Para muitos, aproximadamente a dez anos atrás, a Nintendo era um empresa morta, em decadência, e próxima da falência, todavia, mesmo com falhas passadas, muita coisa mudou na vida de nossa amada nipônica, e agora, a Nintendo é uma empresa visada por grandes investidores, e só nessa semana, suas ações subiram 5,7%.
A ValueAct, investidora ativista, a um tempo, adquiriu cerca de 2,6 milhões em ações, ou seja, cerca de 2% da Nintendo, sabendo de seu potencial e de tudo que a produtora representa no mercado mundial, e como prêmio pelo bom investimento, as ações da Nintendo aumentaram mais de 2% desde quando as negociações começaram.
Indo pela contra mão de outras empresas de investimento que pressionam publicamente por mudanças e geralmente pedem cadeiras no conselho da empresa-alvo, a ValueAct prefere trabalhar com a gerência nos bastidores, dando assim total liberdade para diretores e produtores da “Big N” trabalharem, e mesmo que a ValueAct já tenha aconselhado e investido em empresas como a Adobe e a Microsoft, os investidores preferiram confiar no poderio da Nintendo.
Visto isso e como o vento do mercado tem soprado a favor da Nintendo, a ValueAct investiu mais de US$ 1,1 bilhão na Nintendo, de acordo com uma carta vista pela Reuters, uma aposta que a distribuição de software digital e o desenvolvimento de novos produtos de entretenimento irão alimentar o crescimento na empresa japonesa de jogos.
“Acreditamos que a Nintendo será um dos maiores serviços de mídia digital do mundo, em uma categoria como Netflix, Disney+, Tencent Interactive Entertainment e Apple Music” – ValueAct
Apesar dos elogios e por acreditar muito na companhia, a ValueAct disse que a Nintendo não prosperou tanto quanto as empresas de software de videogame, como EA e Activision, enquanto as fortunas do setor melhoraram na última década. Mas disse que a empresa estava passando por uma transição digital que certamente valeria a pena.