Os dois mais recentes sistemas da Nintendo tiveram um começo bem fraco. Para o 3DS, o principal fator que fez as vendas aumentarem foi a queda nos preços. O Wii U tambémteve quedas fracas e, até agora, isso tem sido atribuído a uma falta de software forte.
A terremoto Tohoku de 2011 no Japão pode ser uma razão para a Wii U e 3DS terem começado devagar. Falando com a revista mensal japonesa SAPIO, Nintendo discutiu como o desastre natural impactou os dois sistemas:
Nós lançamos o Nintendo 3DS em fevereiro de 2011 e as vendas foram fortes. Duas semanas depois, fomos atingidos pelo Grande Terremoto do Leste do Japão ( é assim que os japoneses chamam de terremoto Tohoku) e que fez as vendas perderem o folego. Em agosto do mesmo ano, baixamos o preço de 25 mil ienes para 15 mil ienes, e com o desenvolvimento de software estava avançado, ao mesmo tempo, enriquecendo o line-up de jogos.
Isso valeu a pena e deu um novo impulso nas vendas no Japão, mas junto a isso, nós não poderíamos poupar muitos desenvolvedores para o Wii U (lançado em novembro de 2012), e que levou ao lento início do console.
fonte: Nintendo Everything