Desde Janeiro desse ano, a Nintendo tem intrigado muitas pessoas quando falam de Qualidade de Vida, ou QOL, como eles chamam. A empresa anunciou que estava trabalhando em uma plataforma que iria melhorar a vida das pessoas, mas que seria um produto que não teria relação alguma com jogos, e que o foco seria saúde. E na última reunião de Iwata com seus investidores, finalmente ficamos sabendo melhor sobre o que é esse produto.
O foco dessa plataforma será sono e fadiga. O objetivo é ajudar os usuários da plataforma a melhorem seu descanso através dos cinco objetivos principais do produto. Não é vestível, não necessita contato, não é operacional, não precisa de espera e não precisa de instalação. Essas são as cinco prioridades do projeto para garantir que os usuários não se esqueçam ou decidam não utilizar a plataforma. Não haverá a necessidade de um contato ou controle do consumidor, isso tudo será feito pela própria plataforma através de um sensor que será colocado ao lado da cama do proprietário do produto.
Dentro do sensor de qualidade de vida, vai haver um sensor de radio frequência, que vai medir os movimentos do seu corpo, respiração e batimentos cardíacos, tudo isso sem a necessidade de tocar em seu corpo. Esses dados serão automaticamente transmitidos para os servidores de QOL em nuvem que vão analisar os dados medidos pelo sensor, seu condição de sono e fadiga.
As leituras do sensor serão automaticamente enviadas para a nuvem, e através de métodos que incluem aplicativos para dispositivos inteligentes e até mesmo outras plataformas da Nintendo, os usuários serão notificados para fazer exercícios físicos específicos e melhorias em sua dieta. O QOL vai trabalhar lendo resultados diários, que vão acompanhar a melhoria do seu sono e redução da fadiga.
Para realizar tudo isso, a Nintendo fez uma parceria com grandes acadêmicos do Japão, e a empresa de tecnologia norte-americana ResMed, que é a mais atualizada quando se fala em equipamentos médicos para tratamento e diagnóstico de distúrbios respiratórios do sono, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e também outras doenças crônicas.
Iwata disse que essa é uma expansão dos mercados da Nintendo, assim como foi quando a empresa, que antes fabricava baralhos Hanafuda, começou a fazer vídeo games. O primeiro produto de QOL está previsto para ser lançado em 2016, e promete expandir a definição do que é uma plataforma da Nintendo.
Não sei vocês irão concordar, mas essa me parece uma ideia muito boa da Nintendo para expandir seu mercado, tendo em vista que cada vez mais as pessoas estão ligadas em ter uma vida mais saudável, com exercícios e uma boa alimentação, e esse número de pessoas só tende a aumentar. Além disso, já existem várias pesquisas que comprovam que uma boa noite de sono auxilia bastante na perda de peso, diminuição do estresse e muito mais. Mas e você, quero saber, qual é a sua opinião sobre essa nova jogada da Nintendo?
Abaixo, você ainda pode conferir as imagens da apresentação do QOL que a Nintendo fez para seus investidores.
Fonte: Nintendo