Colunas

Pixel Art: A Moda Retrô

Olá Gamers, vamos conversar?

Resultado de imagem para sonic e mario pixel artA nostalgia dos games retrô é algo sem fim, nunca nos esqueceremos dos fantásticos games que jogamos no início de nossa jornada gamer; jogos marcantes, de uma era com menos tecnologia, porém com muito capricho e aplicação artística que tornaram-se referência para praticamente tudo que temos hoje, especialmente para conceitos de games Indies.

Em épocas não tão longínquas, este tipo de aplicação artística era o melhor estilo gráfico viável para a produção de uma game, isso na 3ª e 4ª geração de consoles, na era de 8 e 16 bits; todavia, hoje, as véspera do grande “bum” da 9ª geração, games com arte pixelada são definidos como “arte retrô e conceitual”, que, graças ao que existe hoje para um desenvolvimento, é possível executar muitas coisas fascinantes, mesmo em meio a algo “simples”.

Do que se trata?

Resultado de imagem para pixel artUm pixel, em um dispositivo eletrônico de saída de vídeo (consoles por exemplo) é definido por ser o menor elemento endereçavel possível, através deste, é possível mapear cores e formas de objetos, formando uma representação visual para o usuário. O termo Pixel Art, foi utilizado pela primeira vez em 1982 em uma publicação para fins de pesquisa, por Adele Goldberg e Robert Flegal.

Resultado de imagem para pixel art memesA arte em questão, é uma forma digitalizada em que a edição ou criação de imagens ou frames são baseadas, de modo elemental em pixels, ou seja, pequenos quadros que formam determinada imagem. A simplicidade é característica e cativante de tal arte, esta, atrai para si muitos fãs e desenvolvedores, porém, em mais lugares do que nos games, os pixels estão por toda a parte na rede mundial de computadores; seja em “memes”, filmes, artes para sites, camisetas e por ai a fora…com toda certeza, seja você, amado leitor, mais novo ou mais experiente, a arte em pixels faz parte de seu dia-a-dia.

Passado vs Atualidade

Nas eras antigas, para alguns, a “era de ouro dos pixels”, alguns jogos se sobressaíram de tal forma, que ficaram marcados na história, a Pixel Art aplicada nestes games, tornou-se referência e padrões a serem batidos, e muitos, conseguem o feito de ser “inigualáveis” até os dias atuais, como por exemplo:

Chrono Trigger


Lançado em 1995 para Super Nintendo, o melhor RPG de todos os tempos (na minha opinião), é um game da era 16 Bits, muito conceituado em seu enredo, jogabilidade por turnos diferenciada e seus sprites, sim, a arte aplicada é fantástica e digna de louros (também, com o time que se aplicou a fazer o game…).

Resultado de imagem para chrono trigger pixel art

Aladdin


Tanto no SNES quanto no Mega Drive, este é um game bem divertido; todavia, as músicas da versão do Mega são melhores e mais semelhantes a animação, porém, quando o quesito são os gráficos, este é um game fantástico, cheio de sobreposições de tela e uma série de animações muito interessantes.

Resultado de imagem para Alladin jogo

Michael Jackson’s Moonwalker


Lançado tanto para 8 como para 16 Bits, o game é fantástico em sua musicalidade, sua animação em pixels é diferenciada para todos os consoles da Sega disponíveis na época, já que este, era um exclusivo para a poderosa marca.

Resultado de imagem para michael jackson moonwalker jogo

Mas nem só do passado vivem os amantes da Pixel Art, ainda hoje, este conceito é bem aplicado em inúmeros games, e games Indies de respeito, como:

Hyper Light Drifter


Um fantástico Action RPG, lançado em 2014 e após, com edição definitiva, sendo relançado em 2016 e 2019 para consoles da 7ª e 8 geração, este é uma mistura entre The Legend of Zelda: A Link to the Past e Diablo que possui uma arte gráfica maravilhosa e paisagens magnificas, dignas de quadros emoldurados.

Resultado de imagem para Hyper Light Drifter

Shovel Knigth


Este Indie, publicado pela Yacht Club Games em 2014 tem características únicas, jogabilidade insana e dificuldade considerável, mas, seus gráficos e sua Pixel Art chamam muito a atenção, especialmente por ser totalmente voltado a games retrô.

Resultado de imagem para shovel knight

Hollow Knight


Publicado em 2017, este foi uma belíssima surpresa em todos os seus quesitos, um Indie referência até hoje, porém, sua arte, toda dark e pixelada, deram um charme ainda maior ao game que trouxe ainda mais respeito aos games independentes.

Resultado de imagem para hollow knight

Ponto Final

Claro, The Massenger, Dead Cells, Iconoclasts, e muitas outras grande pérolas da Pixel Art, estão em nosso meio, mas não seria possível citar todos, mas com o crescimento do mercado Indie e aplicação de grandes publishers como nossa parceira Devolver, creio que jogos ainda melhores estão por vir.