Desde seu lançamento oficial na China em dezembro de 2019 já foram enviados mais de 1 milhão de Nintendo Switches para a região, mais que a quantidade de vendas somada do PlayStation 4 e Xbox One no mesmo período. Essa informação veio da Tencent Holdings Ltda., parceira da Nintendo para comercialização no país.
Essa informação corrobora com o noticiado anteriormente pelos analistas da Niko Partners, em dezembro do ano passado, apesar de os números serem um pouco diferentes.
Os jogos disponíveis para o Switch chinês precisam ser aprovados pelos órgãos reguladores e, portanto, são bem limitados, com apenas 13 jogos, deixando grandes sucessos de lado, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild e um dos maiores jogos de 2020, Animal Crossing: New Horizons.
Esse atraso no lançamento de jogos deixa claro que ainda existe um grande potencial de crescimento para o Switch em terras chinesas, tanto pelo fato de ainda não terem acesso a um dos melhores jogos de todos os tempos, quanto pela configuração atual do mercado, focado em jogos de mobile e PC.
Analistas da Niko Partners acreditam que o mercado chinês de consoles alcançará US$2,15 bilhões em 2024, dobrando o valor de 2019. Assim, a Nintendo estará em uma ótima posição caso se mantenha na liderança.