Em entrevista com o Joystiq, Dan Adelman, gerente de desenvolvimento de negócios da Nintendo, falou a respeito de várias coisas:
Sobre desenvolver para a Nintendo:
“Historicamente, a Nintendo sempre aparentou ser uma empresa difícil, como se houvesse um sistema fechado, onde para desenvolver para Nintendo é necessário conhecer alguém de lá ou ter algum contrato, e então eles estariam lá dentro, não teria outra maneira para interagir com a empresa. Agora, eu acredito que estamos fazendo um grande esforço para mudar isso, e nos tornarmos mais acessíveis, de modo que possamos ter certeza de que as pessoas percebem que é realmente muito fácil agora trabalhar com a gente e lançar jogos para os nossos sistemas.“
Não é necessário ter experiência na indústria dos games para desenvolver para a Nintendo:
“Nossa filosofia de trabalho é que, se você é capaz de criar jogos para as plataformas da Nintendo, nós vamos ajudar você com tudo que precisar. A nossa principal preocupação é com a capacidade de criar um jogo. Você não precisa ter um história de títulos publicados e nem ter trabalhado em uma grande empresa no passado. Se você consegue trabalhar em um jogo, isso é o suficiente.“
Sobre conteúdos indies estarem mais visíveis no eShop:
“À medida que mais conteúdos são lançados, esses conteúdos vão se tomando boa parte do espaço da tela.“
A espera de 20 a 30 novos jogos indie chegando no Wii U até o Natal:
“Neste momento, nossas plataformas ainda estão nos estágios iniciais, particularmente o Wii U. Acho que o 3DS é uma plataforma muito mais madura em termos de volume de jogos. Ainda há um número relativamente pequeno de jogos indie no eShop, mas nós temos muitos que vão ser lançados para os feriados de final de ano. um monte mais vindo este feriado. Leva muito tempo para os jogos serem finalizados e então lançados, então nós temos muito conteúdo chegando.“
Sobre aumentar a base instalada do Wi U:
“Eu acho que todos nós gostaríamos de ver a nossa base instalada crescendo um pouco mais rápido e eu acho veremos isso quando o nosso lineup de férias chegar. Acho que vários desenvolvedores estão esperando por isso. Mas até agora, com base instalada existente, as vendas estão muito saudáveis e a demanda também.“
Sobre enfrentar o PlayStation 4 e o Xbox One:
“Nós muitas vezes não nos comparamos com os outros consoles. Temos um histórico de fazer nossas próprias coisas, por bem ou por mal. Tivemos um sucesso que necessariamente não seguiu a competição. Por exemplo, na última geração, com o Wii, todos falavam que tudo seria poder gráfico, potência da CPU, gráficos HD e shaders, e eu acho que o Wii conseguiu demonstrar que não era isso. Que na verdade, é tudo sobre jogo e novos tipos de jogabilidade, quais experiências você consegue criar. A beleza desbota.“