o filme mantém tudo familiar ao mesmo tempo que é nostálgico. Em dados momentos existem grandes músicas tocadas em sequência, o que torna impossível os maiores fãs não chorarem.
Resumindo
O resumo da ópera é: vá ao cinema mais próximo a partir do dia 5 de abril. Super Mario Bros. O Filme complementa o universo do encanador, levanta personalidades e amarra muitos conceitos. Você verá o mundo e Reino dos Cogumelos de maneira diferente depois de ir ao cinema e é um diferente bom.
Existem cenas pós créditos (isso aí, no plural), então enxugue as lágrimas de alegria e se prepare para esse final, não levante até as luzes acenderem!